O Japão se destaca por sua economia forte e seu avanço tecnológico, estando entre os países mais desenvolvidos do mundo. Contudo, por parecer distante da realidade ocidental, a cultura nipônica costuma despertar nosso interesse. Pensando nisso, trazemos a seguir 11 curiosidades sobre o Japão.
11 curiosidades sobre o Japão
1. Território
O Japão tem uma área total de 377.873 km², sendo pouco maior do que o estado do Mato Grosso do Sul, que apresenta 357 km². Entretanto, mesmo pequeno, o território japonês é extremamente fragmentado, dividido em 47 províncias.
2. Ilhas, montanhas e vulcões
O Japão é formado por mais de 6 mil ilhas e grande parte delas está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, região de encontro de placas tectônicas. Por isso, o Japão tem 200 vulcões e sofre aproximadamente 1500 terremotos por ano.
3. Monarquia
A nação japonesa é uma monarquia constitucional parlamentar, logo, possui um parlamento, um primeiro-ministro e um Imperador, único soberano no mundo a receber esse título. A dinastia Yamato é considerada a mais longeva da história e ocupa o trono desde o século V.
4. Hino nacional
O hino do Japão, conhecido como Kimigayo, é tido como o hino nacional mais curto do mundo, contendo apenas uma estrofe. Suas palavras foram retiradas de um tanka, poema de 31 sílabas, do século IX, mas, apesar de tão antigo, o hino só foi oficializado em 1999.
5. Expectativa de vida
A expectativa de vida japonesa é extremamente alta. Não à toa, a nação nipônica conta com o maior número de centenários do planeta, chegando a ter por volta de 65 mil cidadãos com mais de 100 anos de idade.
6. Limpeza das escolas
No Japão, não há profissionais contratados para realizar a limpeza das escolas. Os próprios alunos e professores são responsáveis pela manutenção das salas de aula. Essa prática tem o objetivo de promover o respeito, a cooperação e a organização dos espaços públicos.
7. Prêmios Nobel
Ao todo, 27 japoneses já ganharam um Prêmio Nobel, concedido a pessoas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade. O primeiro japonês a receber a medalha foi Hideki Yukawa, em 1949, reconhecido por seu trabalho no campo da física nuclear. Já em 2017, o escritor Kazuo Ishiguro foi o terceiro japonês a ser agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.
8. MagLev
No Japão, existe um trem que flutua. O MagLev, abreviação de Magnetic Levitation, percorre 1,8 quilômetros em 11 segundos, levitando 10 centímetros acima dos trilhos devido aos efeitos do eletromagnetismo.
9. Caixa de Correio de Susami
A cidade de Susami, localizada na província de Wakayama, possui uma caixa de correio submersa, situada a 10 metros de profundidade. Anualmente, a caixa recebe cerca de 1500 cartas e cartões–postais, que são recolhidos e colocados no correio local para serem enviados aos destinatários.
10. O berço do Kumon
O método Kumon surgiu no Japão, em 1954, quando o professor Toru Kumon criou listas de exercícios para ajudar seu filho, Takeshi, a melhorar suas habilidades em matemática. A primeira unidade do Kumon fora do Japão foi inaugurada em 1974, nos Estados Unidos, quando um aluno japonês se mudou para Nova York.
11. O Kumon de japonês
O material didático de japonês foi criado em 1980, voltado para alunos japoneses e estrangeiros. Hoje, o Kumon de japonês é composto por 15 estágios, com 200 folhas cada, totalizando 3 mil folhas de atividades acompanhadas por áudios que trabalham a compreensão oral.
O método Kumon de japonês, além de ensinar um novo idioma, coloca os alunos em contato com a cultura nipônica. Você tem interesse em aprender japonês com o Kumon? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!