Você conhece o Programa Mundial de Intercâmbio de Colaboradores do Kumon?

30/10/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

O ativo mais importante de uma empresa são as pessoas. O Kumon sabe disso, e por esse motivo busca o desenvolvimento constante de seus colaboradores. Entre as ações estão o incentivo ao estudo do material didático, em que a empresa cede 30 minutos do horário de trabalho diário para esse fim, e o PMIC – Programa Mundial de Intercâmbio de Colaboradores do Kumon.

No PMIC, o colaborador fica fora do ambiente de trabalho por seis meses, aprendendo mais sobre a orientação do Kumon e fazendo uma imersão completa em metodologias que tornam seu trabalho mais completo e eficiente. No final do programa, ele vai para o Japão com tudo pago pela empresa para entrar em contato com líderes do mundo todo e apresentar o que aprendeu.

Lilian Ferreira, de 36 anos, é Coordenadora de Franquias na filial Belo Horizonte há mais de seis anos. Em 2017 ela teve a oportunidade de participar do PMIC, e agora conta como foi a experiência.

"Agradeço ao Kumon por oferecer esse programa de desenvolvimento de colaboradores tão diferenciado. Tenho absoluta certeza de que são poucas as empresas no mundo que deslocam colaboradores de suas atividades por seis meses para capacitá-los e oportunizar seu crescimento. Sou muito grata!"

- Lilian

A importância de manter-se em desenvolvimento

Lilian conheceu o Kumon por meio de uma amiga que havia ficado um ano fora do país e, mesmo assim, não teve dificuldades para passar no vestibular da UFMG porque "fazia Kumon". Lilian nunca se esqueceu disso.

Anos depois, Lilian encontrou uma vaga para o cargo de Coordenadora de Franquias e se lembrou dessa história. Antes de se candidatar, pesquisou sobre o Método e se encantou com a presença do Kumon em vários países e com a solidez da empresa. Conforme avançava no processo seletivo, sentia que estava diante de uma empresa exigente e que buscava as melhores pessoas.

Lilian, claro, ficou muito feliz em ser selecionada. Mas ela sabia que sua jornada não parava por ali. Segundo ela, o desejo de mudar e de se aprimorar é fundamental. Reconhecer-se como profissional em desenvolvimento e ser humilde é a melhor forma de se abrir para o novo, aprender e rever conceitos. Foi aí que, incentivada pelo marido e pela grande oportunidade de aprendizado, ela decidiu participar do processo seletivo para o PMIC.

"Apesar de toda a experiência na linha de frente enquanto coordenadora, eu entendia a importância de me aprofundar em orientação, aprendendo com os colaboradores japoneses. Seria uma grande oportunidade de beber na fonte, aprender com pessoas excelentes."

- Lilian

 

O PMIC é um grande investimento nos colaboradores

O PMIC aconteceu de outubro de 2017 a março de 2018, com a participação de dois colaboradores japoneses, quatro brasileiros e dois tradutores para sessões específicas.

O programa passou por um estudo preliminar de unidades selecionadas, com análise profunda da região de atuação do franqueado, características do público e a realidade das escolas. Isso mudou a forma de Lilian atuar em seu dia a dia. Ela aprendeu a fazer um diagnóstico preciso e relacionar os pontos de desenvolvimento das unidades com a orientação e comunicação com os clientes.

Os participantes utilizaram diversas ferramentas disponibilizadas pelo Kumon para a extração e análise de dados. Dali saíram opiniões e hipóteses para serem verificadas. Antes e após cada visita às unidades selecionadas, o grupo confirmava ou refutava hipóteses e decidia o que deveria ser mudado por meio da consultoria, em conjunto com as orientadoras. O ciclo se repetiu por seis meses, sempre com o feedback dos líderes quanto à evolução do programa.

 

Etapa final: Japão!

Ao final do PMIC, Lilian pôde compartilhar todo o seu aprendizado no WFDC – World Field Developers Conference, no Japão. Lá ela trocou experiências com profissionais da linha de frente do Kumon Japão, do Kumon Estados Unidos e do Kumon China, além de ser capacitada com palestras de grandes profissionais do Kumon e poder visitar o Museu do professor Toru Kumon. Tudo isso, claro, aproveitando para fazer turismo e conhecer todos os encantos da terra do sol nascente.

"Foi uma experiência inesquecível! Conhecer o Japão era um sonho desde que entrei na empresa que foi concretizado da melhor maneira possível. Além do imensurável aprendizado profissional, tivemos a oportunidade de conhecer de perto a cultura japonesa, a culinária local, os pontos turísticos de Osaka e Kyoto. Gratidão eterna!"

- Lilian

 

 


Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.