História do Kumon

A história do Kumon

O Kumon busca o melhor para cada
criança individualmente, independentemente de tempo e local.

A aspiração do Kumon, que começou com um pai e uma criança,
é maximizar o potencial de cada indivíduo por meio do aprendizado.
O método Kumon está atualmente ao alcance de pessoas do mundo todo

Japão
O Kumon no mundo

Toru Kumon, um professor de Matemática do ensino médio, começou a oferecer ao filho Takeshi uma educação baseada no conceito de autoinstrução quando este cursava a segunda série do ensino fundamental. Kumon elaborou para o filho numerosos problemas de cálculo em folhas soltas de papel. Essa foi a origem do método Kumon. 1954

A primeira unidade que utilizava o material didático do Kumon foi aberta na cidade de Moriguchi, Osaka. 1956

O escritório do Instituto de Matemática Osaka fica na cidade de Osaka.
Unidade Toyonaka Uenozaka, onde Toru e Teiko Kumon orientavam juntos os alunos (por volta de 1965). 1958

1950

É estabelecido o Instituto de Matemática Osaka.
A primeira unidade do Kumon é aberta em Shinjuku, Tóquio.

Durante os anos 1959 a 1962 o escritório do Kumon se localizava numa sala alugada dentro desta residência em Osaka. 1962

Aberto o escritório do Kumon em Tóquio. 1963

O número total de alunos no Japão ultrapassa 10.000. 1969

1960

O nome da empresa, Instituto de Matemática Osaka, é alterado para Osaka Kumon Instituto de Matemática. É estabelecido o Tóquio Kumon Instituto de Matemática. 1972

O livro O Segredo do Kumon de Matemática (editora Koseido) torna-se um best seller.

O método Kumon torna-se amplamente conhecido por meio da publicação deste livro escrito pelo fundador, Toru Kumon. O livro apresentou oficialmente os objetivos e a teoria do método Kumon pela primeira vez, incluindo diversos casos reais de alunos ilustrando a eficácia do estudo. O livro gerou grande repercussão e a empresa recebeu grande número de pedidos de informações. 1974

O Kumon começa a publicar livros de atividades para pré-escolares.
O número total de alunos no Japão ultrapassa 200.000. 1977

O primeiro Encontro de Orientadores foi realizado no Japão.

O Kumon começou a realizar anualmente o Encontro de Orientadores a partir deste ano para possibilitar aos orientadores do Japão oportunidades de compartilhar entre colegas os resultados de orientação e as atividades dos grupos voluntários de pesquisa. O tema do primeiro Encontro foi Busca de uma melhor orientação.
O número total de alunos no Japão ultrapassa 500.000. 1979



A primeira unidade de Matemático do Kumon fora do Japão é aberta em Nova York.
O método Kumon iniciou suas atividades fora do Japão com a abertura de uma unidade em Nova York, no ano de 1974. Inicialmente, a maioria dos alunos dessa unidade eram os filhos de expatriados japoneses. No entanto, como a eficácia do método Kumon se tornou mais amplamente conhecida, as crianças locais passaram a se matricular. Hoje, o Kumon se estabeleceu como uma instituição que oferece educação de qualidade para crianças por meio de orientadores locais ao redor do mundo. 1974

Abertura de unidade em Taiwan. 1975

Abertura de unidade no Brasil. 1977

Abertura de unidade na Alemanha.
O número de alunos do Kumon em Taiwan chega a 1.000. 1979

1970

É lançado o material de Inglês (para falantes nativos do idioma japonês). 1980

É lançado o material de Língua Japonesa (para falantes nativos do idioma japonês).
É realizado o primeiro congresso sobre o tema Alunos com necessidades especiais.

Nesse congresso anual os orientadores aprimoram conhecimentos sobre como orientar alunos com necessidades especiais e recebem aconselhamento prático sobre como aplicar em suas unidades o que aprenderam.
O Osaka Kumon Instituto de Matemática Ltda. e o Tóquio Kumon Instituto de Matemática Ltda. são reestruturados, passando de empresas limitadas para corporações de capital aberto.
O número total de alunos no Japão ultrapassa 1 milhão. 1981

Ocorre a fusão do Osaka Kumon Instituto de Matemática Ltda. com o Tóquio Kumon Instituto de Matemática Ltda., formando o Kumon Instituto de Matemática Ltda. 1982

O nome da empresa é alterado de Kumon Instituto de Matemática Ltda. para Kumon Instituto de Educação.
É criado o primeiro logotipo do Kumon.
1983

É lançado o material de Japonês (para estrangeiros). 1984

É lançado o material de caligrafia do Kumon. 1985

São lançados os materiais de Francês e de Alemão (para falantes nativos do idioma japonês). 1986

É fundada a empresa Kumon Publishing Co., Ltd. 1988

O número total de alunos no Japão ultrapassa 1,5 milhão. 1989


É estabelecida uma empresa afiliada em São Paulo, Brasil.

É concluída a construção do edifício sede do Kumon América do Sul (agosto de 1994).
É estabelecida uma empresa afiliada em Düsseldorf, Alemanha. 1980

É estabelecida uma empresa afiliada em Los Angeles, Estados Unidos. 1982

O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 10.000. 1983

É estabelecida uma empresa afiliada em Sydney, Austrália. 1984

É estabelecida uma empresa afiliada em Hong Kong.
É estabelecida uma empresa afiliada em Toronto, Canadá.
Uma escola pública nos Estados Unidos implementa o Kumon de Matemática.
O vice-diretor da escola Sumiton Elementary School, localizada no Alabama, viu um programa de televisão sobre o Kumon e se convenceu da eficácia do método, sentindo que poderia realmente ajudar seus alunos a superar a aversão pela matemática. Essa foi a primeira vez que o método Kumon foi utilizado em aulas regulares fora do Japão. Os resultados foram maiores do que o esperado e essa conquista foi chamada de "o milagre de Sumiton" em uma variedade de meios de comunicação. Tal publicidade levou a maior consciência sobre o Kumon e ao estabelecimento de mais e mais unidades ao redor do mundo. 1988

1980

Lançado o material de inglês (para falantes nativos do idioma japonês). 1990

Acontece o falecimento do fundador da empresa, Toru Kumon. 1995

É fundada a empresa Kumon Lifelong Integrated Learning Co., Ltd. (caligrafia simples e caligrafia tradicional). 1996

Ocorre o falecimento do presidente, Takeshi Kumon. 1997


É lançado na Austrália o material do Kumon de Inglês (para falantes nativos da língua inglesa). O material de Inglês do Kumon é atualmente oferecido em 23 países e regiões ao redor do mundo.
É estabelecida uma empresa afiliada em Londres, Reino Unido. 1990

É estabelecida uma empresa afiliada em Madri, Espanha.
O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 200.000. 1991

É lançado em Taiwan o material do Kumon de Chinês (para falantes nativos da língua chinesa). O material de Chinês do Kumon é atualmente oferecido em seis países e regiões ao redor do mundo.
O número total de alunos no mundo ultrapassa 2 milhões. 1993

É lançado no Brasil o material do Kumon de Português (para falantes nativos da língua portuguesa).
1994

É estabelecida uma empresa afiliada em Singapura.
É estabelecida uma empresa afiliada em Santiago, Chile.
É estabelecida uma empresa afiliada na Cidade do México, México.
É estabelecida uma empresa afiliada em Xangai, China.
O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 500.000. 1995

É estabelecida uma empresa afiliada em Johannesburg, África do Sul.
É estabelecida uma empresa afiliada em Manila, Filipinas.
1996

É estabelecida uma empresa afiliada em Kuala Lumpur, Malásia.
1997

É estabelecida uma empresa afiliada em Bancoque, Tailândia.
É estabelecida uma empresa afiliada em Buenos Aires, Argentina.
O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 1 milhão. 1998

1990

O Kumon é reorganizado e assume a estrutura de grupo empresarial.
É fundado o Centro de Pesquisas Educacionais Toru Kumon Ltda. 2000

Acontece o início das pesquisas sobre os efeitos da terapia de estudo sobre a demência senil.
É realizado o primeiro Treinamento Mundial de Líderes do Kumon.

Realizado sob o tema O Kumon no século 21 e minha missão pessoal, esse treinamento teve a participação de colaboradores em posições-chave do mundo todo, os quais discutiram temas como o Kumon way e a melhor forma de compartilhar os valores do Kumon.
É realizado o primeiro English Immersion Camp.

As crianças que participaram desse acampamento assumiram o desafio da imersão total na língua inglesa. O acampamento foi realizado com a intenção de formar pessoas capazes que possam contribuir para a sociedade global em união com pessoas de diferentes países ao redor do mundo.
É criado o novo logotipo do Kumon.

