Como o Kumon desenvolve as competências socioemocionais?

06/11/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

As habilidades socioemocionais são aquelas que todo mundo pode aprender, independente do ambiente seja pessoal, profissional ou institucional. São habilidades para a vida!

De modo geral, são competências que o indivíduo utiliza para lidar com acontecimentos do cotidiano ou em diversas situações durante toda sua vida.  Tão importante quanto os conteúdos que as crianças aprendem na escola, com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais as crianças se tornam capazes de gerenciar suas próprias emoções, definem metas e objetivos, compreendem a empatia, desenvolvem a disciplina e conseguem se socializar melhor.

Quais são as principais competências socioemocionais?

Competências socioemocionais são capacidades que podem ser integradas em práticas pedagógicas mais eficazes, ajudando a criança a trilhar um caminho positivo na sua vida.

Ao todo são 10 competências socioemocionais que as crianças podem aprender durante o processo de aprendizagem:

·      Empatia;

·      Felicidade;

·      Autoestima;

·      Ética;

·      Paciência;

·      Autoconhecimento;

·      Confiança;

·      Responsabilidade;

·      Autonomia;

·      Criatividade.

Como o Kumon ajuda nesse desenvolvimento?

O Kumon é uma metodologia de ensino individualizada, que respeita e considera o potencial ilimitado de cada criança. Com um material didático autoinstrutivo, o aluno consegue estudar sozinho, com total autonomia.

Com isso o aluno desenvolve a habilidade de autocorreção, onde é capaz de identificar seus próprios erros e encontrar as melhores soluções. A partir do momento em que a criança se vê capaz de solucionar as questões e avançar para conteúdos mais complexos, ela começa a se sentir mais confiante e começa a desenvolver sua autoestima.

Por meio do plano de estudo do método Kumon, a criança aos poucos começa a desenvolver o autoconhecimento, reconhecendo seus limites e aprendendo a estudar no seu próprio ritmo.

Uma criança que desenvolve as competências socioemocionais se torna uma criança mais feliz, com empatia pelo próximo, ética e responsável pelos seus atos. Além disso, tende a ser mais consciente, organizada e esforçada nos estudos.

Aproximar o ambiente escolar do desenvolvimento de competências socioemocionais contribui para criar um processo de aprendizado mais completo, além de impactar diretamente no bem-estar e no desenvolvimento ao longo da vida.

Conheça o método Kumon e saiba como podemos ajudar as crianças a desenvolverem todo o seu potencial!



Tags: kumon

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade