Do Kumon à bolsa de estudos no Japão

13/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Já imaginou morar e estudar em outro país? Esse era o sonho de Pedro Passos Couteiro. Porém, como tanta gente, ele não tinha os meios financeiros para pagar a universidade e o custo de vida.

 

Foi aí que Pedro conheceu a bolsa MEXT, do governo japonês. Além de cobrir os estudos, as despesas do dia a dia e as passagens aéreas, era para um país cuja língua ele estudava. Como Pedro frequentou o Kumon de Japonês dos 15 aos 22 anos, viu ali uma chance e aproveitou!

 

Pedro estava cursando o sétimo período de Engenharia Química na UERJ quando conseguiu a bolsa, mas preferiu trancar os estudos e ir para o Japão. Ele não se arrepende. Hoje, com 26 anos, Pedro mora na cidade de Shizuoka e trabalha para uma empresa japonesa.

 

"Não teria conseguido minha bolsa para fazer faculdade no Japão se não tivesse estudado no Kumon, e certamente não teria o emprego que tenho. Tenho certeza de que o Kumon é parte fundamental da minha carreira."

- Pedro

 


Pedro mora em Shizuoka, no Japão.

Audiodescrição: Foto de um rapaz. Ele é moreno e tem cabelos pretos. Ele usa uma faixa branca com detalhes azuis ao redor da cabeça e um quimono da mesma cor. É noite. Ao fundo, há um pequeno jardim e lâmpadas acesas.

 

Benefícios para a vida

 

Pedro sempre gostou de estudar línguas. Sua mãe, Sumahi Passos Couteiro, conta que foi o filho quem decidiu aprender japonês. Como tinha interesse pela cultura do país, por causa do contato com animes e mangás, e achava o idioma diferente e desafiador, ele mesmo pesquisou os cursos existentes e marcou uma entrevista para a mãe no Kumon.

 

Após conversar com a orientadora da unidade, Sumahi sentiu confiança e decidiu fazer a matrícula do filho. Ele já tinha 15 anos. Pedro diz que entrar no Kumon com essa idade, e não criança, permitiu que ele entendesse melhor os benefícios do método e o aproveitasse em outros aspectos da vida.

 

"Mais do que japonês, o Kumon me ensinou sobre administrar metas de curto, médio e longo prazo, o valor do esforço diário e a importância de me manter firme em meus objetivos. Eu certamente recomendaria o Kumon para diversas pessoas!"

- Pedro


Quer saber mais sobre o método Kumon? Encontre a unidade mais próxima de você aqui. 


Um grande aliado para alcançar metas

 

Cada conquista, placa ou medalha que Pedro ganhava era uma emoção para Sumahi. Para ela, foi fantástico vê-lo se expressando em japonês. Apesar de o momento mais marcante dessa história ter sido aquele em que o filho decidiu sair de casa para estudar no Japão, a mãe conta que os benefícios proporcionados pelo Kumon para a vida dele vão muito além disso.

 

"Pedro sempre foi muito inteligente, curioso e determinado, mas não dava muito valor às tarefas rotineiras e aos trabalhos de casa. O Kumon o ajudou a aproveitar melhor seu tempo, entender a necessidade de criar uma disciplina e um esforço maior para a obtenção de seus objetivos."

- Sumahi

Pedro e sua mãe, Sumahi.

Audiodescrição: Foto de frente de uma mulher e um rapaz em uma ponte azul, de metal. Ela é loira, usa casaco marrom e calça preta. Ele está atrás dela. O rapaz é moreno e tem cabelos pretos. Ao fundo, há uma grande estrutura em concreto com diversas pessoas. 


Visite uma de nossas unidades e faça uma avaliação gratuita.

Tags: kumon, método, japonês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade