Origem do Kumon

A origem do Kumon

O amor de um pai pelo filho deu origem
ao método Kumon de estudo.

Depois de mais de meio século, fiel à filosofia de Toru Kumon,
continuamos a possibilitar ao maior número possível de crianças
desenvolver a capacidade de realizar sonhos.

Tudo começou em 1954, quando a mãe de um garoto encontrou um teste de Matemática no bolso dele. O nome do garoto era Takeshi Kumon, e ele cursava o segundo ano do ensino fundamental. Pelo fato de os resultados do teste não serem tão bons como de costume, a mãe consultou o marido sobre o que fazer. O marido, Toru Kumon, era professor de Matemática do ensino médio. Para lidar com a preocupação da mulher, Toru Kumon logo começou a elaborar folhas de exercícios de Matemática para o filho Takeshi.

Toru Kumon acreditava que o trabalho de um educador era promover a atitude da autoinstrução nas crianças. Então, ele passou por uma série de tentativas e erros ao criar materiais de estudo para que o filho Takeshi fosse capaz de estudar confortavelmente a cada dia e desenvolver continuamente suas habilidades. Com base em sua experiência como professor do ensino médio, Toru Kumon sabia que muitos estudantes tinham problemas no estudo da Matemática por causa de insuficiente habilidade de cálculo. Portanto, ele se concentrou no desenvolvimento da habilidade de cálculo de Takeshi, e para tanto criou materiais que tornaram possível o filho aprender de forma independente. Isso aconteceu porque, com base na própria experiência de educador, Toru Kumon sabia que os alunos só poderiam desenvolver sólida habilidade acadêmica realizando progressos por conta própria.

Toru Kumon elaborou problemas de cálculo em folhas soltas de papel para Takeshi, e os materiais que ele criou a partir de 1955 tornaram-se o protótipo do material didático de hoje. Takeshi desenvolveu rapidamente a capacidade por meio do material criado pelo pai estudando meia hora todos os dias. Como resultado, ele foi capaz de atingir o nível de cálculo diferencial e integral poucos meses após ingressar na sexta série. Depois do sucesso com Takeshi, Toru Kumon convidou algumas crianças do bairro para estudar em sua casa, orientando-os de forma semelhante ao modo como ele havia instruído Takeshi. Como resultado, todos melhoraram muito a habilidade acadêmica. Vendo isso, Toru Kumon desejou desenvolver o potencial de tantas crianças quanto possível com seu método de aprendizagem. Em 1958, portanto, ele decidiu estabelecer um escritório em Osaka e abrir mais unidades de Matemática. A partir desse ano o número de alunos do Kumon começou a aumentar de forma constante. Com o objetivo de alcançar os conteúdos do ensino médio por meio da autoinstrução, Toru Kumon buscou desenvolver a capacidade dos alunos ao máximo, permitindo-lhes estudar em um nível adequado para cada indivíduo.

As crianças têm um potencial inerente para desenvolver. Por meio da prática da leitura, escrita e cálculo, os alunos desenvolvem a confiança necessária para aprender por conta própria. Nós, do Kumon, consideramos a educação o cultivo da capacidade das crianças para alcançar a autorrealização no futuro e realizar seus sonhos e objetivos. Originado pelo amor de um pai pelo filho, o Kumon não se restringe pelas barreiras de língua, cultura ou história, à medida que mais pessoas ouvem sobre os benefícios do método Kumon, que continua a atingir um número maior de estudantes em todo o mundo.


Toru Kumon: o fundador do método Kumon (Como professor na escola de ensino médio Sakuranomiya, por volta de 1955)


Takeshi Kumon: filho mais velho de Toru Kumon (Na época em que cursava a segunda série)


Material original criado artesanalmente por Toru Kumon para o filho. Esses materiais serviram como protótipo do material didático do Kumon atual.


Toru Kumon alugou uma sala neste edifício em Osaka para configurar um escritório que serviu como sede do Kumon de 1959 a 1962.


Toru Kumon e Teiko orientando juntos os alunos na unidade Toyonaka Uenozaka, por volta de 1965.


Toru Kumon dando uma palestra no Brasil (agosto de 1994).

pht_05

Toru Kumon (1914-1995)

Toru Kumon nasceu na província de Kochi, Japão. Depois de se formar pela Universidade Imperial de Osaka (Faculdade de Ciências, Departamento de Matemática), tornou-se professor. Durante sua carreira de 33 anos, ele ensinou matemática na escola Tosa Júnior/ Senior High School, e mais tarde em Sakuranomiya High School, na cidade de Osaka, além de outras escolas. Em 1958, estabeleceu o Instituto de Matemática Osaka, que mais tarde se tornou o Instituto Kumon de Educação Co., Ltd., em 1983. Ele dedicou o resto de sua vida para a melhoria do método Kumon e para torná-lo disponível para mais e mais pessoas em todo o mundo.

Publicações de referência:
O segredo do método Kumon de Matemática (Kosaido Publishing), Vamos tentar! - Yattemiyo (Kumon Publishing), A culpa não é da criança (Kumon Publishing), e muitos outros.

Sites relacionados

Centro de Pesquisas Educacionais Toru Kumon (CPETK)
O CPETK teve início como um departamento do Kumon Instituto de Educação em 1995 e foi incorporado como uma subsidiária em 2000. Seu objetivo é comunicar e desenvolver ainda mais a filosofia educacional de Toru Kumon, criador do método Kumon. Sua missão é garantir a correta aplicação do material didático e das técnicas de instrução em cada um dos países do mundo que oferecem o método Kumon. Enquanto realiza pesquisas educacionais e diversas, o CPETK desempenha papel central na comunicação do valor do método Kumon dentro do Grupo Kumon.
O Memorial Toru Kumon
Construída em 1982, esta antiga residência de Toru Kumon foi convertida no Memorial Toru Kumon em 1998. Os visitantes podem examinar o material didático artesanal original que Toru Kumon fez para o filho Takeshi e visualizar vários outros itens em exposição, por meio do que podem aprender sobre a essência do método Kumon, e contemplar o que constitui a educação ideal.