Dicas de vestibular – Parte 2

07/10/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Johnatan no musical O Rei Leão na Casa de Ópera de Boston.Uma das coisas mais importantes para um bom resultado nas provas do vestibular é a concentração. O autocontrole é fundamental para conseguir balancear a ansiedade por terminar a prova, o desconforto físico por ficar sentado horas em uma carteira desconfortável e, claro, para aguentar o sono, a fome e o cansaço.

Todas essas sensações surgem em proporções e intensidades diferentes em cada vestibulando. Assim, é difícil uma dica que abarque a todos ou alguma receita que possa ser seguida como garantia de sucesso. Contudo, por conta de meu contato com pré-vestibulandos tanto pela faculdade como por ter sido professor voluntário em um cursinho popular, aprendi uma estratégia potente: a resolução de simulados.

Simular não só a prova, como também as condições dela – ficar sentado por quatro horas, não mexer no celular, etc. –, nos permite criar resiliência e nos ensina a praticar a concentração. Porque, sim, a concentração pode ser praticada e melhorada!

Um exemplo disso é o método Kumon. Quando eu era mais novo, tinha dificuldade de ficar muito tempo fazendo uma mesma lição ou terminá-la de uma vez. Eu protelava ou fazia enquanto queria assistir à TV, o que reduzia meu desempenho.

No Kumon, porém, era necessário que eu fizesse os bloquinhos com disposição e concentração total. Isso porque o tempo em que você termina uma tarefa é tão importante quanto a resolução dela. 

.No começo, eu não entendia a necessidade de marcar o tempo de começo e término da tarefa. Mas com a evolução do curso e após ganhar mais maturidade, entendi que era uma forma de treinar a concentração do aluno, além de estimular seu melhor desempenho. 

Por fim, muito mais do que inglês, eu aprendi a me portar diante de uma prova, a controlar a ansiedade e a praticar a concentração. Essas habilidades, no final do Ensino Médio, me caíram como uma luva!

Aqui em Harvard não é diferente. Apesar de eu não ter provas, o autocontrole me permite ter um bom desempenho em minhas atividades. Assim, consigo otimizar meu tempo para poder aproveitar outras coisas que não somente o laboratório. Esta semana, por exemplo, pude assistir ao belíssimo musical O Rei Leão. A peça foi apresentada durante a semana, e, se eu não tivesse terminado minhas tarefas a tempo, não teria conseguido vê-la. Isso seria uma pena, já que é uma obra tão bonita!

Portanto, a dica de hoje é: pratiquem a concentração!



Tags: experiência, alunos, inglês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade