Andamento dos projetos

02/09/2019
Compartilhe:

Johnatan na entrada da Harvard T.H. Chan School of Public Health.


A chegada do segundo semestre de minha estadia como estudante pesquisador na T.H. Chan, Escola de Saúde Pública de Harvard, trouxe novos desafios e metas para os próximos meses dessa experiência que vem sendo incrível!

Um dos desafios a que fui apresentado foi elaborar um relatório parcial contendo as experiências e resultados até o momento. Durante a elaboração do material, meus colegas e eu refletimos sobre nossas vivências e aprendizados e sobre como eles, muitas vezes, divergiam. 

Essa reflexão me fez lembrar do tempo em que tive a feliz e importante oportunidade de atuar como auxiliar de Inglês em uma unidade Kumon, em Santo Amaro. Na época, eu já era um aluno avançado no ano escolar em Inglês e caminhava para a conclusão do curso.

Enquanto auxiliar, pude perceber como as pessoas entendem e aprendem conceitos de maneiras distintas. Isso ficava mais evidente ao notar como elas evoluíam nos estágios em ritmos diferentes, recebendo planos de estudos individualizados que se encaixavam em suas demandas e capacidades. 

Assim, apesar de em nenhum momento intervir em seu processo autodidático de aprendizagem, base do método Kumon, eu conseguia observá-lo com maior profundidade, e isso me trouxe importantes lições que guardo até hoje.

A principal e a que mais dialogou com o momento de elaboração do relatório para Harvard foi perceber que devemos nos comparar com o nosso próprio progresso e aprendizado. Assim, em vez de disputar com meus colegas sobre quem havia feito mais ou melhor, entendi que tínhamos nossos próprios tempos e que todos eram igualmente válidos e deveriam ser congratulados.

Mais uma vez, percebi que meu tempo no Kumon ensinou bem mais que inglês: ele me trouxe valores para a vida adulta e profissional.

 

 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, método, Inglés

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.