Como medir a inteligência de alguém? Para o senso comum, a melhor forma de fazer isso é por meio de provas e testes de QI. Porém, você sabia que existe uma maneira bem mais interessante de fazer isso?
Em 1983, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram um conceito inovador: o da inteligência múltipla. Em vez de se concentrar em fatores simplesmente numéricos, como acontece nos testes de QI, a equipe do psicólogo Howard Gardner buscava um olhar mais qualitativo para entender a inteligência humana.
Foi assim que eles finalmente chegaram à Teoria das Inteligências Múltiplas. Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes o que são as múltiplas inteligências e por que este conceito é tão importante para a educação infantil.
No método Kumon as características de cada aluno são primordiais para entender qual a melhor abordagem nos estudos.
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O que é a Teoria da Inteligência Múltipla?
Assim como as pessoas possuem diferentes habilidades, facilidades e dificuldades, os tipos de inteligência também manifestam-se de maneiras distintas.
Sabe aquela criança que tem muitas dificuldades em matemática, por exemplo, mas basta pegar um instrumento musical para sair tocando, mesmo sem nunca ter tido contato com ele? Ela é inteligente?
Este foi o tipo de pergunta que motivou o psicólogo cognitivo educacional Howard Gardner e sua equipe a estudarem mais a fundo a forma como cada pessoa expressa suas capacidades de modo único.
Estes estudos resultaram no conceito de inteligência múltipla. Ou seja, a ideia de que existem diferentes tipos de inteligência, de acordo com diferentes áreas do conhecimento, e que cada indivíduo pode apresentar um domínio maior ou menor em cada uma delas.
O que define a inteligência humana?
Em geral, as pessoas costumam fazer bastante confusão em relação ao conceito de inteligência humana. Muitas vezes, elas o confundem com boa memória, boa capacidade de raciocínio lógico, facilidade em matemática, pensamento crítico ou domínio de um assunto específico.
Mas o que diz a ciência?
Segundo uma definição mais formal, a inteligência humana está ligada ao potencial biopsicológico de fazer a melhor escolha diante de duas situações distintas. Ainda é preciso levar em consideração aspectos genéticos e a influência do meio no qual a pessoa vive.
Tipos de inteligências
O conceito de inteligência múltipla criado por Howard Gardner trazia originalmente sete tipos de inteligência:
Inteligência lógico-matemática
Inteligência linguística
Inteligência interpessoal
Inteligência intrapessoal
Inteligência corporal
Inteligência espacial
Inteligência musical
Alguns anos depois, esta lista passou a incluir mais dois tipos de inteligência múltipla:
Inteligência existencial
Inteligência naturalista
A seguir, vamos explicar com mais detalhes cada uma e entender melhor como desenvolver inteligências múltiplas.
1.Inteligência linguística
Também chamada de inteligência verbal ou verbo-linguística, refere-se à capacidade de comunicação oral, escrita e gestual. Por estar situada no campo da linguagem, na maior parte das vezes representa uma inteligência fundamental para a sobrevivência do ser humano desde seus primeiros dias de vida.
Uma das maneiras mais fáceis de identificar uma pessoa com esta inteligência bem desenvolvida é pela capacidade de aprender outras línguas. Profissionais de comunicação, como jornalistas e publicitários, escritores, poliglotas e linguistas são bons exemplos.
Como você pode ver, trata-se de pessoas com facilidade para se comunicar, transmitir ideias, convencer, motivar, negociar e passar seus conhecimentos.
2.Inteligência musical
Sabe aquela pessoa que consegue aprender a tocar uma música nova ou instrumento apenas ouvindo como ele soa?
Esta inteligência diz respeito à capacidade de identificar sons de forma musical, ou de produzi-los usando instrumentos musicais ou a própria voz. Apesar de esta habilidade poder ser treinada ao longo do tempo (assim como tantas outras), quem possui esta inteligência desenvolvida costuma fazer isso de forma natural.
Músicos, produtores musicais e compositores são alguns exemplos de profissionais que possuem a inteligência musical bastante desenvolvida.
3.Inteligência espacial
A inteligência espacial está ligada aos aspectos visuais. Assim, quem possui este tipo de inteligência múltipla bem desenvolvido não só tem facilidade para se localizar nos lugares ou entender caminhos e trajetos, mas também de interpretar o significado de imagens aleatórias.
É bem comum encontrar esta inteligência bem desenvolvida em profissionais como arquitetos, designers, escultores, fotógrafos, cartunistas e outros que precisem conceber formas em sua imaginação antes de colocá-las no papel.
4.Inteligência interpessoal
É preciso muita inteligência interpessoal para saber se colocar no lugar dos outros e, de forma empática, reconhecer emoções. Trata-se de uma capacidade bastante presente em profissionais que trabalham nas áreas de Psicologia, Direito ou Marketing, já que elas demandam muito conhecimento sobre pessoas em geral.
5.Inteligência intrapessoal
Ao contrário da inteligência interpessoal, voltada para o mundo exterior, a inteligência intrapessoal olha para dentro. Ela está ligada ao autoconhecimento e autocontrole. Ao compreender melhor as próprias emoções, falhas e motivações, as pessoas com essa inteligência bem desenvolvida tendem a focar bem em seus objetivos.
Entre os alunos, é uma habilidade importante para entender os próprios limites e saber, por exemplo, qual a carga de estudos ideal diária ou em que aspectos precisam investir mais tempo e esforços para melhorar.
6.Inteligência lógico-matemática
Entre os tipos de inteligências múltiplas, este provavelmente é o mais associado ao conceito de inteligência adotado pelo senso comum. Isso porque ele está ligado justamente ao domínio da capacidade de lidar com números e tarefas lógicas, ou usar a razão para solucionar problemas.
A inteligência lógico-matemática é a base sobre a qual são criados a maior parte dos testes de QI, e por este mesmo motivo ela costuma ser associada à inteligência de maneira geral. Por muito tempo, ela determinou o padrão das avaliações de desempenho cognitivo infantil.
7.Inteligência físico-cinestésica
Também conhecida como inteligência corporal, está relacionada à coordenação motora (principalmente a grossa) e ao domínio do próprio corpo e dos movimentos. Por envolver equilíbrio e agilidade física, é comum encontrar esta inteligência bem desenvolvida em atletas e dançarinos, por exemplo.
8.Inteligência existencial
Lembra da inteligência intrapessoal? Esta aqui, apesar de parecida, vai bem além. Ela está muito mais ligada à capacidade de reflexão sobre questões profundas da existência, como o sentido da vida, a morte e o universo.
As pessoas que possuem esta inteligência múltipla mais ressaltada costumam buscar respostas para temas espirituais e filosóficos, por isso é comum encontrá-la em teólogos, filósofos e professores.
9.Inteligência naturalista
A inteligência naturalista tem a ver com a capacidade do indivíduo de compreender a natureza e os fenômenos naturais, como o ciclo das marés, a ligação entre pressão atmosférica e as chuvas, cuidados com as plantas e animais e aprendizado geológico, por exemplo.
Trata-se de um tipo de inteligência bastante presente em profissionais como biólogos, veterinários, engenheiros florestais e agricultores.
Como desenvolver inteligências múltiplas na educação infantil?
Compreender e aplicar no dia a dia o conceito de inteligência múltipla é algo muito importante no ambiente escolar, já que esta visão auxilia na quebra de paradigmas de que um aluno é mais inteligente que outro.
Além disso, esta abordagem permite identificar as aptidões especiais de cada aluno, permitindo a criação de estratégias de ensino individualizadas e contribuindo para a implantação de dinâmicas pedagógicas que contemplem o maior número de estudantes possível.
1.Hábito de leitura
Se a inteligência linguística está associada à comunicação, nada mais óbvio que aprimorar a linguagem para desenvolver melhor esta inteligência múltipla. Por meio dos livros as crianças aprendem novas palavras e ampliam seu repertório.
Mas não é só isso. Ao entrar em contato com a expressão das emoções e sentimentos dos personagens das histórias, as crianças experimentam situações colocando-se no lugar deles. Ou seja, vivenciam realidades diferentes das suas e trabalham a empatia, uma das características mais marcantes da inteligência interpessoal.
Por outro lado, os livros e histórias nos colocam em contato com sentimentos profundos, revelando medos, desejos e dúvidas. Desta forma, a leitura estimula também o desenvolvimento da inteligência intrapessoal.
2.Raciocínio lógico
Como já dissemos, a inteligência lógico-matemática é comumente associada a um conceito geral de inteligência. Ela está bastante relacionada com números e, consequentemente, um tipo de pensamento mais matemático.
Para estimular o foco na solução de problemas, podem ser usados jogos que trabalhem com a identificação de padrões e entendimento de sequências, como o xadrez ou o sudoku. Outros jogos de tabuleiro, como batalha naval e campo minado, são instrumentos incríveis para trabalhar o pensamento estratégico e a capacidade de prever a jogada do adversário.
Para os pequenos, blocos de montar são uma ótima maneira de estimular a inteligência lógico-matemática. Construir algo utilizando este recurso exige planejamento e concepção do resultado final antes mesmo de começar, estimulando também a inteligência espacial.
Agora, se você busca algo mais tecnológico, jogos de videogame, quando utilizados pelo tempo correto e com limites, também são grandes aliados do desenvolvimento deste tipo de inteligência múltipla. Eles estimulam a memória, foco, concentração, coordenação motora e pensamento estratégico.
Aliás, por falar em tecnologia, esta é outra forma de estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas que merece ser comentada.
3.Contato com a tecnologia
Não há dúvida de que é fundamental manter o controle das crianças no celular e do tempo de telas de acordo com a faixa etária. Porém, quando bem utilizadas, as tecnologias disponíveis atualmente oferecem uma infinidade de recursos e ferramentas para o desenvolvimento da inteligência múltipla.
Dito isso, há uma infinidade de aplicativos para smartphones, jogos eletrônicos e videogames que trabalham diferentes habilidades e podem agir como grandes aliados da evolução infantil, estimulando diversas competências diferentes.
Estes são recursos que você pode utilizar em casa. As escolas, porém, possuem ainda mais instrumentos para aplicar a tecnologia de uma maneira incrível em prol do desenvolvimento dos alunos.
As instituições que já passaram ou estão em processo de transformação digital hoje possuem meios de trabalhar não somente temas como a linguagem ou o raciocínio lógico com o uso da tecnologia, mas também conseguem acrescentar práticas de mecânica e robótica, por exemplo, na grade curricular dos alunos.
4.Contato com a natureza
Se, por um lado, a tecnologia traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento da inteligência múltipla em crianças e adolescentes de todas as idades, é preciso lembrar que há um outro lado nessa história, oposto e complementar: o contato com a natureza.
Brincar ao ar livre é essencial para estimular a inteligência corporal enquanto a criança corre, pula, dança e aprimora suas habilidades motoras. Este contato, obviamente, estimula também a inteligência naturalista.
Ao lidar com elementos como a água, a terra e as plantas, a criança entende melhor o mundo que a cerca e os fenômenos que fazem parte dele. Assim, começam também a se questionar e pensar de onde tudo isso veio, ou por que as coisas são como são.
De certa forma, é este estímulo que pode levar a questões relacionadas com a inteligência existencial, como compreender como os elementos se relacionam na natureza ou buscar entender a origem de tudo ao nosso redor.
Descubra como o método Kumon ajuda a estimular várias inteligências múltiplas nos alunos!
Conclusão
Como você viu ao longo deste post, falar em inteligência vai bem além de obter um resultado quantitativo em um teste de QI ou em uma prova de raciocínio lógico. A teoria da inteligência múltipla quebra muitos paradigmas e deixa claro que não é simples assim categorizar as capacidades cognitivas de um indivíduo.
As pessoas são diferentes, possuem habilidades diferentes e experiências de vida muito distintas. Assim, faz todo sentido que algumas tenham mais facilidade em alguns temas do que outras. Este olhar individualizado (que, por sinal, é o que adotamos no método Kumon) aborda a educação de um jeito muito mais respeitoso e eficiente.
Ao identificar as principais habilidades e dificuldades da criança, pais e professores podem se concentrar em reforçar alguns aspectos ou desenvolver melhor outros, contribuindo para, no final das contas, a construção de seres humanos mais completos, satisfeitos e felizes.
Aliás, se você quiser saber mais sobre o método de ensino individualizado e por que ele traz tantos benefícios para a aprendizagem, confira o post especial que fizemos sobre este assunto!