2001

Todas as placas de identificação do Kumon são substituídas por placas com o novo logotipo do Kumon 2003

São iniciadas atividades de apoio à criação de filhos.

2007

O Kumon celebra o 50º aniversário de fundação.

2008

O Kumon começa a oferecer serviços educacionais para universidades. 2010

É fundado o Global Communication & Testing Co., Ltd. (GC&T).
O GC&T é encarregado de promover os exames TOEFL Junior® e TOEFL Primary® em parceria com a ETS (Educational Testing Service), a maior organização mundial sem fins lucrativos desenvolvedora de testes. 2011

É lançado o programa Baby Kumon.

2012

É celebrado o 100º aniversário de nascimento de Toru Kumon.
2014


É estabelecida uma empresa afiliada em Jacarta, Indonésia. 2000

O número total de alunos no mundo ultrapassa 3 milhões. 2001

O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 2 milhões. 2003

É lançado no Brasil o material EFL (English as a Foreign Language). O material EFL é atualmente oferecido em oito países e regiões do mundo.
É lançado na América do Sul o material de Espanhol (para falantes nativos da língua espanhola). O material de Espanhol é atualmente oferecido em sete países do mundo.


É estabelecida uma empresa afiliada em Nova Delhi, Índia.
Até o momento, a expansão do Kumon fora do Japão tem ocorrido conforme as ofertas recebidas de parceiros locais. Nesse caso, entretanto, o Kumon estabeleceu uma empresa filiada na Índia a fim de proporcionar oportunidades de aprendizagem para tantas crianças quanto possível. Seguimos buscando a forma ideal de oferecer o método Kumon na Índia.
É estabelecida uma empresa afiliada em Bogotá, Colômbia. 2004

É lançado na Coreia o material CFL (Chinese as a Foreign Language).
É estabelecida uma empresa afiliada em Guangzhou, China. 2005

É estabelecida uma empresa afiliada na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã.
O número total de alunos no mundo ultrapassa 4 milhões. 2006

É estabelecida uma empresa afiliada em Doha, Qatar. 2007

É lançado na Tailândia o material de Tailandês (para falantes nativos da língua tailandesa). 2008

É estabelecida uma empresa afiliada em Pequim, China.
(Dados até Abril de 2016)

2011

2000

Japão

O Kumon no mundo

1950

1954
Toru Kumon, um professor de Matemática do ensino médio, começou a oferecer ao filho Takeshi uma educação baseada no conceito de autoinstrução quando este cursava a segunda série do ensino fundamental. Kumon elaborou para o filho numerosos problemas de cálculo em folhas soltas de papel. Essa foi a origem do método Kumon.
1956
A primeira unidade que utilizava o material didático do Kumon foi aberta na cidade de Moriguchi, Osaka.
1958
O escritório do Instituto de Matemática Osaka fica na cidade de Osaka. Unidade Toyonaka Uenozaka, onde Toru e Teiko Kumon orientavam juntos os alunos (por volta de 1965).

1960

1962
É estabelecido o Instituto de Matemática Osaka. A primeira unidade do Kumon é aberta em Shinjuku, Tóquio. Durante os anos 1959 a 1962 o escritório do Kumon se localizava numa sala alugada dentro desta residência em Osaka.
1963
Aberto o escritório do Kumon em Tóquio.
1969
O número total de alunos no Japão ultrapassa 10.000.

1970

1972
O nome da empresa, Instituto de Matemática Osaka, é alterado para Osaka Kumon Instituto de Matemática. É estabelecido o Tóquio Kumon Instituto de Matemática.
1974
O livro O Segredo do Kumon de Matemática (editora Koseido) torna-se um best seller.
  • O método Kumon torna-se amplamente conhecido por meio da publicação deste livro escrito pelo fundador, Toru Kumon. O livro apresentou oficialmente os objetivos e a teoria do método Kumon pela primeira vez, incluindo diversos casos reais de alunos ilustrando a eficácia do estudo. O livro gerou grande repercussão e a empresa recebeu grande número de pedidos de informações.
1977
O Kumon começa a publicar livros de atividades para pré-escolares.
O número total de alunos no Japão ultrapassa 200.000.
1979
O primeiro Encontro de Orientadores foi realizado no Japão.
  • O Kumon começou a realizar anualmente o Encontro de Orientadores a partir deste ano para possibilitar aos orientadores do Japão oportunidades de compartilhar entre colegas os resultados de orientação e as atividades dos grupos voluntários de pesquisa. O tema do primeiro Encontro foi Busca de uma melhor orientação.
O número total de alunos no Japão ultrapassa 500.000.

1980

1980
É lançado o material de Língua Japonesa (para falantes nativos do idioma japonês).
1981
Lançado o material de língua japonesa (para falantes nativos do idioma japonês).
É realizado o primeiro congresso sobre o tema Alunos com necessidades especiais.
  • Nesse congresso anual os orientadores aprimoram conhecimentos sobre como orientar alunos com necessidades especiais e recebem aconselhamento prático sobre como aplicar em suas unidades o que aprenderam.
O Osaka Kumon Instituto de Matemática Ltda. e o Tóquio Kumon Instituto de Matemática Ltda. são reestruturados, passando de empresas limitadas para corporações de capital aberto.
O número total de alunos no Japão ultrapassa 1 milhão.
1982
Ocorre a fusão do Osaka Kumon Instituto de Matemática Ltda. com o Tóquio Kumon Instituto de Matemática Ltda., formando o Kumon Instituto de Matemática Ltda.
1983
O nome da empresa é alterado de Kumon Instituto de Matemática Ltda. para Kumon Instituto de Educação.
  • É criado o primeiro logotipo do Kumon.
1984
É lançado o material de Japonês (para estrangeiros).
1985
É lançado o material de caligrafia do Kumon.
1986
São lançados os materiais de Francês e de Alemão (para falantes nativos do idioma japonês).
1988
É fundada a empresa Kumon Publishing Co., Ltd.
1989
O número total de alunos no Japão ultrapassa 1,5 milhão.

1990

1990
Lançado o material de inglês (para falantes nativos do idioma japonês).
1995
Acontece o falecimento do fundador da empresa, Toru Kumon.
1996
É fundada a empresa Kumon Lifelong Integrated Learning Co., Ltd. (caligrafia simples e caligrafia tradicional).
1997
Ocorre o falecimento do presidente, Takeshi Kumon.

2000

2000
O Kumon é reorganizado e assume a estrutura de grupo empresarial. É fundado o Centro de Pesquisas Educacionais Toru Kumon Ltda.
2001
Acontece o início das pesquisas sobre os efeitos da terapia de estudo sobre a demência senil.
É realizado o primeiro Treinamento Mundial de Líderes do Kumon.
  • Realizado sob o tema O Kumon no século 21 e minha missão pessoal, esse treinamento teve a participação de colaboradores em posições-chave do mundo todo, os quais discutiram temas como o Kumon way e a melhor forma de compartilhar os valores do Kumon.
É realizado o primeiro English Immersion Camp.
  • As crianças que participaram desse acampamento assumiram o desafio da imersão total na língua inglesa. O acampamento foi realizado com a intenção de formar pessoas capazes que possam contribuir para a sociedade global em união com pessoas de diferentes países ao redor do mundo.
É criado o novo logotipo do Kumon.
2003
Todas as placas de identificação do Kumon são substituídas por placas com o novo logotipo do Kumon
2007
São iniciadas atividades de apoio à criação de filhos.
2008
O Kumon celebra o 50º aniversário de fundação.

2010

2010
O Kumon começa a oferecer serviços educacionais para universidades..
2011
É fundado o Global Communication & Testing Co., Ltd. (GC&T). O GC&T é encarregado de promover os exames TOEFL Junior® e TOEFL Primary® em parceria com a ETS (Educational Testing Service), a maior organização mundial sem fins lucrativos desenvolvedora de testes.
2012
É lançado o programa Baby Kumon.
2014
É celebrado o 100º aniversário de nascimento de Toru Kumon.

O Kumon no mundo

1970

1974
A primeira unidade de Matemático do Kumon fora do Japão é aberta em Nova York. O método Kumon iniciou suas atividades fora do Japão com a abertura de uma unidade em Nova York, no ano de 1974. Inicialmente, a maioria dos alunos dessa unidade eram os filhos de expatriados japoneses. No entanto, como a eficácia do método Kumon se tornou mais amplamente conhecida, as crianças locais passaram a se matricular. Hoje, o Kumon se estabeleceu como uma instituição que oferece educação de qualidade para crianças por meio de orientadores locais ao redor do mundo.
1975
Abertura de unidade em Taiwan.
1977
Abertura de unidade no Brasil.
1979
Abertura de unidade na Alemanha.
O número de alunos do Kumon em Taiwan chega a 1.000.

