Facebook Kumon
Blog Kumon

Como se preparar para um intercâmbio?

O mercado de trabalho atual pode ser rigoroso quanto as qualificações exigidas de um profissional, e essa é uma questão que deve ser considerada por todo estudante que tenha real interesse em ingressar no competitivo mercado de trabalho.

Seguindo essa lógica, quanto mais preparado e mais conhecimento agregado o estudante possuir, maiores suas chances de conseguir uma oportunidade palpável de emprego.

Existem inúmeras formas de se adquirir conhecimento e experiência profissional, e uma delas é por meio do intercâmbio. Então por que não unir o útil ao agradável? Já considerou que ao fazer um intercâmbio, você além de passar por uma experiência única, ainda pode adquirir conhecimento inestimável? Veja agora como se preparar de forma organizada para um intercâmbio!

Como se preparar para um intercâmbio?

Como se preparar para um intercâmbio?

A preparação para o intercâmbio requer um planejamento cuidadoso, pois, é nessa etapa do processo onde muitas questões serão definidas. E um dos mais importantes questionamentos a ser feito é: qual o foco do seu intercâmbio?

Que tipo de experiência deseja alcançar com este intercâmbio? Seria apenas pela experiência de viagem ou busca enfatizar em seu currículo o nome de uma faculdade no exterior? Definido o foco, o próximo passo é treinar o idioma do país escolhido para o intercâmbio.

Um ponto importante e por vezes esquecido pelos estudantes, é a pesquisa. A pesquisa deve ser considerada como um dos primeiros passos, pois, é aqui que o estudante terá melhor compreensão da cultura que está prestes a imergir.

Programas de intercâmbio

O estudante interessado em realizar um intercâmbio, pode contar com diferentes programas. Sempre optando por aquele que melhor representar seus interesses, confira alguns exemplos de planos de intercâmbio!

Intercâmbio para estudo de idiomas

O estudante interessado possui uma gama de diferentes planos de intercâmbio à sua escolha, desde países cujo idioma é o inglês até japonês.

Estudar um segundo idioma no seu próprio país é um passo importante antes de fazer um intercâmbio, dessa maneira o estudante estará mais preparado para o processo de adaptação da nova cultura. Há diversas escolas de qualidade que oferecem cursos de idiomas e que poderão auxiliar nessa jornada.

Au Pair 

Esse estilo de programa é predominantemente voltado ao público feminino, pois, se trata de um programa remunerado, onde a estudante opta por trabalhar como Babá. Os custeios da estadia da estudante no país, podem ser inteiramente apoiados nessa remuneração.

Este modelo de programa de intercâmbio, vem acompanhado de algumas exigências a serem cumpridas. Ser do sexo feminino – são raros os casos em que a família contratante selecione homens para tal – possuir entre 18 a 26 anos, possuir carteira de motorista, ter cursado o Ensino Médio e contar com mais de 300 horas de experiência em contato com crianças.

Graduação

O interessado na graduação fora do Brasil, tem como opção de escolha determinados períodos de permanência. Variando entre: curso completo no exterior, semestral ou período específico. É interessante que o estudante busque junto à instituição que frequenta, se a mesma possui convênios com instituições no exterior.

Especialização profissional

Na busca pela especialização profissional no exterior, o estudante tem algumas considerações a fazer. Qual o tipo de pós-graduação escolher? Privada ou por meio de bolsa de estudo financiada pelo governo federal ou por instituições.

Caso decida custear seus estudos, deve ser considerado o alto custo gerado pelo ensino privado. Nos Estados Unidos por exemplo, em algumas universidades privadas que oferecem pós-graduação, os valores variam entre 11 mil a 50 mil dólares anual.

Contudo, os estudantes que se encontram incapacitados de financiarem esse alto custo, podem contar com inúmeras universidades que oferecem bolsas de estudo e programas de inserção em seu meio.

Work and Travel

Este programa de intercâmbio é destinado aos estudantes que estão à procura de uma completa imersão em uma diferente cultura. Além da experiência no aprendizado do idioma, o estudante busca uma oportunidade de trabalho remunerado.

Sendo capaz ainda de colocar em prática no trabalho, tudo que aprendeu em sala de aula, agregando experiências e qualificações importantes ao seu currículo.

Vale destacar, que se trata de um programa exclusivo a universitários com faixa etária entre 18 e 28 anos, normalmente realizado no período de 3 a 4 meses e sempre no intervalo das férias de verão.

Por que estudar fora?

A decisão de estudar fora deve ser pensada e muito planejada, pois seja a lazer, estudo ou mesmo a trabalho, o custo gerado é considerável. Mas, o retorno é na mesma proporção, a experiência de estar em contato com diferentes culturas e línguas gera conhecimento, além de desenvolver outras capacidades como resiliência e autoconhecimento.

Estudar fora traz uma gama de conhecimentos que podem impactar no desenvolvimento profissional, pessoal e intelectual. Vale ressaltar que alguns documentos devem estar atualizados, para que o intercâmbio seja possível, tais como: passaporte e visto.

Bons estudos e boa viagem!

Tags:

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco