Dia Internacional da Língua Materna

20/02/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Em 21 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional da Língua Materna, data instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999, com o objetivo de promover a diversidade linguística.


Origem da data

A ocasião surgiu na década de 1950, quando o Paquistão declarou o idioma bengali uma das línguas oficiais do país. A Inglaterra, que dominou a região por séculos, se retirou em 1947. Então, suas ex-colônias se dividiram, formando a Índia e o Paquistão, este último fragmentado em Paquistão Oriental e Paquistão Ocidental.

Em 1948, o governo paquistanês definiu o urdu como idioma oficial, mesmo com a maioria da população da parte oriental falando bengali. Em 1952, os estudantes se mobilizaram, pedindo que o bengali também fosse oficializado.

A solicitação foi atendida somente em 1956. Entretanto, as diferenças linguísticas se tornaram uma das razões para a independência do Paquistão Oriental, que desde 1971 tem o nome de Bangladesh.

Assim, em 1999, a UNESCO estabeleceu o Dia Internacional da Língua Materna, já que idiomas também carregam patrimônios culturais. O respeito à diversidade linguística é um caminho para a convivência harmoniosa entre os povos.

O Kumon de Português

O Kumon trabalha com um método próprio, que desenvolve a autonomia e o autodidatismo. No curso de português, os alunos são introduzidos no universo da leitura e têm contato com diferentes tipos de literatura.

Os estudantes avançam no seu ritmo, melhorando a compreensão de textos, a concentração, o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

Dessa maneira, eles se encantam pela leitura, pela escrita e sentem cada vez mais vontade de aprender, entendendo melhor o mundo em que vivem e se tornando cidadãos conscientes.

O que você acha de contar com a ajuda do Kumon para mergulhar no mundo das letras? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!



Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade