A contribuição da escola é inegável no desenvolvimento dos pequenos. Além de proporcionar interação social, o ambiente escolar também possui um papel fundamental na aquisição e aprimoramento de habilidades emocionais.
No entanto, em 2020, o contato das crianças com estes benefícios foi interrompido drasticamente. Devido ao isolamento social, muitos pais decidiram que os filhos não retornariam mais à escola enquanto não houvesse uma vacina ou segurança suficiente para a convivência em grupo.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com Jammila. Ela é mãe de José Lucas, de 5 anos, e vem de uma família repleta de professores. Segundo a mãe, ele estava em processo de alfabetização, já reconhecia todas as letras e começava a reconhecer algumas sílabas, quando a escola suspendeu as atividades.
Em casa, o menino passou a demonstrar muito interesse pelos livros que tinha. Jammila precisava de uma solução para que o filho pudesse continuar aprendendo durante este período, e resolveu matriculá-lo no Kumon de Português para auxiliar no aprendizado da leitura.
José Lucas foi matriculado no Kumon em junho de 2020, quando ainda tinha 4 aninhos, e aprendeu a ler em apenas 5 meses. Além disso, os benefícios do método o ajudaram bastante a adquirir o hábito de estudos em casa.
“Como é necessário dedicar pouco tempo à execução das tarefas, isto gera um espírito de disciplina na criança. Além disso, o aluno se sente motivado com a própria evolução.” Jammila.
O Kumon não foi relevante somente para José Lucas. Jammila diz que, embora sejam nítidos e sofridos os reflexos da pandemia, ela acredita que o método permitiu que ela acompanhasse mais de perto o desenvolvimento do filho.
Para Jammila, a participação do Kumon no processo de aprender a ler foi fundamental. Ela conta que a orientadora sempre muito amorosa e atenciosa, orientando não só o filho, mas todos os familiares envolvidos no processo.
“O atendimento remoto proporciona acolhimento, ao mesmo tempo em que permite um acompanhamento mais eficaz do progresso do aluno.” Jammila.