Lição de casa: para que serve e como tornar um momento prazeroso?

17/08/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de mãe e filha fazendo a lição de casa juntas.


Depois da aula, o aprendizado continua com a lição de casa. As tarefas são uma oportunidade de reflexão e de crescimento pessoal do aluno, além de auxiliarem a desenvolver responsabilidade e senso de organização.


Resolver exercícios em casa todos os dias é um hábito que desenvolve as capacidades acadêmicas, facilita a assimilação do conteúdo e cria a disciplina necessária para conciliar dever com lazer. Assim, seu filho tem mais clareza sobre seus progressos e se sente motivado a continuar aprendendo.


Para isso, é bom sempre lembrar que o incentivo e a parceria da família são muito importantes. É fundamental que os pais entendam a importância da lição de casa, ajudando as crianças a prosseguir por conta própria em seus estudos.


Continue lendo este artigo para entender melhor para que servem as lições escolares e como agir em casa para ajudar seu filho a aproveitar da melhor forma todos os benefícios que a tarefa de casa traz para o aprendizado dele.


No método Kumon o aluno estuda em casa um pouquinho por dia, todos os dias, desenvolvendo a rotina de estudos e o prazer em aprender


Leia mais:


Qual a importância da lição de casa para os alunos?


A importância da lição de casa é inegável para a plena compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. É neste momento que seu filho se sente mais à vontade para cometer erros e aprender com eles.


Este tipo de exercício é essencial para ele entender qual é seu estilo de aprendizagem, o que funciona e o que não funciona, e quais as melhores estratégias que deve traçar para buscar a aquisição do próprio conhecimento.


Além disso, a lição de casa tem um papel importante no desenvolvimento de outros aspectos, como você verá a seguir.


Praticar habilidades aprendidas em sala de aula


É preciso ver as lições escolares como um complemento ou sequência do estudo na sala de aula. Afinal, é neste momento que o aluno tem a oportunidade de se familiarizar, com calma, com os assuntos que aprendeu na escola.


Isso é importante para que seu filho se aproprie do conteúdo estudado e verifique as melhores maneiras de resolver uma questão, praticando novas habilidades de maneira autodidata e diferentes raciocínios com o objetivo de superar desafios.


Autonomia e responsabilidade


Ao contrário do que ocorre em sala de aula, a hora de fazer a lição de casa é um momento em que o aluno deve abrir mão das orientações presenciais de um professor, ter autonomia e assumir a responsabilidade de lidar sozinho com o conteúdo.


Ou seja, sem ninguém dizendo a seu filho o que, quando e como fazer, ele precisa encontrar maneiras de se organizar, planejar o tempo do melhor jeito, cuidar com os prazos de entrega e determinações dos professores e ter bastante disciplina.


Reflexão sobre entendimento da matéria


As lições escolares são ótimas ferramentas para o aluno saber melhor que conhecimentos foram bem absorvidos e compreendidos e quais necessitam de mais explicações ou atenção. 


Assim, mais que fixar o conteúdo, a lição de casa é também um indicador que ajuda seu filho a estruturar as dúvidas que precisa tirar com o professor, que tópicos podem necessitar de ajuda dos colegas, que materiais de apoio têm mais relevância ou que tipo de atividades devem ser priorizadas.


Por que a lição de casa é importante para os professores?


Não são só os alunos que devem estar conscientes da importância da lição de casa. As tarefas são instrumentos essenciais para os planos de ensino dos professores, que por isso mesmo investem nelas bastante tempo e trabalho.


Tanto na hora de planejar quanto de corrigir e comentar a tarefa de casa com os alunos, os professores podem usá-las no processo de aprendizagem de várias formas diferentes.


As lições de casa são utilizadas como um instrumento de avaliação, ajudando o professor a verificar se a turma compreendeu determinado conteúdo e se algum tema precisa de mais atenção ou de uma abordagem diferente.


Isto influencia diretamente o planejamento das aulas, as estratégias que serão utilizadas pelo professor e muitos outros aspectos determinantes do processo de ensino-aprendizagem.


Como tornar a lição de casa um momento prazeroso?


Foto de menina fazendo lição de casa.


Agora que você já sabe que a lição de casa possui esse monte de benefícios, nada mais natural que querer ajudar o seu filho com as tarefas, não é? Que ótimo, porque seu envolvimento é essencial para o sucesso dele!


Mas, assim que começar, pode ser que você se depare com algumas dúvidas. Por exemplo: deve ajudar seu filho a concluir a tarefa ou deixar que entregue incompleta? 


Pode ficar tranquila, a seguir vamos abordar uma lista com as principais recomendações para você. No geral, o mais importante é ajudar seu filho a criar uma rotina de estudos, com horário e local determinados para fazer as lições de casa.


Acompanhe, mas não interfira


Seu papel não é explicar o conteúdo, deixe isso para o professor. Ao notar que seu filho está com dificuldades ou cometeu um erro, sugira que ele mesmo detecte suas falhas consultando as anotações, material de estudos ou livro com o conteúdo.


Se ainda assim ele não conseguir chegar à resposta correta, diga para ele anotar e pedir ajuda ao professor no dia seguinte. 

Deixe para participar mais ativamente quando isso for solicitado expressamente, como no caso de alguma entrevista ou trabalho com os pais, por exemplo.


Jamais faça críticas, castigos ou ameaças 


Nenhuma dessas funciona ou incentiva seu filho a aprender. Pelo contrário, atitudes como essas fazem com que o aluno se sinta mais inseguro, tenso e até com dificuldades com os estudos.


Prefira mostrar para seu filho o quanto você confia nele e em seu potencial de se organizar e superar desafios. A motivação e o elogio possuem um papel transformador!


Incentive o interesse por estudar em casa


Fazer isso é mais fácil do que você imagina. Para incentivar o interesse de seu filho, basta mostrar interesse também. Pergunte como foi o dia na escola, o que ele aprendeu, e se possível faça comentários (positivos, hein) sobre os assuntos, conforme suas próprias experiências.


Defina um horário para estudar


A importância da criação de um roteiro de estudos é tão grande que o próprio papel da lição de casa é fomentar este hábito. 


Junto com seu filho, escolha um horário para a realização das lições escolares, no qual ele se sinta mais produtivo e disposto para fazer as atividades. Alguns preferem pela manhã, outros ao chegar da escola, por exemplo.


Ao fazer isso, ele poderá se organizar melhor, sobrando, inclusive, tempo para usar nas atividades de lazer.


Afaste as distrações


Na hora de estudar, nada de música, televisão ligada, celular ou outras distrações. Este é um momento para focar na lição de casa. 


Se você tem mais de um filho, aproveite para criar um momento em que eles possam estudar juntos e motivarem-se pelo exemplo. 


Agora, se o irmãozinho ainda é muito pequeno e não vai para a escola, o ideal é encaixar o horário de estudos do mais velho em um período em que o menor esteja descansando ou realizando outras atividades. 


Além de evitar que o menor atrapalhe a concentração do maior, fazer isso vai deixar você mais disponível para ajudar seu filho com as dúvidas e estar presente em seus estudos.


Prepare um cantinho do estudo


Este é mais um aspecto ligado às distrações. Para seu filho se concentrar melhor na lição de casa, faz toda diferença possuir um lugar onde se sinta confortável, que seja bem iluminado e silencioso. Ter este local de estudos também ajuda bastante a fixar a rotina de estudos.


Garanta que neste lugar seu filho tenha alcance a todos os materiais que possa precisar, como livros, cadernos, canetas, lápis, tesoura, cola… Assim, ele dispersa menos e não precisa ficar levantando toda hora.


Tipos de lições escolares para fazer em casa

Foto de menino fazendo a lição de casa.


Durante este texto você já entendeu para que serve a lição de casa e como ela pode ajudar seu filho a desenvolver melhor o aprendizado. Porém, além de reforçar o que foi ensinado, a tarefa de casa ainda pode ser dividida em outros tipos, conforme seu objetivo.


Familiarização


Neste caso, o objetivo da lição de casa é fixar e reforçar o que foi visto em sala de aula. Aqui entram os exercícios envolvendo situações-problema, os fichamentos e a leitura de textos.


Sistematização


Na sistematização, o intuito é fazer com que o aluno se aproprie dos conceitos e procedimentos aos quais foi exposto. Fazem parte deste tipo a elaboração de resumos ou de sínteses.


Pesquisa


A pesquisa envolve a localização, seleção e interpretação de informações, que podem ou não ser complementares ao que foi visto em sala. Aqui entram as entrevistas e as buscas na internet, por exemplo.


Ajuda na lição da escola: principais dúvidas dos pais


A lição de casa é um tema que chega mesmo a dividir opiniões, tamanha é sua importância. Por isso, é natural se você ainda estiver com algumas dúvidas. A seguir, veja as respostas para algumas das mais comuns.


Meu filho chora e faz birra para fazer a tarefa de casa. E agora?


É normal que seu filho tenha preguiça ou não queira fazer a lição de casa. Na maior parte das vezes, pode ser somente vontade de brincar, cansaço ou dificuldade para manter a concentração e o foco na atividade. Nestas horas, fique por perto e mostre seu apoio, sem castigar ou ameaçar.


Posso fazer a lição para o meu filho caso ele tenha dúvidas?


Não. Quando perceber que seu filho errou ou está com dificuldades, motive-o a encontrar as respostas consultando suas anotações e o material de estudos. Se ainda assim ele não conseguir, sugira que ele anote as dúvidas para esclarecer em sala com o professor.


Posso castigar quando a lição não for concluída?


Não. Uma coisa é acompanhar de perto e buscar saber se seu filho está cumprindo todas as tarefas. Outra é fazer ameaças, castigar e criticar constantemente. Fazer isso torna a criança insegura e atrapalha ainda mais o seu desenvolvimento.


Tenho obrigação de saber responder todas as dúvidas?


Não, seu papel como mãe ou pai é motivar, incentivar, acompanhar e mostrar que acredita no potencial de seu filho. Você não tem obrigação de dominar todos os conteúdos, muito menos de saber como passá-los para alguém. Deixe esta tarefa para o professor.


Como fazer meu filho ter interesse pelas lições?


Que tal dar o exemplo? Mostre que você tem interesse pelo aprendizado dele. Faça perguntas sobre o que ele aprendeu na escola e, sempre que possível, comente o conteúdo com suas próprias experiências.


Posso elogiar pela tarefa feita?


Sim. Todo esforço e empenho de seu filho em fazer a lição de casa devem ser reconhecidos e incentivados. Isso faz com que a criança queira aprender ainda mais e sinta-se capaz. Mas lembre-se: é preciso encontrar pontos concretos para elogiar, por menores que sejam.


Não concordo ou acho a atividade proposta muito difícil. Como devo proceder?


Caso não esteja de acordo com a proposta pedagógica, o ideal é procurar a escola para conversar e esclarecer alguns pontos. Julgar a dificuldade ou necessidade das tarefas em frente ao seu filho pode, inclusive, incentivá-lo a não cumprir com os deveres.


Conclusão


A lição de casa é algo que fará parte de toda a vida acadêmica de seu filho. Por isso, quanto mais cedo ele criar uma boa relação com as tarefas, melhor poderá lidar com elas ao longo do tempo, aproveitando todos os benefícios que elas trazem para o aprendizado.


Talvez ele ainda não consiga perceber tudo isso, por este motivo é essencial que você esteja por perto motivando seu filho e mostrando que acredita em seu potencial. Converse, pergunte como pode ajudar e mostre interesse pelo desenvolvimento dele. 


Muitas vezes, basta que seu filho perceba o quanto você se importa para entender a importância

da lição de casa e fazer os deveres. Outra forma de ajudar é participar da criação de uma rotina de

estudos e da escolha de um lugar para fazer a tarefa de casa.


Fazendo tudo isso, temos certeza de que a relação de seu filho com a lição de casa ficará melhor e

muito mais produtiva! 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.