Facebook Kumon
Blog Kumon

A determinação que nos leva além

Pensando em diminuir sua quantidade de tarefas, Eduardo Borges Barbosa descobriu um potencial que nem ele mesmo sabia que tinha

Vivemos em um mundo competitivo, que, com certeza, nos reserva muitas coisas boas, mas também está cheio de perigos, problemas e frustrações. Assim, estar preparado para a vida vai muito além de ter uma boa educação e cursar uma boa faculdade. Todo o conhecimento acadêmico não vale nada se nos deixarmos abalar por cada adversidade que aparecer em nossa trajetória.

Com o objetivo de proteger nossos jovens, muitos pais (e até educadores) tentam ao máximo afastar qualquer tipo de obstáculo que possa eventualmente prejudicar a tranquilidade e a alegria da infância e da juventude.

                A escola está puxada demais? Transfere para uma escola mais fácil.

                As notas caíram? Contrata um professor particular.

                Está reclamando das lições do Kumon? Cancela a matrícula…

A intenção por trás desse tipo de atitude é a melhor possível, mas os resultados nem tanto. Está cada vez mais comum encontrarmos adolescentes incapazes de correr atrás de seus próprios sonhos, pelo simples fato de que não sabem lidar com a frustração, com o erro e com as dificuldades. Para quem sempre teve tudo de “mãe beijada”, é mais fácil desistir do que lutar.

“Aprendi que é necessário se empenhar muito quando se quer conquistar alguma coisa. É preciso persistir. A perfeição vem da prática”

“Aprendi que é necessário se empenhar muito quando se quer conquistar alguma coisa. É preciso persistir. A perfeição vem da prática”

Foi mais ou menos assim que se sentiu Eduardo, de 15 anos, quando começou a enfrentar dificuldade nos bloquinhos do estágio F de Português do Kumon. Eduardo já era aluno de Matemática e, em 2016, começou o curso Português por livre e espontânea vontade.

No Kumon, sempre temos a preocupação de iniciar os estudos da criança em um ponto em que o conteúdo seja simples para ela, de maneira que possa começar com tranquilidade, pegar gosto pela disciplina e, de quebra, melhor a autoestima. É claro que, aos poucos, o nível de dificuldade vai aumentando. Foi quando começou a desmotivação de Eduardo. “Ao avançar alguns estágios, as dificuldades começaram a aparecer. Já não fazia minhas tarefas de casa e nem sempre ia às aulas. Fiquei algum tempo assim, mais precisamente até fevereiro deste ano”.

E o que aconteceu em fevereiro? Eduardo, que estava quase acabando o estágio F, descobriu que, nos próximos meses, os estágios GHI seriam duplicados. Ou seja, cada estágio passaria de 200 para 400 páginas. Seria o dobro do trabalho!!!

Já desmotivado, Eduardo decidiu que essa não era uma opção. Foi quando tomou uma decisão que fará toda a diferença em sua vida. Eduardo decidiu que terminaria os estágios GHI antes da duplicação.

Imagem 2“Ninguém pensou que eu ia conseguir. Terminei o F no mesmo dia (faltavam 60 páginas). Recebi os parabéns da orientadora, que traçou uma meta para que eu concluísse o G em dois meses. Já no dia seguinte comecei a fazer o novo estágio. Terminei em três dias e ainda acertei todo o teste. Lembro-me muito bem da expressão facial de minha orientadora. Ela ficou admirada, não estava acreditando! Fiz o H em duas semanas e já comecei o I. No início de fevereiro, eu estava no FII 61 e, no final daquele mesmo mês, estava no I41! Nunca tinha feito tanta tarefa assim. Essa história toda, que começou com uma ‘corrida contra o tempo’ para eu não ter de fazer os estágios que iriam se duplicar, transformou-se em um amor pelo método Kumon. Passei a gostar daquilo que estava fazendo, vi o quanto o Kumon me ajudou até ali e percebi que poderia me ajudar mais ainda!  A partir daí, comecei a tomar mais gosto pela leitura, a ler textos mais complexos, voltei a fazer minhas tarefas de casa com muito capricho e a frequentar mais a unidade. No final do mês de abril, já estava terminando o estágio J… Em maio, comecei o K, o qual eu terminei no início de junho. Já estou no L 161 e, neste mês ainda, termino o Kumon de Português.”

Com seus 15 anos, Eduardo acredita que essa experiência foi importante porque o motivou novamente para os estudos, fez com que percebesse a importância da persistência e aumentou ainda mais seu gosto pela leitura. Mal sabe ele que ganhou muito mais do que isso.

Eduardo superou suas próprias expectativas, descobriu que tem um potencial bem maior do que imaginava, o que, sem dúvida, aumentou muito sua autoestima. Ele percebeu que, com determinação, foco e disciplina, pode ir além de seus limites e é capaz de chegar aonde quiser.

Com essa experiência, Eduardo aprendeu que, diante das dificuldades, há duas alternativas: ficar desmotivado e desistir –  como estava prestes a fazer no estágio F – ou arregaçar as mangas, enfrentar os desafios e correr atrás de seu sonho, o qual, por sinal, ele já tem muito bem traçado. Eduardo toca piano e pretende se tornar um músico de sucesso, profissão que, segundo ele, exige muita prática e dedicação.

Sem dúvida, Eduardo está pronto para os aplausos!!!

Tags:

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco