Talvez você já tenha ouvido algumas pessoas dizerem que o Kumon de Matemática é um método de repetição, não é mesmo? Você até pode estar aqui lendo este conteúdo, pois quer saber como o Kumon pode ajudar o seu filho com aquela dificuldade na divisão ou na fração sendo que os conteúdos se repetem, então resolvemos falar um pouquinho sobre o motivo de termos várias vezes o mesmo conteúdo no material didático de Matemática.
Afinal, não há como aprender sem repetir o que foi aprendido! Revisar é uma função essencial na aprendizagem humana para qualquer situação nova. É só lembrar da sua infância: ninguém aprendeu a andar de bicicleta de primeira.
Ao chegar ao final deste post, temos certeza que você vai perceber que o Kumon vai muito além: trata-se de um método que valoriza o aprendizado de verdade, promovendo a segurança e autoconfiança necessárias para que o aluno possa progredir e alcançar seu máximo potencial.
E então, pronto para conhecer mais a fundo esta incrível metodologia?
Aprendizado que se mantém ao longo da vida
Um método de repetição propõe revisitar conteúdos simplesmente como um ato de decorar sem sentido. O método Kumon está muito longe disso! Sempre que o material didático busca a repetição, o faz de forma associada ao desenvolvimento de capacidades, hábitos e atitudes.
Qualquer aprendizado significativo para o ser humano deve ser repetido algumas vezes para a sua consolidação e garantia da memória. Em outras palavras, os alunos necessitam reviver os conteúdos diversas vezes, sob diferentes aspectos, para adquirir o tipo de conhecimento que não se esquece ao longo da vida. Lembra do exemplo da bicicleta? Pois é, quem aprende nunca mais esquece!
Lembrando que existem diferentes estilos de aprendizagem e que a escolha do método adequado somada a repetição proporciona um aprendizado ainda mais eficaz!
Preparar o terreno para novos aprendizados
Vamos ver o exemplo do Kumon de Matemática? Nos estágios iniciais, o método utiliza as repetições para o aluno compreender como a sequência numérica está associada às quantidades. Assim, em vez de apenas decorar os números, a criança aprende a relacionar o número a noções de agrupamentos. Trata-se de uma diferença enorme no ensino de matemática para crianças!
Esta construção focada no desenvolvimento do raciocínio lógico, por sua vez, é o que propiciará, no futuro, mais facilidade no entendimento das adições e subtrações, por exemplo.
“Almejamos para os nossos alunos não apenas aprender a somar, subtrair, multiplicar ou dividir. Há um objetivo ainda maior, que é a construção do cálculo mental, por meio da autoinstrução. Trata-se de aprender a aprender.” Cristhiane de Mesquita Amorim, Coordenadora do Kumon.
+ Entenda o que é cálculo mental e sua importância no aprendizado efetivo da matemática!
Segurança para se desenvolver
No Kumon, o aluno só prossegue para os conteúdos seguintes ao dominar a etapa em que se encontra. E, para isso, é preciso repetir. Ao refazer conteúdos similares, ele adquire segurança para avançar para outros tópicos que necessitem do conteúdo aprendido anteriormente.
“Os alunos que normalmente têm medo de conteúdos novos são aqueles que passaram por experiências negativas com as lacunas não aprendidas. Não desejamos esta situação para nenhum dos nossos alunos.” Cristhiane, Coordenadora do Kumon.
É por isso que, nos estágios iniciais do Kumon, as repetições são mais recorrentes e em maior número. Desta forma, o aluno, com a garantia de já ter executado conteúdos similares, não necessita de explicações excessivas do orientador. Como consequência, ele acaba ampliando o desenvolvimento da sua concentração, foco e capacidade de verificar os conteúdos executados de forma ativa e imediata, tornando-se mais seguro para aprender de forma plena e autodidata.
Ao aprender com os erros, repetindo tarefas para ampliar a sua experiência até a conquista do que foi planejado, o aluno que faz Kumon aprende a sentir-se feliz e orgulhoso de sua trajetória devida. E, mais importante, aprende a insistir em seus sonhos, metas e objetivos. Não importando se, para isso, for preciso repetir, e repetir!