Atividades extracurriculares

20/03/2019
Compartilhe:

Após passar pelo processo de estudar para o vestibular mais concorrido do Brasil, o de Medicina, aprendi algo muito importante: precisamos de tempo para nós. Eu me lembro de colegas que também estavam prestando vestibular que, pela falta de organização diária de estudo, protelavam as atividades propostas e terminavam a semana com conteúdo acumulado. 


Por conta disso, não tinham tempo para o lazer e de ficar com a família e com os amigos, o que é fundamental para uma vida saudável e feliz. O tempo de descanso, se bem  planejado, garante melhor aproveitamento do tempo e disposição para as atividades. 


Sem dúvidas, essa organização de estudo não surge do dia para a noite. É necessário treinamento e orientação. Porém, como eu pratiquei estudo diário no Kumon quando mais novo, não tive grandes problemas na época do vestibular. 

Johnatan em Boston
Johnatan em Boston

Após chegar em Boston e começar a estudar em Harvard, percebi que aqui não seria diferente. O trabalho é duro e o volume de atividades, grande, mas eu sabia que para me manter tranquilo precisava de um tempo para mim.  


Com isso em mente, aproveitei o clima para fazer algumas atividades de inverno. Encontrei uma arena de patinação no gelo e, com muita animação, comecei a treinar. A experiência foi tão enriquecedora que me fez refletir sobre minha vida e minha trajetória acadêmica.  


Assim que cheguei na arena, tentei patinar como um profissional. Como era de se esperar, escorreguei e caí no gelo. Parei, pensei e percebi que precisava ir com calma; fazer movimentos que eu já conhecia até ganhar confiança; usar o apoio das barras e refazer o circuito algumas vezes até de fato estar confortável em atravessar a arena patinando.  


Da mesma forma, com o estudo, precisamos ter um objetivo estabelecido, precisamos de orientação e apoio e precisamos, sobretudo, aprender com nossos erros, perseverar e repetir as lições até aprendê-las por completo. Assim, conseguimos atingir da forma mais segura e eficiente nossas metas. Foi assim no Kumon, na escola, na USP e, agora, em Harvard. 


Johnatan Gonçalves
Johnatan Gonçalves

Acompanhe o Johnatan no Instagram @john_pesquisando


Quer saber mais sobre o Kumon de Inglês? Clique aqui

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, método, inglês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.