Pensamento crítico: o que é e como desenvolver?

21/03/2022
Compartilhe:

Desenvolver o pensamento crítico é essencial para fazer boas escolhas

O pensamento crítico é uma das principais habilidades que desenvolvemos ao longo da vida. Quando bem trabalhado, ele é capaz de sustentar a autonomia, independência e boas escolhas de um indivíduo.


Ao contrário do que possa parecer, ele pode e deve ser estimulado desde cedo entre as crianças. A escola e algumas atividades extracurriculares, como o Kumon, possuem papel fundamental neste sentido. 


Neste post vamos entender melhor o que é pensamento crítico e trazer dicas de como desenvolvê-lo, independentemente da idade de seu filho.


Saiba como o método Kumon desenvolve todo o potencial do seu filho.


Leia mais:


O que é pensamento crítico?


O pensamento crítico é a capacidade de análise dos fatos, experiências, comentários ou situações com o objetivo de formar uma opinião própria. 


Para isso é necessário construir argumentos com base em dados e informações confiáveis, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.


Quem busca formas de como melhorar o pensamento crítico é capaz de formular e defender ideias e pontos de vista originais, tornando-se protagonista do saber em vez de um mero receptor de informações.


“O pensamento crítico é ter o desejo de buscar, a paciência para duvidar, o empenho para meditar, a lentidão para afirmar, a disposição para considerar, o cuidado para ordenar e o ódio por qualquer tipo de impostura” 


Francis Bacon, um dos fundadores da Revolução Científica


Como funciona o pensamento crítico?


Saber como ter pensamento crítico é um processo racional e consciente, que tem origem no trabalho conjunto das atitudes de uma pessoa e suas habilidades cognitivas.


Entre estas competências estão a capacidade de análise, percepção e empatia. Elas são os primeiros instrumentos que entram em ação e permitem avaliar e julgar uma situação sob um ponto de vista particular.


Este processo tem início com a recepção de informações, incluindo aí textos, imagens e conceitos.


De posse destes conhecimentos, inicia-se a fase de questionamento, em que são levantadas hipóteses e possibilidades.


A partir daí, o raciocínio crítico passa pelas etapas de elaborar ideias e entrar em ação para colocá-las em prática, chegando a um julgamento ou formação de opinião.


Vamos a um exemplo prático de como ter pensamento crítico?


Imagine um trabalho em grupo na escola. Um dos alunos ficou de preparar a apresentação final para o dia seguinte. Mas não é um aluno qualquer: é o mais estudioso e comprometido da classe. Ninguém tem dúvidas de que ele cumprirá sua parte.


Entretanto, no dia seguinte ele não vai para a aula, não responde mensagens e nenhum de seus colegas consegue fazer algum tipo de contato.


Os demais alunos do grupo ficam enfurecidos. Quando o professor pergunta por que eles não poderão apresentar o trabalho, a culpa recai totalmente sobre o colega que não compareceu nem deu notícias.


Porém, logo após a aula, a equipe descobre que o menino teve uma emergência de saúde e está hospitalizado. Não demora muito até que todos sejam atingidos pelo remorso e a culpa.


Se este grupo tivesse aplicado o pensamento crítico, as coisas seriam bem diferentes. Mas como?


Em primeiro lugar, eles buscariam razões para a ausência do colega. Não há muitas pistas, mas eles possuem uma informação importante: é o aluno mais comprometido da turma.


Sabendo disso, eles passam a levantar hipóteses do motivo para a ausência ou para não atender o telefone.


O que você pensaria?


Pois é, emergências de saúde sempre estão entre as primeiras possibilidades nestes casos. Para validar esta hipótese, os alunos entram em contato com a mãe do menino, que informa que ele sofreu um acidente, mas está bem.


O garoto pede para a mãe avisar que o trabalho está pronto em um pendrive e só falta imprimir.


O grupo consegue entregar o trabalho, o professor é super compreensivo com a situação e ninguém se sente culpado.


Viu só? Quando uma pessoa sabe como desenvolver o raciocínio crítico, não costuma ser vítima de julgamentos precipitados ou decisões tomadas por impulso.


Principais vantagens do raciocínio crítico

O raciocínio crítico ajuda a formar cidadãos mais conscientes


Entender como melhorar o pensamento crítico é um dos caminhos mais seguros para formar cidadãos mais conscientes. Também é algo fundamental para o sucesso escolar, acadêmico e profissional.


Ter a capacidade de tomar decisões equilibradas, avaliar e se posicionar diante de situações é uma habilidade cada vez mais importante na formação de estudantes e valorizada em situações profissionais.


Para quem pensa em empreender no futuro, o pensar de forma crítica é uma competência indispensável. Como seu papel é buscar novas soluções para os mesmos problemas, ele acaba por fortalecer a inovação.


Também não podemos esquecer dos tempos em que estamos vivendo, repletos de fake news e boatos que, com sua rápida viralização, trazem consequências para a política, economia e o cotidiano.


Analisar as informações antes de assumi-las como verdadeiras permite enfrentar argumentos falsos e navegar por este mar de informações com mais segurança.


Outras vantagens:


  • Incentiva a curiosidade

  • Abastece a criatividade

  • Motiva a flexibilidade e a empatia

  • Ensina a ter as próprias opiniões

  • Impede de ser manipulado por notícias falsas

  • Forma profissionais proativos e com autonomia

  • Fortalece a liderança

  • Facilita a solução de conflitos

  • Ajuda a romper preconceitos

Quais são as principais características do pensamento crítico?


Pensar criticamente significa raciocinar com clareza, usando os dados disponíveis para chegar a uma solução para um problema. Significa também não aceitar nenhuma informação sem antes refletir e analisar.


Quem pensa de forma crítica faz muitas perguntas, mesmo que elas não tenham respostas, e não se importa em mudar de opinião.


Ao produzir ideias próprias, as pessoas que sabem como desenvolvê-lo assumem o papel de agentes transformadores para as empresas e a sociedade.


Outras características são:


  • Compreensão de conceitos e ideias

  • Avaliação das informações disponíveis

  • Construção de argumentos

  • Identificação de inconsistências

  • Abordagem consistente e sistemática 

  • Reflexão utilizando os dados 

  • Curiosidade para saber cada vez mais


Quais habilidades o pensamento crítico nos ajuda a desenvolver?


O pensamento crítico envolve uma série de capacidades e atitudes, que atuam em conjunto para abordar situações e informações de maneira racional. Conheça as principais habilidades.


Argumentação


Saber argumentar significa usar fatos, dados, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções para convencer uma pessoa sobre determinado ponto de vista. Ou seja: tem tudo a ver com embasamento.


Um bom argumento indica que seu ponto de vista é construído sobre uma base sólida e racional, levando outra pessoa a seguir determinada linha de raciocínio e finalmente concordar com ela.


Resumindo: argumentar é saber discutir apresentando e contrapondo razões que levam a uma solução, sendo um dos tipos de habilidades mais importantes. 


Compreensão


Compreensão é o entendimento das coisas, percebendo seu significado. É uma das habilidades cognitivas.


Para aprender é preciso antes entender. O que é incompreendido não faz parte do repertório de alguém. Porém, ao compreender, se torna parte dos conhecimentos e passa a fazer parte de um repertório mais amplo, utilizado na argumentação.


Compreender também está ligado à aceitação do outro e de suas ideias, algo muito importante para o bom desenvolvimento de se pensar criticamente.


Curiosidade


Curiosidade pode ser definida como a vontade de saber mais: experimentar ou vivenciar algo novo, conhecer o desconhecido, buscar respostas.


Trata-se de uma característica muito presente nas pessoas que gostam de aprender.


A curiosidade leva a muitas perguntas e questionamentos sobre as coisas serem como são, o que propicia o surgimento de novos pontos de vista e soluções inovadoras.


Reflexão


Refletir é deixar o impulso de lado, pensando antes de realizar uma ação em vez de apenas reagir de maneira automática.


Ao fazer uma pausa e pensar duas vezes, é possível reavaliar suposições que fazemos muitas vezes de forma automática.


Basicamente, refletir é pensar sobre o próprio pensamento.


A reflexão passa pelo processo de questionar a nós mesmos, tendo um pensamento crítico em relação às nossas próprias ideias.


Abordagem de problemas


Lidar com problemas de maneira crítica é um processo que passa por algumas etapas, utilizando sempre a forma de pensar criticamente para isso:


  1. Perceber o problema

  2. Analisar a situação, dados disponíveis e levantar hipóteses

  3. Chegar a causas

  4. Selecionar as mais viáveis

  5. Aplicar a solução


Como desenvolver o pensamento crítico?