1980

1980
É estabelecida uma empresa afiliada em São Paulo, Brasil.
  • É concluída a construção do edifício sede do Kumon América do Sul (agosto de 1994).
É estabelecida uma empresa afiliada em Düsseldorf, Alemanha.
1982
É estabelecida uma empresa afiliada em Los Angeles, Estados Unidos.
1983
O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 10.000.
1984
É estabelecida uma empresa afiliada em Sydney, Austrália.
1988
É estabelecida uma empresa afiliada em Hong Kong.
É estabelecida uma empresa afiliada em Toronto, Canadá.
Uma escola pública nos Estados Unidos implementa o Kumon de Matemática. O vice-diretor da escola Sumiton Elementary School, localizada no Alabama, viu um programa de televisão sobre o Kumon e se convenceu da eficácia do método, sentindo que poderia realmente ajudar seus alunos a superar a aversão pela matemática. Essa foi a primeira vez que o método Kumon foi utilizado em aulas regulares fora do Japão. Os resultados foram maiores do que o esperado e essa conquista foi chamada de "o milagre de Sumiton" em uma variedade de meios de comunicação. Tal publicidade levou a maior consciência sobre o Kumon e ao estabelecimento de mais e mais unidades ao redor do mundo.

1990

1990
É lançado na Austrália o material do Kumon de Inglês (para falantes nativos da língua inglesa).
O material de Inglês do Kumon é atualmente oferecido em 23 países e regiões ao redor do mundo.
É estabelecida uma empresa afiliada em Londres, Reino Unido.
1991
É estabelecida uma empresa afiliada em Madri, Espanha.
O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 200.000.
1993
É lançado em Taiwan o material do Kumon de Chinês (para falantes nativos da língua chinesa).
O material de Chinês do Kumon é atualmente oferecido em seis países e regiões ao redor do mundo.
O número total de alunos no mundo ultrapassa 2 milhões.
1994
É lançado no Brasil o material do Kumon de Português (para falantes nativos da língua portuguesa).
1995
É estabelecida uma empresa afiliada em Singapura.
É estabelecida uma empresa afiliada em Santiago, Chile.
É estabelecida uma empresa afiliada na Cidade do México, México.
É estabelecida uma empresa afiliada em Xangai, China.
O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 500.000.
1996
É estabelecida uma empresa afiliada em Johannesburg, África do Sul.
É estabelecida uma empresa afiliada em Manila, Filipinas.
1997
É estabelecida uma empresa afiliada em Kuala Lumpur, Malásia.
1998
É estabelecida uma empresa afiliada em Bancoque, Tailândia.
É estabelecida uma empresa afiliada em Buenos Aires, Argentina.
O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 1 milhão.

2000

2000
É estabelecida uma empresa afiliada em Jacarta, Indonésia.
2001
O número total de alunos no mundo ultrapassa 3 milhões.
2003
O número total de alunos fora do Japão ultrapassa 2 milhões.
2004
É lançado no Brasil o material EFL (English as a Foreign Language).
O material EFL é atualmente oferecido em oito países e regiões do mundo.
É lançado na América do Sul o material de Espanhol (para falantes nativos da língua espanhola).
O material de Espanhol é atualmente oferecido em sete países do mundo.
É estabelecida uma empresa afiliada em Nova Delhi, Índia.
  • Até o momento, a expansão do Kumon fora do Japão tem ocorrido conforme as ofertas recebidas de parceiros locais. Nesse caso, entretanto, o Kumon estabeleceu uma empresa filiada na Índia a fim de proporcionar oportunidades de aprendizagem para tantas crianças quanto possível. Seguimos buscando a forma ideal de oferecer o método Kumon na Índia.
É estabelecida uma empresa afiliada em Bogotá, Colômbia.
2005
É lançado na Coreia o material CFL (Chinese as a Foreign Language).
É estabelecida uma empresa afiliada em Guangzhou, China.
2006
É estabelecida uma empresa afiliada na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã.
O número total de alunos no mundo ultrapassa 4 milhões.
2007
É estabelecida uma empresa afiliada em Doha, Qatar.
2008
É lançado na Tailândia o material de Tailandês (para falantes nativos da língua tailandesa).

2010

2011
É estabelecida uma empresa afiliada em Pequim, China.

(Dados até Abril de 2016)