Facebook Kumon
Blog Kumon

9 dicas para organizar os estudos do seu filho

Todas as fases da vida de uma criança são positivamente influenciadas pela educação. Os pais têm forte influência nesse cenário, já que são eles que podem motivar, dar exemplos e oferecer as melhores condições de estudo para os filhos.  

Independente da Instituição de Ensino em que seu filho estuda, é possível por meio de técnicas, otimizar e fortalecer o potencial do seu filho nos estudos. Separamos nesse artigo, 9 dicas fundamentais. Confira!  

9 dicas para organizar os estudos do seu filho

9 dicas para organizar os estudos do seu filho 

1 – Identifique a maior dificuldade da criança 

A primeira coisa a fazer é identificar o que pode estar atrapalhando o desempenho do seu filho nos estudos. Uma criança pode dizer que não gosta de estudar ou ir a escola, justamente por não saber lidar com alguma dificuldade. 

Os pais precisam estar diretamente ligados aos estudos dos filhos e para descobrir a maior dificuldade da criança, basta recorrer aos professores ou corrigir as tarefas do filho em casa. Descobrindo as dificuldades, é possível reforçar os pontos e deixá-lo preparado para a sala de aula.  

2 – Demonstre interesse aos estudos 

Procure incentivar seu filho, elogie as pequenas conquistas, dessa forma, aos poucos ele se sentirá mais à vontade em compartilhar com você suas dificuldades e naturalmente solicitar sua ajuda.  

3 – Seja compreensivo  

A melhor forma de ser participativo nos estudos do seu filho é se mostrar compreensivo e deixa-lo entender que você estará pronto para ajuda-lo quando ele precisar.   

4 – Crie uma rotina de estudos 

A existência de uma rotina de estudos ajuda muito na adaptação da criança aos estudos. Quando se tem uma organização, horas definidas de estudos, lições a serem entregues e atividades a serem cumpridas, fica mais fácil para o aluno se dedicar. 

Ajude seu filho a cumprir horários e a priorizar o planejamento de estudos. Ensine-o a elaborar um plano de estudos que contenha todas as disciplinas que ele precisa, relacionando com as atividades pertinentes.  

5 – Ajude seu filho a pesquisar 

Um bom estudo não acontece sem uma boa pesquisa. Aproveite as melhores ferramentas que a tecnologia pode oferecer e mostre ao seu filho como uma pesquisa aprofundada pode ajuda-lo a solucionar todas as dúvidas. 

Dê preferência para referências atuais e bem formuladas, com fatos e exemplos reais para que seu filho aprenda da melhor maneira possível.  

6– Questione sempre  

Ensine e dê exemplo ao seu filho de que questionar é a melhor forma de aprender de maneira sucinta. Se o professor explicou e ele ainda apresenta dúvidas, mostre que ele não deve ter medo das dúvidas. Mostre que é por meio das dúvidas que se constrói um conhecimento de qualidade que ele levará por toda a vida.   

7– Elogie sempre 

Não deixe de elogiar seu filho por um bom desempenho. Se possível, dê alguma recompensa, seja ir ao cinema, ao teatro ou ao parque favorito. Mas de modo algum evidencie isso como uma recompensa. 

Ele precisa compreender que você se sente extremamente orgulhoso pelo bom desempenho e que os estudos impactam no futuro. 

8 – Testes, resumos e passeios 

Sempre após os estudos, elabore testes para que seu filho se sinta mais confiante em realizar uma avaliação. Peça a ele que elabore um resumo de tudo o que aprendeu. Assim, você irá ajuda-lo a reforçar os conhecimentos e a reter mais informações importantes. 

Passeios culturais também são bem-vindos para relacionar o aprendizado com a realidade do cotidiano ou fatos históricos.  

9 – Insira-o em uma escola de aprimoramento 

Outra coisa que você pode fazer para ajudar seu filho nos estudos é matriculá-lo em uma escola de aprimoramento. Na escola, além de ter um convívio com alunos que têm o mesmo propósito, ele também terá aulas personalizadas de acordo com sua dificuldade. 

O objetivo de uma escola de aprimoramento é desenvolver na criança características de autoconhecimento, autoconfiança e aumento de potencial. 

Com a ajuda dessas dicas você, como responsável, poderá ajudar seu filho a ter um excelente desempenho escolar e ajuda-lo a garantir um futuro de sucesso.  

 

Tags:

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco