Ensino bilíngue: como funciona nas escolas e vantagens

15/08/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de mulher e duas crianças segurando papéis com palavras em inglês. O ensino bilíngue prioriza o aprendizado integrado.


O que você imagina quando ouve falar em ensino bilíngue?


Em um cenário global cada vez mais competitivo e dominado pela tecnologia, com o trabalho remoto formando equipes interdisciplinares que possuem membros espalhados em diversos países, saber falar uma segunda língua é fundamental para o futuro do seu filho.


Por outro lado, um estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Data Popular para o British Council mostra que somente 5,1% dos brasileiros com 16 anos ou mais possuem algum conhecimento no idioma inglês.


Em outras palavras, ser fluente em inglês é uma das habilidades mais importantes para quem busca um futuro profissional repleto de conquistas. Mas para chegar lá, é determinante contar com uma boa base pedagógica que auxilie a construir o conhecimento em um segundo idioma.


É aí que entra a escola bilíngue. Em vez de funcionar como um curso de idiomas, no qual o aluno aprende uma segunda língua, ela trabalha o ensino de inglês integrado às matérias da grade curricular, como matemática, história e geografia. 


O ensino bilíngue é caracterizado pela integração de um segundo idioma, além da língua nativa, a toda a grade curricular da instituição. Assim, em vez de ser trabalhado como um conteúdo com uma finalidade específica, o segundo idioma torna-se o meio pelo qual a instrução acontece.


Para entender melhor o que é uma escola bilíngue e como ela funciona, além das vantagens que dominar um segundo idioma trazem para seu filho, continue lendo o post especial que preparamos sobre o assunto!


Nele vamos trazer algumas diferenças entre os cursos de idiomas, escolas bilíngues e escolas internacionais, e apresentar algumas formas de trabalhar o ensino bilíngue na sua própria casa, de maneira lúdica, divertida e gostosa. Vamos lá?


Conheça o curso de inglês do Kumon e saiba como seu filho pode ser fluente aprendendo no próprio ritmo!


Leia mais:


Afinal, o que é ensino bilíngue?


Muitas pessoas confundem o que é uma escola bilíngue com o fato de alguém ser bilíngue. Mas a verdade é que há muitas diferenças entre as duas situações.


Vamos entender melhor o que é um curso de idioma, a educação bilíngue e uma escola internacional?


Curso de idioma


O curso de idioma (neste caso, estamos falando majoritariamente do inglês devido a sua importância) explora o ensino da língua como uma matéria. Ou seja, estuda-se inglês da mesma maneira que língua portuguesa, por exemplo, com ênfase no vocabulário e estrutura gramatical.


Educação bilíngue


A educação bilíngue, ao contrário de um curso de inglês, traz o idioma para dentro das outras matérias do currículo escolar. Ou seja, ele deixa de ser a matéria em si para se tornar um meio de instrução.


Assim, matérias como história, geografia, ciências, artes e matemática são trabalhadas tanto em inglês quanto em português, criando o que é conhecido como integração curricular.


Neste caso, vale a pena observar que o foco do ensino deixa de ser a estrutura gramatical, sendo que ela é trabalhada dentro de um contexto mais amplo, no qual o uso de um segundo idioma ganha um aspecto mais prático e funcional que aquele simplesmente teórico.


Também é importante ressaltar que este tipo de educação segue o modelo curricular e o calendário brasileiros, ou seja, trata-se apenas de inserir o idioma no ambiente de aprendizagem. A escola precisa seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e cumprir os eixos curriculares de cada fase do ensino.


Escola internacional


Outro ponto que está ligado ao ensino bilíngue são as escolas internacionais, como a suíça, alemã ou inglesa. A diferença para a educação bilíngue é que estas escolas seguem o mesmo currículo usado nos países de origem.


No caso anterior, mesmo utilizando outro idioma, o currículo ainda é o brasileiro. Já no caso da escola internacional, a proposta pedagógica e até mesmo o calendário escolar acompanham o do país-alvo. Ou seja: se na Alemanha o ano letivo começa em setembro, uma escola internacional alemã adotará a mesma data.


Em geral, os professores são nativos do país de origem. Também é comum ver nestas escolas alunos que são filhos de imigrantes, famílias com dupla nacionalidade ou que pretendem se mudar para outro país.


Existe idade ideal para entrar no ensino bilíngue?


Como tudo que se refere à aquisição da linguagem, quanto mais cedo melhor! Afinal, desde que a criança nasce, passa a compreender o mundo por meio da linguagem, por mais que ela ainda não seja estruturada como fala ou escrita.


Assim, é de se esperar que um contato precoce com o ensino bilíngue traga várias vantagens. Você sabia que existem escolas bilíngues para bebês? 


Isto não quer dizer que alunos de outras idades não possam aproveitar o ensino bilíngue. Mesmo com diferentes processos de adaptação, de acordo com a idade ou características pessoais de cada criança, é possível aproveitar todos os benefícios deste modelo de ensino. 


Quais as vantagens do ensino bilíngue?


Foto de menina estudando inglês diante do computador. A educação bilíngue traz muitas vantagens.


Se você ainda tem dúvidas se o ensino bilíngue é ou não é a melhor escolha para o seu filho, vale a pena compreender melhor os benefícios que este tipo de estudo oferece.


Como dissemos, em um mundo cada vez mais globalizado, dominar um segundo idioma faz toda a diferença tanto para a formação do aluno quanto em seu futuro profissional.


Fluência em mais de um idioma


Estar em contato com o ensino bilíngue desde cedo é uma ótima maneira de seu filho se tornar fluente em dois ou mais idiomas, ou até mesmo um poliglota!


Ou seja, além de falar o português como língua nativa, ele aprende a se comunicar em inglês com a mesma desenvoltura, como alguém que nasceu em um país que fala inglês.


A fluência em outra língua é um grande diferencial no mercado de trabalho, e também pode abrir as portas para muitas oportunidades, como uma vaga em uma universidade no exterior, por exemplo.


Desenvolve a concentração e o raciocínio


Além de precisar aprender todo o conteúdo da grade curricular comum às escolas brasileiras, no ensino bilíngue seu filho precisa fazer isso em inglês.


Não é tarefa fácil, mas os resultados compensam! Além das vantagens que já mencionamos, este tipo de dinâmica faz com que o aluno precise desenvolver a concentração e o foco para poder absorver todo o conteúdo das matérias,


Contato com diferentes culturas


Ao estudar em uma escola bilíngue, o aluno vai bem além do aprendizado de um segundo idioma. No ensino bilíngue, as instituições costumam priorizar o contato com a cultura e os costumes de outros países que falam inglês.


Este, claro, é um grande diferencial para o seu filho, já que aumenta sua bagagem cultural colocando-o em contato direto com diferentes referências de música, livros, filmes e jogos, por exemplo.


Oportunidades no mercado de trabalho


Conforme dissemos anteriormente, o ensino bilíngue está diretamente relacionado às oportunidades profissionais que seu filho terá no futuro.


Cada vez mais, o inglês deixa de ser um diferencial para se tornar algo obrigatório no competitivo mercado de trabalho.


Com a adoção do trabalho remoto por grandes corporações e a possibilidade de fazer parte de equipes compostas por profissionais do mundo todo, falar inglês é um requisito fundamental para aproveitar estas oportunidades.


Por isso, se o seu filho é fluente em um segundo idioma desde cedo, estará apto para entrar neste mercado com confiança, segurança e um grande diferencial diante dos concorrentes.


Você sabia que, de acordo com uma pesquisa, entre os 5,1% da população acima de 16 anos que falam inglês, somente 16% possuem nível avançado? 


Desenvolve habilidades socioemocionais


Sabia que o ensino bilíngue também é um ótimo jeito de desenvolver as habilidades socioemocionais?


