Palavras Inspiradoras

Palavras Inspiradoras

Toru Kumon, o fundador do método Kumon,
deixou-nos uma abundância de mensagens valiosas
às quais seguimos dando grande importância.

Nesta seção do site, gostaríamos de apresentar aos leitores alguns trechos das mensagens inspiradoras que Toru Kumon transmitiu para orientadores e colaboradores do Kumon desde a época de fundação da empresa. De fato, continuamos a compartilhar a missão e os valores delineados por Toru Kumon, dando-lhes grande importância em nosso trabalho diário. Isso tem sido vital para assegurar que o Kumon se mantivesse por mais de meio século como a empresa que encontramos hoje.

Vamos tentar!
Ou nunca descobriremos nosso verdadeiro potencial.

As crianças nascem com um potencial ilimitado. Cada criança pode se destacar, desenvolvendo sua capacidade por meio do estudo no ponto ideal. Essa é a razão pela qual digo: "Vamos tentar! Se não tentarmos, não saberemos se conseguiremos".

O "assim está bom" não existe, sempre há o "algo melhor"

Não há progresso quando pensamos: "Isso é bom o suficiente". Mesmo se você não tiver confiança em si, deve confiar no "você de amanhã", acreditando que será capaz de orientar melhor amanhã por continuar a aprender hoje. Como orientadores do Kumon, é inestimável a percepção de que estamos "inacabados" e sempre nos esforçarmos para melhorar.

Obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço

Alta eficiência, ou produzir os melhores resultados no menor espaço de tempo possível, é uma ideia fundamental do método Kumon. O material didático do Kumon melhora a eficiência do aprendizado omitindo detalhes insignificantes, o que nos permite atingir os objetivos melhor que se tentássemos incluir todo o conteúdo abordado no currículo escolar.

Avançar além da série escolar

O principal ponto forte do Método Kumon é, acima de tudo, avança além da série escolar. O método Kumon não busca apenas melhorar o desempenho dos alunos na matemática, língua pátria ou em línguas estrangeiras. Mais que isso, pela experiência de aprender por meio da autoinstrução, as crianças são capazes de cultivar a capacidade de aprender de forma independente o que desejarem estudar, sem a necessidade de que alguém sempre lhes ensine. O Kumon é um método de estudo que permite aos alunos se tornar pessoas independentes. Queremos que nossos alunos avancem além da série escolar e provem a experiência de que é possível estudar novos conteúdos por meio da autoinstrução.

A culpa não é da criança

O método Kumon se baseia na convicção de que a culpa não é da criança. Temos que descobrir o potencial de cada criança e proporcionar o estudo no ponto ideal. Ao fazer isso, não só os pais e professores, mas também as próprias crianças, se surpreenderão com seu crescimento e desenvolverão confiança em sua capacidade. Isso é o que busca o método Kumon.

Aprender com as crianças

Mesmo que os alunos enviem sinais aos orientadores de que eles não são capazes de solucionar um problema da forma como o conteúdo foi apresentado, os orientadores nunca perceberão tais sinais a menos que observem os alunos e identifiquem a capacidade deles. Se forem feitos esforços para orientar os alunos no ponto ideal, os orientadores serão capazes de aprender com as crianças.

Estudo no ponto ideal

O principal ponto forte do método Kumon é proporcionar o estudo no ponto ideal por meio da orientação individualizada, sob medida, para a capacidade de cada criança. As habilidades das crianças mudam constantemente, por isso é importante identificar o ponto ideal em cada fase de seu desenvolvimento. Quando as crianças não estudam no ponto ideal, elas podem começar a sentir que é sua culpa caso não se saiam bem nos estudos, o que pode ter implicações muito negativas no futuro. Se as crianças estudarem no ponto ideal, poderão desenvolver naturalmente suas habilidades de forma agradável e em um grau muito maior.

Autoinstrução

Para as crianças avançarem é mais eficaz estimular seu desejo de crescer em vez de os adultos a forçarem a avançar, tentando incutir tudo em sua cabeça. Há um limite do quanto você pode forçar uma criança a estudar, mas o potencial de crescimento por meio da autoinstrução é ilimitado.

A educação deve ser individualizada

Os seres humanos têm diferentes níveis de habilidade. Se tomarmos uma classe de 40 alunos, veremos que o nível de aptidão em diferentes áreas pode variar desde o mais capaz (1º) até o menos capaz (40º). Portanto, em vez do formato de aula tradicional, no qual os alunos ficam limitados pela série escolar ou pela idade, propomos oferecer educação individualizada, que é perfeitamente adaptada ao nível de habilidade de cada aluno, uma vez que acreditamos que essa é a melhor maneira de desenvolver a capacidade de todos os alunos ao máximo. Sem nos limitarmos à série escolar, podemos capacitar os alunos a avançar dois, três ou mesmo quatro anos em seu estudo. Ao mesmo tempo, para os alunos menos capazes, começamos o estudo por conteúdos três ou quatro anos abaixo da série escolar em curso. Assim, eles podem logo alcançar e ultrapassar a série escolar.

Estimular os alunos
a continuar com o hábito de ler, mesmo depois de se terem se formado na universidade

O verdadeiro valor do método Kumon é permitir aos alunos desenvolver a atitude da autoinstrução, adquirindo experiência suficiente de autoinstrução para que ela se torne um hábito. Nós permitimos às crianças experimentar a alegria da autoinstrução fazendo com que avancem por conta própria. Esperamos que elas sigam aprendendo por si uma vez que passem a atuar no mundo real, de modo que sejam pessoas proativas em tudo o que fizerem.

Kumon: uma organização que nunca para de aprender

Sempre há o algo "melhor".
Orientadores e colaboradores aprendem continuamente com os alunos.