8 passos inspiradores para formar leitores

21/02/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

“A leitura me leva para outros lugares sem que eu tenha que me mexer. Ela me apresenta outras culturas, outras ideias, outras maneiras de pensar. Isso traz um grande conhecimento, que me ajuda a ter opinião sobre determinados assuntos”.

Essa frase é da Clarisse Hermont, aluna do Kumon há mais de uma década. Hoje, com 15 anos, ela considera que conhecer o método foi muito importante para sua vida, pois a introduziu no universo da leitura, trazendo facilidade em ver e interpretar o mundo de outras formas.

Atualmente, Clarisse pretende cursar Direito e trabalhar como diplomata. Pensando nesse exemplo e em todos os benefícios que a leitura pode trazer, separamos 8 passos inspiradores para formar leitores. Confira!


8 passos inspiradores para formar leitores


1.      Seja o exemplo

Os pequenos se espelham nos pais, portanto, seja o exemplo e leia muito nas horas vagas.

2.      Faça da leitura algo prazeroso

Comente sobre a história e mostre as imagens, fazendo com que a criança goste da leitura e se sinta parte da narrativa.

3.      Aumente o repertório

É importante variar os conteúdos. Ter contato com diferentes tipos de texto expande o vocabulário e melhora a capacidade de interpretação.

4.      Fale sobre as obras

Os pais devem reservar alguns minutos do dia para ler e conversar sobre os livros com os filhos. Também é importante incentivar que eles falem com os colegas sobre suas obras preferidas.

5.      Promova o gosto pela leitura

Contar uma história para os pequenos quando a família estiver viajando ou passeando faz com que eles se sintam curiosos e se empolguem com o mundo das letras.

6.      Explore as sensações

Antes de ler para seus filhos, conheça o enredo e reflita sobre as emoções que ele desperta em você. Em seguida, tente passar esses sentimentos, usando mímicas, expressões faciais e entonações de voz.  

7.      Deixe o livro por perto

Isso é muito importante, pois as crianças que ainda não foram alfabetizadas compreendem a narrativa interagindo com o livro e olhando para as imagens.

8.      Conheça o mundo pela leitura

A leitura é uma forma de compreender o ambiente ao nosso redor. Quando leem, os pequenos armazenam conhecimentos e constroem sua visão de mundo.

O Kumon de português trabalha a interpretação de textos e estimula o gosto pela leitura. Você tem interesse em conhecer esse método? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!




Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade