Dia Internacional da Língua Materna

20/02/2019
Compartilhe:

Em 21 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional da Língua Materna, data instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999, com o objetivo de promover a diversidade linguística.



Origem da data

A ocasião surgiu na década de 1950, quando o Paquistão declarou o idioma bengali uma das línguas oficiais do país. A Inglaterra, que dominou a região por séculos, se retirou em 1947. Então, suas ex-colônias se dividiram, formando a Índia e o Paquistão, este último fragmentado em Paquistão Oriental e Paquistão Ocidental.

Em 1948, o governo paquistanês definiu o urdu como idioma oficial, mesmo com a maioria da população da parte oriental falando bengali. Em 1952, os estudantes se mobilizaram, pedindo que o bengali também fosse oficializado.

A solicitação foi atendida somente em 1956. Entretanto, as diferenças linguísticas se tornaram uma das razões para a independência do Paquistão Oriental, que desde 1971 tem o nome de Bangladesh.

Assim, em 1999, a UNESCO estabeleceu o Dia Internacional da Língua Materna, já que idiomas também carregam patrimônios culturais. O respeito à diversidade linguística é um caminho para a convivência harmoniosa entre os povos.

O Kumon de Português

O Kumon trabalha com um método próprio, que desenvolve a autonomia e o autodidatismo. No curso de português, os alunos são introduzidos no universo da leitura e têm contato com diferentes tipos de literatura. 

Os estudantes avançam no seu ritmo, melhorando a compreensão de textos, a concentração, o raciocínio lógico e o pensamento crítico. 

Dessa maneira, eles se encantam pela leitura, pela escrita e sentem cada vez mais vontade de aprender, entendendo melhor o mundo em que vivem e se tornando cidadãos conscientes.

Aprender português e todas as suas regras, como a regra dos porquês, é uma tarefa difícil, sendo preciso contar com um método eficaz. 

O que você acha de contar com a ajuda do Kumon para mergulhar no mundo das letras? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.