Qual é a idade escolar mais adequada para cada período é um tema que costuma causar muitos questionamentos e até preocupações em algumas mães.
Isso porque, por um lado, existem correntes que defendem que quanto mais cedo melhor. Por outro, existem outras perspectivas pedagógicas que valorizam o ingresso mais tarde.
Ainda há a legislação, que recomenda uma idade para início escolar com qual nem todo mundo concorda.
Ela é determinada tanto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quanto por entendimento de instâncias como o Superior Tribunal Federal.
Se tudo isso parece confuso, pode ficar tranquilo.
Neste artigo vamos explicar direitinho com quantos anos a criança entra na escola e qual é a importância disso para o seu filho.
Além disso, vamos algumas dicas preciosas para ajudar-la a identificar este momento sua decisão.
Não existe idade mínima para começar no método Kumon. Saiba mais e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu filho!
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O que diz a legislação sobre a idade escolar?
O direito à educação está previsto em inúmeros instrumentos legais, como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990.
Na Constituição Federal, a educação figura entre os direitos fundamentais de todos os brasileiros, indispensável para seu desenvolvimento.
Já o texto do ECA deixa bem claro que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.
Porém, como você pode ver, nenhum deles determina qual é a faixa escolar mais adequada para matricular a criança, ou em qual série.
Somente em 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a idade para entrar na escola foi definida.
Anteriormente, esta idade era de 6 anos. Mas em 2013 a legislação passou por uma alteração, tornando obrigatória a matrícula de crianças com 4 anos na Educação Básica.
É aí que começam as dúvidas: se a criança faz 4 anos em fevereiro, julho ou somente em dezembro, deve ser matriculada antes ou depois disso?
É o que nós vamos explicar direitinho a seguir.
Idade pré-escolar
Esta mudança na lei tornou obrigatória a matrícula de crianças de 4 e 5 anos de idade na pré-escola, a etapa anterior ao Ensino Fundamental.
Ainda assim, muitas mães continuaram na dúvida em relação a qual etapa seria a correta para seus filhos, de acordo com o mês de nascimento.
Esta questão foi resolvida em 2013 pelo Supremo Tribunal Federal. O órgão determinou que, para entrar na pré-escola, a criança deve ter 4 anos completos até 31 de março do ano correspondente à matrícula.
Ou seja: se seu filho faz 4 anos em abril, só deverá entrar na pré-escola no ano seguinte, segundo a lei (o que não significa que não possa entrar antes).
O mesmo corte etário é válido para o Ensino Fundamental, no qual a criança deve completar 6 anos até o dia 31 de março do ano em que será matriculada.
Para facilitar, confira este esquema criado pela Nova Escola:
Um exemplo: se o seu filho fez 6 anos antes de 31 de março de 2022, já poderia ser matriculado com 5 anos, em janeiro, no 1º ano do Ensino Fundamental.
Mas, se ele só fez 6 anos em 2 de abril de 2022, apenas dois dias após o aluno anterior, ele precisará aguardar até 2023 para poder ser matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental.
O mesmo raciocínio em relação à idade escolar vale para a pré-escola, porém para crianças de 4 anos.
Período escolar
A idade escolar pode ser classificada de acordo com etapas da vida educacional.
Estas etapas são definidas por três períodos:
Pré-escolar
Escolar
Formação profissional
O período pré-escolar é formado pela Educação Infantil, e por definição é direcionado a crianças de 0 a 6 anos, indo do berçário à pré-escola.
O período escolar é formado pelo Ensino Fundamental, dos 6 aos 15 anos, e pelo Ensino Médio, dos 15 aos 18.
O período de formação profissional inicia aos 18 anos, com o Ensino Superior, e por definição vai até os 22 anos, apesar de isto variar bastante de acordo com vários fatores.
Afinal, existe idade para entrar na escola?
A legislação determina que crianças com 4 anos completos até 31 de março sejam matriculadas na pré-escola, e com 6 anos completos até a mesma data no 1º ano do Ensino Fundamental.
Apesar de a lei indicar alguns parâmetros mínimos para garantir que toda criança tenha direito à educação, nada impede que seu filho seu matriculado antes dos 4 anos na escola.
No Kumon, nós acreditamos que quanto mais cedo melhor!
E não há motivos para preocupação, como sobrecargas ou esforço excessivo: no Kumon o ritmo do aluno é que determina a velocidade em que ele irá aprender, de forma prazerosa, autodidata e natural.
Quanto à escola, a melhor idade para começar vai depender bastante da situação particular de cada família.
Neste caso, o fato de haver uma rede de apoio, horário de trabalho dos pais, cultura familiar e outras questões pessoais são determinantes para entender qual é a idade escolar mais adequada para cada criança começar.
Idade escolar: como identificar se a criança está preparada?
Chegamos a um momento que não é fácil. E não é só para a criança não! Muitas mães têm dificuldades em se adaptar à nova rotina, depois de tanto tempo coladinhas com o bebê.
Apesar de a lei determinar que a criança deve frequentar a escola a partir dos 4 anos, isso não significa que você precise esperar tudo isso.
É possível matricular o aluno na escolinha desde o primeiro ano de vida. Mas como saber se a criança está preparada para isso?
Avaliação comportamental
O primeiro passo é fazer uma avaliação das necessidades e comportamentos de seu filho, de acordo com a sua situação familiar particular.
Algumas perguntas que você deve se fazer neste momento são:
Algum familiar pode ficar com a criança o dia todo?
Em caso negativo, há alguém de confiança que possa fazer isso?
Essa pessoa segue suas orientações em relação à combinados, alimentação, higiene, horários e atividades?
Ela está preparada para lidar com situações de emergência?
Avaliação profissional
Por mais que se trate de uma escolha da família, a avaliação de um profissional deve sempre ser levada em conta.
Consulte o pediatra que acompanha seu filho sobre as vantagens ou desvantagens de matricular seu filho antes ou depois na escola.
Estes são alguns questionamentos nos quais ele pode ajudar:
A criança está sendo estimulada corretamente em casa?
O desenvolvimento de habilidades do seu filho está dentro do esperado para a idade?
Existem fatores de saúde, como a obesidade infantil, que demandem maior atividade por parte da criança?
Quais são as necessidades da faixa etária?
Ele tem tempo suficiente ao ar livre e de exposição ao sol?
Avaliação do desenvolvimento infantil
Cada família possui uma opinião e expectativa em relação à educação de seus filhos, o que influencia bastante a idade para início escolar.
Algumas acreditam que a alfabetização deve começar o quanto antes. Outras, que a criança deve se concentrar em brincar e construir o próprio conhecimento.
Portanto, em relação ao desenvolvimento infantil, vale a pena se perguntar:
Quais são as oportunidades de socialização que seu filho tem em casa?
Qual é a expectativa da família em relação à aquisição da linguagem e desenvolvimento de outras habilidades por parte da criança?
Que importância sua família dá à autonomia e independência da criança?
Qual é a importância de uma rotina estruturada para seu filho?
Por que é importante respeitar a idade escolar da criança?
Como dissemos anteriormente, toda criança possui por lei o direito a estar matriculada em uma escola a partir dos 4 anos de idade.
Mais que um direito, essa é uma obrigação dos pais ou cuidadores.
Mas o respeito à idade para entrar na escola do aluno vai além disso. Determinar uma faixa etária para todas as crianças frequentarem determinada série escolar é uma forma de organizar o sistema educacional.
Imagine se não houvesse uma idade escolar definida. Provavelmente muitas crianças ingressariam no Ensino Fundamental muito cedo, antes de possuírem a maturidade ou desenvolvimento cognitivo e emocional para tal.
Além de impactar a organização das turmas, sistemas e redes educacionais, a falta de respeito à idade escolar traz um impacto ainda maior para a criança: tira dela a oportunidade de frequentar por mais tempo a Educação Infantil.
Este tempo é fundamental para ela desenvolver ao máximo suas competências socioemocionais, coordenação motora, raciocínio lógico-matemático e habilidades cognitivas.
Existe idade ideal para se matricular no Kumon?
Respeitar a idade para entrar na escola é primordial para organizar o sistema de ensino e assegurar que toda criança esteja matriculada na escola aos 4 anos, exercendo seu direito à educação.
Por outro lado, sabemos que cada aluno possui capacidades individuais diferentes e um ritmo próprio de aprendizado.
Cada criança é singular, com experiências, gostos, habilidades e ritmos particulares. Portanto, assimila os conteúdos de modo único.
Respeitar essas diferenças é essencial para que os pequenos possam evoluir.
Não considerar o tempo da criança e forçá-la a ter contato com temas que não correspondem ao estágio de aprendizagem no qual se encontra pode prejudicar seu crescimento, desmotivando-a em relação aos estudos.
É por isso que, no Kumon, a criança inicia seus estudos em um ponto adequado à sua própria capacidade.
Isso não está ligado à faixa etária escolar nem à série em que está ou deveria estar, mas sim às suas características próprias que a determinam como indivíduo.
Ou seja: não há uma idade escolar mínima para matricular seu filho no Kumon.
O material didático e o método de estudos são preparados para atender desde crianças em idade pré-escolar até adultos.
O Kumon vai ajudar o seu filho a desenvolver habilidades para a vida escolar sem sobrecargas, assista ao vídeo abaixo:
As unidades Kumon estão prontas para atender crianças de todas as idades. Descubra qual é a mais próxima de você e agende uma visita!
Conclusão
Descobrir qual é a melhor idade escolar para seu filho começar a frequentar a escolinha é uma decisão difícil, que cabe à família.
É preciso avaliar inúmeros aspectos, como a situação e contexto de cada grupo familiar, se há possibilidade de a criança passar o dia com alguém e se recebe todos os estímulos necessários à sua saúde e desenvolvimento dessa forma.
No texto de hoje, trouxemos algumas perguntas que devem ser feitas e podem ajudar você a tomar esta decisão tão difícil, tanto para a mãe quanto para a criança.
Afinal, a diminuição no tempo de convivência diário pode ser um desafio para ambas!
Mesmo sendo uma decisão que compete à família, é importante lembrar que aos 4 anos de idade, independente de crenças e necessidades dos pais ou cuidadores, a criança deve estar matriculada na escola.
Esta idade escolar é definida por lei para garantir que toda criança tenha direito à educação.
A partir daí, há uma seriação escolar baseada na idade dos alunos e em competências esperadas para cada faixa etária, criada com o objetivo de organizar o sistema de ensino.
Porém, isso não significa que todas as crianças na mesma idade escolar sejam iguais ou aprendam da mesma maneira.
É sempre importante considerar que cada aluno possui características únicas, com suas próprias facilidades e dificuldades, que são determinantes para o modo como ele adquire o conhecimento.
Um jeito de ajustar o ensino a estas características é compatível com o método Kumon, baseado no respeito ao ritmo, autonomia e individualidades de cada aluno.
Não há idade mínima para começar o Kumon, portanto, esta é uma decisão que não depende de nenhuma legislação, mas realmente faz o jeito de cada família encarar cada etapa do desenvolvimento infantil.
Mais cedo, mais tarde, não importa: sua decisão deve ser sempre respeitada, e o Kumon está aqui em todos os momentos para ajudar seu filho a desenvolver seu máximo potencial. Conte com a gente!