Eu estava no 8º ano quando comecei o estágio 7ª, e, apesar de já ter ambições acadêmicas, não estava efetivamente pensando sobre o vestibular àquela época. Eu havia começado o Kumon porque queria aprender inglês, e esse era meu objetivo. Contudo, durante o curso, aprendi sobre autodidatismo, disciplina e persistência. Aprendi também sobre a importância de ter metas palpáveis a curto e longo prazo e sobre como balancear sonhos com o “pé no chão”.
Tudo isso foi adquirido sem que eu efetivamente notasse à época. Enquanto eu imaginava que estava aprendendo só inglês, estava, na verdade, aprendendo uma nova forma de estudar.
No final do Ensino Médio, quando eu realmente decidi me debruçar no estudo do conteúdo programático (o que cai no vestibular), percebi a importância das lições e dos valores que o Kumon me ensinou.
O vestibular é um processo injusto, desigual e com diversas problemáticas no Brasil. Porém, é o sistema vigente, e ainda estamos sujeitos a ele. Nesse modelo, é cobrado um alto conhecimento das principais ciências (exatas, da natureza, humanas e de linguagem), e isso é, em geral, amedrontador!
Como primeira dica, pontuo o planejamento. Ter uma rotina de estudos diária é fundamental para pré-vestibulandos. Isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade sobre o grande volume de conteúdo, aumenta a absorção do conhecimento passado nas aulas e melhora a concentração – fundamental no dia da prova.
Alunos Kumon aprendem essa prática desde cedo, e isso facilita a adaptação para o estudo no vestibular. Nesta série de textos, vou explorar alguns dos pontos que me ajudaram e que espero que ajudem vocês também!
O curso de inglês para adultos e crianças Kumon ajuda a desenvolver diversas habilidades para além do aprendizado do idioma. Saiba mais sobre o Método Kumon!