O pensamento e posicionamento crítico deve ser exercido com frequência.

Como melhorar o pensamento crítico é, em suma, melhorar a forma de encarar o mundo, é importante trabalhar para desenvolvê-lo da melhor forma possível.


Esta é uma tarefa contínua. Não se trata de memorizar uma determinada quantidade de conceitos, muito menos de algo que é aprendido e não muda mais. 


O raciocínio crítico está sempre evoluindo, e por isso deve ser desenvolvido e praticado constantemente.


A seguir, você vai conhecer algumas formas de como desenvolver o pensamento crítico.


Incentivo à argumentação


Para argumentar é necessário possuir dados e informações. Isso quer dizer que vale a pena investir em conhecimento, principalmente relativo ao assunto sobre o qual se deseja argumentar.


Também é essencial respeitar as opiniões das outras pessoas, manter a calma e saber como rebater um argumento.


Para treinar essas habilidades, você pode debater com a criança, questionando algo que ela disse e ajudando-a a encontrar argumentos para explicar suas ideias.


Levante debates


Pensar criticamente envolve saber discordar e questionar, tanto dos outros quanto das próprias ideias.


Incentive seu filho a conversar com pessoas diferentes e trocar ideias, no sentido literal da expressão. Deste debate podem surgir novas ideias e soluções que seguramente vão enriquecer o raciocínio crítico dele.


Pergunte os motivos dos problemas


Para desafiar as suposições e saber como ter pensamento crítico, é fundamental ser curioso e praticar o questionamento. Ir atrás dos motivos e querer saber mais sobre um assunto.


Quem pensa de forma crítica gosta de estudar e pesquisar. Mais que incentivar os estudos, procure mostrar para a criança que esta é uma oportunidade de ganhar conhecimento e ampliar sempre seu repertório.


Leve a criança em passeios educativos


Entrar em contato com novidades é outra maneira de enriquecer o repertório, ou seja, as informações que constituem a base de se pensar de forma crítica.


Informações são os ingredientes do raciocínio para chegar a soluções originais. E assim como em uma cozinha, quanto maior o número de ingredientes, maiores as possibilidades.


A aquisição de novas experiências não precisa ser feita somente por meio dos estudos. Levar seu filho a um museu, no teatro ou para conhecer uma reserva natural cheia de animais são alternativas divertidas de como desenvolver o pensamento crítico.


Por que é importante desenvolver o pensamento crítico desde cedo?


As tecnologias baseadas em inteligência artificial têm feito avanços cada vez mais impressionantes. O que nos separa delas, então? Justamente o pensamento de forma crítica.


Dominar como melhorar o pensamento crítico é uma habilidade tão importante para o campo profissional que, atualmente, ela é considerada uma das soft skills mais desejadas pelas empresas.


Assim, fica fácil perceber que quando esta capacidade é trabalhada desde a época da infância, impacta positivamente o futuro do seu filho. 


Ao compreender o que é pensamento crítico e como utilizá-lo, a criança tem vontade de se aprofundar nos conteúdos e querer saber mais. Aprende a questionar e a partir daí formar as próprias opiniões.


Este é o início da formação de pessoas conscientes de sua realidade, com o poder de transformar. Quem pensa de modo crítico troca os preconceitos por flexibilidade e compreensão das diferenças.


Como desenvolver o pensamento crítico é algo que impacta diretamente o futuro, a habilidade passou a fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


Ela define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, e é referência nacional para formulação dos currículos das escolas. 


O texto da BNCC o define como a capacidade de exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.


Conheça uma unidade do Kumon e descubra tudo que ele pode fazer pelo seu filho.


Conclusão


Neste texto, você entendeu melhor o que é pensamento crítico é por que ele é uma competência fundamental para formar alunos, profissionais e cidadãos mais preparados, tanto para os desafios da vida quanto para a transformação do mundo em que vivemos.


Ao tornar os processos de tomada de decisão mais seguros e fundamentados, esta habilidade torna-se uma importante ferramenta para melhorar o desempenho do seu filho na escola e na vida, incluindo aí os relacionamentos.


Em nossos tempos atuais e futuros, o sucesso depende e dependerá cada vez mais de um pensamento crítico bem desenvolvido. 


A boa notícia é que isto pode ser feito desde muito cedo, e em qualquer idade. Então, que tal começar a ajudar seu filho hoje mesmo a entender como ter pensamento crítico?

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.