O que é rendimento escolar? Saiba como medir e como melhorar essa taxa

14/12/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Dedicar a devida atenção ao acompanhamento do rendimento escolar do aluno é parte essencial do cuidado que responsáveis e educadores devem ter em relação à educação da criança.


Entretanto, engana-se quem pensa que esta é uma tarefa simples. Cada vez mais, manter o aproveitamento pedagógico do aluno em um patamar saudável é um desafio. 


Isto acontece devido não somente ao avanço das novas tecnologias, que tornam mais difícil , produtividade e interesse pelos estudos, mas também devido a outras causas do baixo aproveitamento escolar que vamos abordar mais adiante neste artigo.


Além disso, neste post você também vai aprender qual é a importância do rendimento escolar e como obter o melhor aproveitamento pedagógico da criança, com uma super dica no final para conseguir um aumento surpreendente na taxa de rendimento do seu filho na escola.


Quer saber o segredo dos nossos alunos para ter uma taxa de rendimento escolar tão alta? Então acesse nosso site e saiba mais sobre o método Kumon.


Leia mais:


O que é rendimento escolar?


O rendimento escolar relaciona-se com a avaliação contínua da aquisição de conhecimento no ambiente acadêmico, analisando o que o aluno aprendeu ao longo de seu processo formativo.


Entretanto, o conceito abrange uma série de fatores que vão muito além da capacidade que o aluno possui de absorver o conhecimento e do modo como isto é avaliado. Isso porque é necessário considerar também como a criança aplica e expressa este conhecimento.


Além disso, estas habilidades são bastante influenciadas pela própria competência dos educadores e da instituição de ensino. Assim, o aproveitamento pedagógico é resultado de uma soma de fatores que age diretamente sobre o desempenho acadêmico do aluno.


O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) diz sobre o rendimento escolar?


Os critérios para a determinação do desempenho escolar do aluno não são definidos de forma arbitrária, mas sim com base nas definições e regularizações propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 


Veja o que a LDB diz:


  • Rendimento escolar é a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. 

  • Na Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, o rendimento deve observar a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; o aproveitamento de estudos concluídos com êxito; e a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

  • O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação. 

  • Também cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis sobre o rendimento do estudante.


Qual é a importância de acompanhar o rendimento escolar?


Acompanhar o rendimento do aluno é uma grande ferramenta para pais, alunos e escolas poderem identificar em que pontos o estudante possui mais dificuldade e traçar estratégias e soluções personalizadas para corrigir estes problemas e melhorar seu desempenho.


Assim, oferecendo dados para auxiliar nas tomadas de decisão e planejar as atividades escolares, a importância do rendimento escolar vai além de entender como tirar notas melhores, mas principalmente funciona como ferramenta para a construção sólida do conhecimento por parte do aluno.

Melhora o desempenho dos alunos


A verificação rotineira do rendimento do estudante permite identificar com mais facilidade as dificuldades ou problemas pelos quais um aluno pode estar passando. Assim, ao analisar a frequência ou as notas da criança, é possível identificar se algo está errado e agir imediatamente.


Este tipo de orientação individualizada e promovida no momento mais oportuno, justamente quando a criança está apresentando alterações no aproveitamento pedagógico, é essencial para melhorar as notas e construir o conhecimento na hora certa.


Ajuda a identificar problemas mais profundos


Como dissemos no início, por mais que a avaliação do rendimento escolar seja baseada nas notas, um olhar atento aos resultados do aluno pode ajudar a revelar outros aspectos e problemas mais profundos a respeito do estudante.


Por exemplo: um aluno que apresenta uma diminuição súbita na frequência de comparecimento às aulas pode estar passando por um problema familiar ou uma situação de bullying na escola. Nestes casos, a instituição teria uma indicação de que é preciso ir mais a fundo no acompanhamento deste estudante.


Otimiza o desempenho da escola


Ao acompanhar a taxa de rendimento dos alunos, a escola também sai ganhando. Afinal, a possibilidade de agir rapidamente em prol de um melhor desempenho dos estudantes influencia positivamente a imagem e os resultados da instituição.


Tudo isso resulta em maior engajamento por parte dos estudantes, o que por sua parte eleva o índice de satisfação, amplia a taxa de retenção de alunos e diminui a evasão escolar. 


Além disso, ao melhorar o nível de toda a turma, os resultados aparecem também no desempenho dos estudantes no Enem e vestibulares, destacando a instituição como uma ótima opção perante os pais.


Auxilia na construção de estratégias


Ao acompanhar o rendimento dos alunos, professores e demais profissionais da instituição de ensino ganham dados e ferramentas com os quais podem contar para tomar decisões e desenvolver estratégias a favor de alunos que apresentem queda de desempenho.


Este tipo de acompanhamento individual também possibilita a construção de planos de ação personalizados, desenvolvidos com foco nas necessidades apresentadas por cada aluno. Ou seja, além de cumprir seu papel em relação ao aprendizado, a escola se posiciona verdadeiramente a favor da construção de um cidadão pronto para a sociedade.


Estreita a relação entre família e escola


A relação de parceria entre família e escola é um elemento que promove mudanças substanciais no aprendizado do aluno. Para este relacionamento alcançar os melhores resultados, é indispensável existir um ambiente produtivo de confiança e diálogo entre estas partes.


Ao acompanhar o aproveitamento pedagógico, a instituição dispõe de informações que auxiliam a construir esta relação com a família. Demonstrando preocupação com o aluno e suas individualidades, ela se posiciona como um ambiente que olha para a criança de forma integral, e não apenas como um número de matrícula.

Possibilita identificar particularidades


Os alunos possuem estilos de aprendizagem diferentes, assim como inteligências múltiplas distintas. Tudo isso se reflete na maior facilidade ou dificuldade que cada um deles terá com determinadas matérias ou métodos de ensino.


Mas como identificar as particularidades de cada estudante? Analisar o rendimento escolar é uma ótima maneira de fazer isso. A avaliação consegue apontar em que tipo de conteúdo ou situação o aluno está tendo mais dificuldades, permitindo que a escola trace estratégias específicas para cada caso.


Como avaliar o rendimento escolar do aluno?





O desempenho dos estudantes brasileiros é avaliado por meio da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também chamada de Prova Brasil.


Trata-se de uma prova criada em 2005 pelo Ministério da Educação, aplicada nas escolas públicas que possuem pelo menos 20 alunos matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.


Além da Anresc, que é instrumento federal para a avaliação do rendimento, ainda há iniciativas estaduais como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), por exemplo, com sua própria metodologia de análise do conhecimento dos alunos.

Principais causas do baixo rendimento escolar

Existem inúmeras variáveis que podem atuar como causas do baixo aproveitamento escolar. Dentre as mais frequentes estão:


  • A própria dificuldade de algumas disciplinas.

  • Falta de motivação.

  • Desinteresse pelos estudos.

  • Distração durante as aulas ou os estudos em casa.

  • Exaustão por excesso de provas, tarefas ou atividades extracurriculares.

  • Grande quantidade de provas em um período pequeno de tempo.

  • Dificuldades de aprendizagem.

  • Problemas pessoais e familiares.

  • Má alimentação.

  • Qualidade do sono ruim.

  • Despreparo ou falta de habilidade dos educadores no engajamento dos alunos.


Como é possível perceber, a escola desempenha um papel primordial nesta equação, e sua responsabilidade no rendimento dos estudantes deve ser considerada com grande atenção.


Como melhorar o rendimento escolar?


Melhorar o aproveitamento dos alunos está no centro das atenções dos educadores na atualidade, e para isso há inúmeras estratégias sendo utilizadas e aplicadas em escolas de todo o Brasil.


Independente de como isto seja feito, é fundamental observar que o objetivo destas estratégias é, em grande parte, aumentar a motivação dos alunos diante do aprendizado e resgatar seu interesse pelos estudos.


Para que esta meta seja alcançada as escolas precisam reavaliar seus projetos didáticos e metodologias, com foco na realidade dos estudantes e em como isso impacta o rendimento escolar.


Da parte do aluno, é fundamental melhorar os aspectos qualitativos dos estudos. Ou seja: focar em como estudar melhor, em vez de apenas estudar por mais tempo.


Como o Kumon ajuda a melhorar o rendimento escolar dos alunos?

Se você conhece alguém que tem filhos matriculados no Kumon, já deve ter ouvido falar na enorme melhora de desempenho pela qual os alunos passam após iniciar seus estudos no método.


Porém, o que talvez você não saiba é que este ganho de performance se estende além da matéria que o aluno estuda no Kumon, como português ou matemática, gerando efeitos de modo integral na aprendizagem da criança.


Isso acontece porque, ao estudar todos os dias com um método que valoriza o ensino individualizado e a progressão regular no aprendizado, a criança habitua-se com os estudos e aprende a gostar de aprender. Isto influencia diretamente sua motivação para seguir estudando.


Mas não é só isso. Quando estuda regularmente, o aluno não precisa perder tanto tempo buscando compreender conteúdos complexos de português, matemática ou inglês. Assim, ganha mais tempo para se dedicar a outras matérias ou a conteúdos nos quais não apresente tanta facilidade.


Com mais tempo livre e habituado a uma rotina de estudos, os resultados aparecem. Isso dá início a um ciclo virtuoso no qual o aluno sente-se motivado e autoconfiante, resultando em um salto de qualidade no seu rendimento.


Conclusão


Viu só a importância do rendimento escolar? Mais que uma simples forma de avaliar o desempenho do aluno, esta é uma incrível ferramenta para pais e escolas conseguirem acompanhar o estudante de modo mais próximo e personalizado, traçando estratégias individuais com foco no seu desenvolvimento.


Também é importante lembrar, como você viu neste artigo, que as causas do baixo aproveitamento escolar nem sempre estão ligadas a dificuldades de aprendizagem ou à capacidade do aluno. Elas podem se originar, por exemplo, em um problema de saúde, como de visão ou audição, ou em uma rotina de má alimentação e poucas horas de sono.


Seja qual for a razão, acompanhar de perto a taxa de desempenho escolar do aluno é fundamental para oferecer a ele meios de desenvolver seu máximo potencial, com estratégias focadas na sua individualidade e necessidades próprias.


Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre como proporcionar à criança um modelo de

ensino adequado às suas características, confira este artigo sobre os benefícios para a aprendizagem do

método de ensino individual

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.