Ao ter contato com outros costumes e outra cultura, proporcionados pela proximidade com um idioma diferente, a criança aprende a pensar de modo diferente.


Nisso, ela amplia seu repertório cultural e desenvolve habilidades como a cooperação, cidadania, autonomia, empatia, comunicação e respeito pela diversidade.


Como é o processo de alfabetização em uma escola bilíngue?


O ensino bilíngue, no que diz respeito à alfabetização, vai depender bastante da metodologia escolhida por cada escola.


Em algumas delas, a orientação pedagógica é alfabetizar na língua materna (em nosso caso, o português). Em outras, a opção é por alfabetizar por um processo simultâneo, aprendendo português e mais um idioma ao mesmo tempo.


Este tipo de alfabetização é extremamente benéfico para o desenvolvimento do cérebro. Mas, como todo aprendizado, ele apresenta desafios. Ainda mais para uma criança pequena nesta fase da vida!


Por isso, não se assuste se a criança começar a misturar os dois idiomas. Não há nada de errado nisso e trata-se de algo super comum. Tem até um nome para isso: code-switching. Ou seja, o uso de elementos de línguas diferentes de maneira alternada em um mesmo contexto.


Em algum tempo, o cérebro da criança aprende a organizar as estruturas linguísticas de forma natural, sem nenhum estresse para os pequenos.


Para que tudo isso aconteça de forma eficiente, é primordial que a equipe pedagógica e corpo docente sejam bilíngues, proporcionando uma experiência imersiva para os alunos que não comprometa a compreensão das matérias do currículo regular.


Em outras palavras, as crianças devem se sentir confortáveis diante do desafio de aprender usando dois idiomas diferentes.


Como incentivar o ensino bilíngue desde casa?


Foto de mãe e menina praticando o ensino bilíngue em casa, com a leitura de um livro.


Optar pelo ensino bilíngue em uma escola que siga essa metodologia é algo incrível, que tem tudo para trazer inúmeros resultados para a criança ao longo da vida.


Porém, esta não é a única maneira de estimular o uso de dois idiomas no dia a dia. Em sua casa, é possível implementar vários hábitos e costumes que motivem seu filho a aproveitar melhor seu aprendizado em inglês.


A seguir, veja algumas dicas que fazem toda a diferença:


  • Seu filho deve ter o máximo possível de contato com o idioma, não limitando as experiências somente ao ambiente escolar ou do curso que frequenta.

  • Caso você consiga, incorpore o inglês ao cotidiano familiar. Use expressões, faça perguntas, motive a criança a colocar seus conhecimentos em prática!

  • Não tenha medo de presentear com livros bilíngues ou em inglês.

  • Os momentos de diversão, como ver um filme divertido em família, são ótimas oportunidades para praticar o inglês.

  • Assim como os filmes e séries, músicas são outra ferramenta divertida e prazerosa para treinar o idioma.

  • Use e abuse das novas tecnologias, como aplicativos, vídeos online e ferramentas que ajudam a tornar o ensino bilíngue mais natural e inserido no cotidiano.


Conclusão


Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, no qual informação, diversas e oportunidades profissionais não conhecem fronteiras, é essencial saber se comunicar com fluência em inglês para aproveitar todas as oportunidades.


Neste texto você conseguiu entender melhor qual é a diferença entre educação bilíngue, curso de idiomas e uma escola internacional, e como o ensino bilíngue se relaciona com cada uma destas situações.


Também viu como funciona o processo de alfabetização em uma escola bilíngue e que benefícios isso pode trazer para o seu filho, tanto em termos de cultura, conhecimento e habilidades socioemocionais quanto de oportunidades profissionais no futuro.


Além disso, demos algumas dicas para você incentivar o ensino bilíngue dentro da sua própria casa, inserindo no dia a dia uma segunda língua de forma prazerosa para o seu filho.


Se você chegou até aqui, que tal seguir um pouco mais em frente e conhecer como funcionam os cursos de inglês e japonês do Kumon? 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.