Dar os primeiros passinhos sem apoio, falar as primeiras palavras, vestir um tênis sozinho… Todos esses momentos são considerados marcos do desenvolvimento infantil.
É por meio de vários momentos e situações como estas que pais e profissionais de saúde conseguem estabelecer um referencial para acompanhar o desenvolvimento da criança.
Por isso mesmo, é tão importante que você esteja atento e tenha uma boa noção sobre esse assunto. Conhecer melhor esses parâmetros vai ajudá-lo a entender o crescimento de seu filho.
E mais: vai ajudá-lo a identificar dificuldades e atrasos precocemente, o que faz toda a diferença no tratamento e desenvolvimento da criança.
Neste artigo, vamos explicar melhor quais são os marcos do desenvolvimento infantil e qual é a importância de manter um olhar atento em relação a eles.
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O que são marcos do desenvolvimento infantil?
Os marcos do desenvolvimento infantil podem ser vistos como habilidades-chave que a maioria das crianças apresenta em determinada idade.
Com base nesses pontos de checagem, pais, professores e médicos conseguem avaliar o desenvolvimento da criança e perceber quando há algum tipo de atraso ou dificuldade.
Porém, atenção. A existência de marcos de desenvolvimento não quer dizer que todas as crianças devam atingi-los exatamente com a mesma idade e da mesma forma.
Algumas crianças vão desfraldar antes de outras, outras vão demorar mais pra andar ou falar. Afinal, cada criança é um indivíduo único e com características próprias.
Há uma variação grande no que é esperado para cada um dos marcos do desenvolvimento infantil, portanto não se preocupe nem se desespere. Mas caso você ache que precisa de ajuda, consulte um pediatra.
Qual a importância dos marcos de desenvolvimento?
Conforme explicamos, os marcos do desenvolvimento infantil não são uma tabela repleta de regras e padrões fixos que todas as crianças devem atingir da mesma forma.
Algumas vão começar a andar com 10 meses, outras com 11, outras com um ano. E está tudo bem. Afinal, cada criança tem suas próprias características, facilidades e dificuldades.
Porém, é interessante entender melhor os marcos do desenvolvimento infantil para poder estimular seu filho de forma mais direcionada.
Assim, por exemplo, se ele já está com a cabeça firme e sustentada, a próxima etapa será aprender a ficar sentado.
Sabendo disso, você tem mais instrumentos para estimulá-lo corretamente com brincadeiras focadas na aquisição dessa habilidade.
Outro motivo importante para conhecer os marcos do desenvolvimento infantil é poder manter um olhar atento para possíveis atrasos e dificuldades que seu filho venha a apresentar.
Entender melhor esse assunto ajuda a procurar o pediatra no caso de algo parecer muito fora do esperado. Dessa forma, é possível agir com antecedência e encontrar as melhores alternativas de intervenção para a criança.
Quais são as áreas analisadas no desenvolvimento infantil e os principais marcos?
Como você viu, é fundamental conhecer os principais marcos do desenvolvimento infantil para poder acompanhar com mais atenção o desenvolvimento do seu filho.
Os marcos do desenvolvimento infantil são divididos em quatro categorias:
Socioemocional: habilidades ligadas à capacidade de expressar emoções, relacionar-se de maneira saudável e positiva e seguir instruções e regras.
Linguagem: capacidade de compreender e absorver a linguagem para se comunicar.
Cognitiva: ligada à habilidade de resolução de problemas, aprendizagem e pensamento.
Motora: ligada à coordenação motora fina e grossa, e a habilidades como engatinhar, sentar ou andar.
A seguir, vamos entender melhor como cada categoria dessas funciona e o que é esperado da criança de acordo com algumas faixas de idade, desde o nascimento até os 5 anos.
Socioemocional
Vamos começar pelo aspecto socioemocional. No primeiro semestre de vida, o bebê consegue sorrir e reagir a cócegas, Então, até os 9 meses, ele passa a compreender o significado da palavra “não”.
Até completar o primeiro ano de vida, a criança já é capaz de imitar gestos e sons. Até os 18 meses, começa a brincar com imaginação, e até completar 2 aninhos já consegue brincar próxima de outras crianças.
Aos 3 anos, demonstra preocupação quando vê outra criança chorando, e até os 4 começa a falar sobre seus interesses e preferências.
0 a 6 meses
Sorri.
Dá risadas quando recebe cócegas.
De 6 a 9 meses
Entende o sentido do “não”.
Dá risada.
Gargalha por prazer.
De 9 a 12 meses
Chora quando os pais o deixam sozinho.
Tem interesse por outras crianças.
Imita sons e gestos.
18 meses
Faz “birras”.
Estranha pessoas desconhecidas.
Coloca imaginação no brincar.
2 anos
Brinca próximo a outra criança.
Mostra maior independência.
3 anos
Fica preocupado quando vê amigos chorando.
Brinca com outras crianças.
4 anos
Fala sobre seus gostos e interesses.
Demonstra imaginação mais aguçada durante as brincadeiras.
5 anos
Consegue diferenciar o “faz de conta” da realidade.
Quer ser como os pares.
Cognitivo
Agora, vamos ver como os marcos do desenvolvimento infantil se comportam em relação às habilidades cognitivas. Nos primeiros 6 meses de idade, há alguns marcos do desenvolvimento infantil bastante importantes dentro do aspecto cognitivo.
Um deles é o acompanhamento de estímulos sonoros ou visuais, virando a cabeça em direção aos barulhos que escuta e acompanhando movimentos com os olhos.
Até os 9 meses, o bebê consegue compreender quando é chamado por seu nome. Com 18 meses, a criança já é capaz de apontar partes do corpo, fazer rabiscos e seguir orientações simples.
Aos 2 anos, a criança é capaz de empilhar blocos e outras coisas e conhece o nome de algumas cores.
0 a 6 meses
Acompanha sons virando a cabeça.
Coordena os movimentos dos olhos.
De 6 a 9 meses
Responde pelo nome.
Demonstra maior interesse por um brinquedo em especial.
De 9 a 12 meses
Aponta.
Cutuca com o dedo.
Responde a solicitações simples.
18 meses
Segue orientações simples.
Faz rabiscos.
Aponta para partes do corpo.
2 anos
Brinca de faz de conta.
Empilha blocos.
Começa a nomear as formas e cores.
3 anos
Abre portas.
Brinca de faz de conta.
Usa mais a imaginação.
Empilha blocos e faz torres.
4 anos
Conhece os nomes das cores e dos números.
Entende conceitos como igual e diferente.
Reconta histórias.
5 anos
Conta até 10 (ou mais).
Reproduz algumas letras e números.
Linguagem
Até os 9 meses, a linguagem corporal diz mais sobre o bebê que a linguagem oral. Nessa fase, ele consegue somente balbuciar sons, formando as primeiras sílabas (papa, mama) após os 6 meses de vida.
Até os 18 meses, ele consegue formar algumas palavras, entender um pouco o que os outros dizem, apontar para as coisas que quer e acenar dando tchau.
Com cerca de 2 anos de idade, seu filho já deve conseguir falar algumas frases, repetir palavras e apontar imagens em um livro.
Aos poucos, essas capacidades são aprimoradas, e novos marcos do desenvolvimento infantil surgem. Aos 3 anos, a criança já consegue responder a algumas perguntas mais simples e, aos 4, contar histórias.
0 a 6 meses
Produz balbucios e arrulhos.
Faz sons borbulhantes.
De 6 a 9 meses
Começa a pronunciar vogais e consoantes, como mama e papa.
De 9 a 12 meses
Acena para dar tchau.
Consegue falar mamãe e papai e entender o significado.
18 meses
Fala algumas palavras.
Balança a cabeça e fala “não”.
Consegue apontar para mostrar coisas.
2 anos
Repete palavras.
Começa a formar frases.
Consegue apontar imagens em um livro.
3 anos
Comunica-se com frases maiores.
Responde seu nome e idade.
Responde a perguntas simples.
4 anos
Forma frases maiores e sentenças grandes.
Conta histórias.
5 anos
Fala com clareza grandes frases e sentenças.
Usa o tempo futuro.
Sabe dizer qual é seu nome e endereço.
Motor
Entre o nascimento e os 6 meses de idade, o bebê deve conseguir erguer a cabeça, rolar, agarrar objetos e levá-los até a boca.
Até os 9 meses, ele já deve ser capaz de ficar sentado sem apoio e engatinhar. Ao chegar aos 18 meses (um ano e meio), os principais marcos do desenvolvimento são comer com colher, segurar copos e andar sem apoio.
Com 3 anos, seu filho deve estar correndo com tranquilidade, subindo e descendo escadas com facilidade e ficando na ponta dos pés.
Aos 4 anos, é importante observar se ele consegue pular em um pé só e manusear uma tesoura.
0 a 6 meses
Levanta a cabeça.
Rola.
Fica sentado com apoio.
Procura por objetos e consegue pegá-los.
Leva objetos à boca.
De 6 a 9 meses
Senta sem precisar de apoio.
Fica de pé segurando nas mãos de outra pessoa.
Manipula objetos com as mãos.
Engatinha.
De 9 a 12 meses
Levanta-se para ficar de pé.
Faz movimento de pinça com os dedos.
Caminha segurando-se nas coisas.
18 meses
Come com colher.
Segura e bebe no copo.
Caminha sem apoio.
2 anos
Arremessa bolas.
Fica na ponta dos pés.
Começa a correr.
3 anos
Corre com facilidade.
Sobe e desce escadas.
4 anos
Agarra bolas.
Usa tesoura.
Pula em um pé só.
5 anos
Nada.
Pula em um pé só por mais tempo.
Escala pequenas alturas.
Conclusão
Como você viu, existem muitos marcos do desenvolvimento infantil que devem ser observados conforme a criança cresce e se desenvolve.
É importante mais uma vez ressaltar que esses marcos são referências, e que cada criança possui o próprio ritmo de desenvolvimento.
Assim, nem todas elas vão atingir os marcos exatamente com a mesma idade. Algumas podem demorar mais que outras ou ser mais rápidas, e não há problema nenhum nisso.
Por outro lado, ao notar algum atraso ou dificuldade da criança, a orientação é procurar a ajuda de um pediatra, que a partir daí poderá encaminhar para um psicólogo e um neuropediatra.
Esses profissionais possuem todo conhecimento para determinar o que pode estar ocorrendo com a criança. Quanto mais cedo algumas condições, como o autismo e hiperatividade, são identificados, mais eficazes são as intervenções.
Por isso, fique atento e consulte sempre este texto. Assim, você possui uma referência para acompanhar melhor o desenvolvimento de seu filho, além de poder direcionar melhor os estímulos para que ele trabalhe suas habilidades.
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