Papel do Orientador

O papel dos orientadores do Kumon

O papel de um orientador
do Kumon é ampliar ao máximo
o potencial de cada aluno.

Os orientadores do Kumon sempre aprendem com as crianças. O papel de um orientador do Kumon é descobrir o nível de habilidade acadêmica de cada aluno e continuamente proporcionar aos alunos as lições do material didático adequadas aos seus respectivos níveis de habilidade. Os orientadores garantem que os alunos sempre experimentem uma sensação de realização em seu estudo diário, o que faz com que os alunos gostem de estudar e lhes permite aumentar sua capacidade de forma independente. Por meio da observação de situações de aprendizagem dos alunos, os orientadores se tornam muito conscientes de como os alunos se desenvolvem, ao passo que buscam informações que ajudarão na orientação futura.

Na matrícula
Determinando o ponto de partida e a previsão de estudo
O Teste Diagnóstico

pht_011

Os alunos fazem o Teste de Diagnóstico quando se matriculam no Kumon. Os orientadores utilizam os resultados do teste para determinar o ponto de partida adequado, permitindo a cada aluno desfrutar de seu estudo e obter a nota máxima.

Então, os orientadores elaboram um plano de estudo para cada aluno buscando atingir um determinado objetivo e estimam quanto tempo será necessário para o aluno chegar lá. No Kumon, chamamos a isso de traçado da previsão de estudo. Os orientadores do Kumon sempre fazem a orientação dos alunos tendo em mente a previsão de estudo de cada um.

Orientando os alunos
Antes do estudo
Atribuindo tarefas
O estudo no ponto ideal

pht_021

Com base nos resultados anteriores dos alunos, nas lições concluídas e na observação do estudo dos alunos, os orientadores consideram cuidadosamente cada sessão de estudo e atribuem aos alunos lições do material didático que lhes permitam estudar e avançar de forma independente. Ao orientar os alunos que avançam para um novo tema de estudo, ou alunos que não estão avançando tão rapidamente como havia sido planejado, os orientadores conversam com eles antes do início da sessão de estudo para lhes dar conselhos sobre como estudar ou sobre o tema de estudo para o dia.

Durante o estudo
Observando os alunos e orientando-os para que estudem o material didático por conta própria
Ajudando os alunos na autoinstrução

pht_031

Os orientadores observam como os alunos resolvem o material didático, oferecendo dicas e conselhos apenas quando necessário. Depois que os alunos completam as lições, os orientadores realizam a atribuição de notas. Se houver algum erro, os orientadores evitam dar aos alunos as respostas imediatamente. Em vez disso, dão dicas aos alunos para que eles percebam por conta própria quais partes estão incorretas e por quais razões.

Após o estudo
Reconhecimento, elogio e encorajamento
Comunicando-se com os alunos

pht_04

Depois que o estudo é concluído, os orientadores verificam os resultados dos alunos, elogiando-os a fim de incentivá-los a aumentar sua motivação para aprender. A seguir, os orientadores dão aos alunos as lições para serem feitas em casa, juntamente com conselhos sobre como fazer essas lições.

Análise e ajuste
Analisando a forma como os alunos avançam
Otimizando o plano de estudo a fim de torná-lo mais adequado para cada aluno

pht_05

Os orientadores utilizam as folhas de registo para registar a evolução dos alunos e para considerar a melhor maneira de fazer os alunos avançarem, otimizando o plano de estudo. A previsão de estudo feita no momento da matrícula é analisada periodicamente e ajustada conforme a necessidade.

Comunicação com os pais
Desenvolver a capacidade dos alunos com a ajuda dos pais e responsáveis
Relatando a situação de aprendizagem dos alunos

pht_06

O apoio dos pais e responsáveis é essencial para maximizar com sucesso a capacidade dos alunos. Os orientadores conversam com os pais e responsáveis sobre como os alunos estudam em casa e a respeito dos conteúdos que eles estão estudando no momento. Os orientadores também discutem a previsão de estudo com os pais e responsáveis de forma fácil de entender para que a compreensão mútua seja alcançada. Em seguida, eles trabalham juntos para aumentar o potencial dos alunos e desenvolver suas capacidades ao máximo.

Por meio de constante análise e ajuste da forma como orientam os alunos,
os orientadores do Kumon ajudam a desenvolver a capacidade de cada aluno ao máximo.

Atividades de pesquisa
Buscando maneiras de melhorar a orientação
Estudar o material didático e aperfeiçoar a capacidade de orientação

pht_07

Os orientadores buscam maneiras de melhorar ainda mais a orientação em uma base diária para que sempre sejam capazes de selecionar as lições mais apropriadas e que promovam uma aprendizagem entusiástica. Os orientadores participam de sessões de treinamento e trabalham arduamente para melhorar ainda mais a capacidade de orientação. Os orientadores também assistem a conferências nacionais, regionais e internacionais para aprender com os colegas e adquirir novas técnicas.

Kumon: a organização que
nunca para de aprender
Sempre há algo melhor. Orientadores e colaboradores aprendem continuamente com os alunos.
Veja detalhes
pht_08