Método

O método Kumon e seus Pontos Fortes

No Kumon dedicamo-nos a buscar o potencial de cada aluno ao máximo. Os orientadores do Kumon fornecem orientação suficiente para que o aluno seja capaz de fazer os exercícios por conta própria. Como resultado, nossos alunos aprendem que podem fazer qualquer coisa se tentarem, além de construir a autoestima e desenvolver a capacidade de assumir novos desafios para si.

O Kumon tem como objetivo formar indivíduos mentalmente sãos, capazes de desbravar de modo independente os caminhos em sua vida.

pht_01

No Kumon acreditamos que o mais benéfico que podemos fazer pelas crianças é desenvolver nelas a capacidade de avançar para conteúdos do ensino médio por meio da autoinstrução o mais cedo possível.

Com o método Kumon, os alunos estudam de forma independente desde tenra idade e desenvolvem um alto nível de habilidade acadêmica e a capacidade de aprender de forma independente, a que nós, do Kumon, nos referimos como a capacidade de autoinstrução. Como resultado, depois que as crianças crescerem e entrarem no mercado de trabalho, serão adultos capazes de pensar em soluções por si quando confrontados com desafios difíceis. Ao todo, as habilidades que os alunos adquirem por meio do estudo no Kumon percorrem um longo caminho para ajudá-los a alcançar seus objetivos e sonhos.

O método Kumon nasceu do amor de um pai pelo filho.

pht_02

Quando desenvolveu o método Kumon, seu fundador, Toru Kumon, teorizou que, enquanto seu filho fosse capaz de estudar matemática facilmente na escola, teria tempo de sobra para fazer outras atividades pelas quais tivesse interesse. Assim, pensou sobre o que poderia fazer em casa para ajudar o filho a aprender a matemática do ensino médio.

Com o objetivo de ajudar o filho a ganhar independência, Toru Kumon preparou seu próprio material didático e método de estudo. Elaborou exercícios de cálculo em folhas soltas de papel e combinou-as com um método de autoestudo que permitiu ao filho avançar por si.

Na verdade, o que Toru Kumon fez foi criar o protótipo do método Kumon de educação. Ele tinha os alicerces para uma abordagem individualizada do Kumon que permitia a cada aluno aprender de acordo com a própria habilidade acadêmica, além de possibilitar a busca do potencial pelo Kumon, aspectos aos quais continuamos a atribuir grande importância.

Com o método Kumon, os alunos começam o estudo a partir de um ponto de partida fácil, adequado para o nível de habilidade de cada um, sem se limitar à idade ou à série escolar.

pht_031

Com o método Kumon os alunos aprendem estudando o material didático de forma independente, sem serem ensinado.

Permitir que os alunos comecem o estudo a partir de um ponto que eles podem fazer com facilidade, com base na série escolar ou na idade, lhes possibilita experimentar a alegria da aprendizagem. Por exemplo, quando estudam confortavelmente, os alunos podem fazer as lições por si, podem obter a nota 100, o que faz com que gostem do estudo e que possam avançar para as próximas lições sem dificuldade. Assim, o ponto de partida fácil é essencial para criar uma base sólida para o estudo, com a qual os alunos podem se desenvolver, independentemente de sua habilidade acadêmica.

No Kumon, capacitamos os alunos a desenvolver elevada habilidade acadêmica e capacidade de autoinstrução, garantindo que eles sempre estudem no ponto ideal para eles.

pht_04

Então, o que é o ponto ideal de estudo? É o nível ideal para que cada aluno desenvolva habilidade acadêmica e capacidade de autoinstrução. Pode ser um nível confortável ou um desafio, dependendo do que é melhor para cada aluno em diferentes estágios do estudo no Kumon. O que permanece constante, no entanto, é que esse ponto deve sempre possibilitar aos alunos poder experimentar repetidamente uma sensação de realização e de progresso por conta própria, sem serem ensinados. Tendo isso em mente, os orientadores do Kumon desafiam continuamente os alunos a se desenvolver, aumentando gradualmente o nível de dificuldade das lições, levando em conta o aumento do nível de habilidade acadêmica de cada aluno.

Ao estudar no ponto ideal, os alunos contam com uma quantidade adequada de estímulo mental; da mesma forma, deveriam fazer exercícios físicos adequados a fim de construir um corpo forte. Por meio do estudo contínuo no ponto ideal, os alunos adquirem autoconfiança e a compreensão de que eles podem realizar o que tentarem fazer, o que lhes permite construir um alto nível de habilidade acadêmica.

O método Kumon tem como objetivo que os alunos avancem além da série escolar por meio da autoinstrução e que alcancem os conteúdos do ensino médio o quanto antes.

pht_05

Quando os alunos estudam no ponto ideal, completam as lições pensando por si. Quando têm dúvidas, consultam os exemplos e as dicas contidos no material didático para descobrir como resolver os exercícios. Dessa forma, o estudo contínuo no ponto ideal desenvolve a capacidade de aprender por conta própria, ou, como dizemos no Kumon, o autodidatismo.

Os alunos utilizam a capacidade de autoinstrução para avançar de forma independente além da série escolar para estágios mais elevados e exercícios mais complexos.

Assim, o estudo no Kumon torna possível que os alunos avancem para conteúdos do ensino médio em idade precoce.

Para resumir, o método Kumon é um sistema de aprendizagem que busca o potencial de cada aluno e desenvolve sua capacidade ao máximo.

Nós, do Kumon, acreditamos no enorme potencial de nossos alunos e queremos desenvolver ainda mais a capacidade de cada um. Nascido da relação entre um pai e o filho, o método Kumon de estudo segue fielmente o pensamento e a ideologia de seu fundador, Toru Kumon. Ao mesmo tempo, estamos constantemente buscando algo melhor, desenvolvendo continuamente o nosso material didático e o método de orientação. Atualmente, nosso método de aprendizagem continua a ir além das fronteiras entre países, raças, culturas e tradições, alcançando assim mais e mais países e regiões em todo o mundo.

Os quatro pontos fortes seguintes possibilitam que o Kumon realize tudo o que consta acima.