Durante o período da pandemia de Covid-19, com a adoção do home office pelas empresas, muita gente sentiu na pele o que, para grande parte das mulheres, sempre foi algo frequente: a dificuldade em conciliar tarefas domésticas, trabalho e filhos.
Esta dificuldade, como você deve imaginar (ou saber na prática), influencia o mercado de trabalho. As mulheres ocupam um lugar de destaque em somente 13% das 500 maiores empresas brasileiras – um número bastante desequilibrado, se levarmos em conta que 52% da nossa população é feminina.
Uma pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME) mostrou que 53% das empreendedoras brasileiras são mães. A maior parte busca horários flexíveis, que permitam conciliar família e carreira.
Diante disso, fica fácil compreender por que o empreendedorismo feminino é tão importante. Ser dona da própria empresa permite derrubar algumas barreiras, gerando oportunidades de liderança e independência financeira, além de oferecer maior flexibilidade.
Mas, então, surge a questão: por onde começar?
Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor o ambiente de empreendedorismo, quando voltado especificamente para as mulheres, e dar algumas dicas para você tirar seus planos do papel e transformá-los em um negócio do qual possa se orgulhar!
Empreender com franquias é um ótimo jeito de começar! Clique no link e veja como funciona a franquia Kumon.
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Modelo de franquia: como funciona, quais são e como investir em 2022?
Análise de risco: o que é, como fazer na prática e quando usar?
O que é o empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo feminino consiste no movimento de mulheres iniciando e gerenciando seus próprios negócios, em vez de seguir carreiras tradicionais.
Isso pode incluir a criação de novas empresas, a aquisição e a gestão de negócios existentes, bem como a inovação dentro de empresas já estabelecidas.
Por que é importante estimular o empreendedorismo feminino?
Há várias razões pelas quais é importante estimular o empreendedorismo feminino.
A seguir, apresentamos algumas delas. É fundamental destacar que, estimulando este movimento, toda a sociedade contribui na trajetória das mulheres alcançarem maior independência financeira e terem mais flexibilidade para conciliar suas vidas profissionais e familiares.
Aumentar a diversidade de negócios
As empresas lideradas por mulheres tendem a ser mais diversas e inclusivas, o que contribui para a inovação e a criatividade.
Trazer mais inovação para o mundo corporativo
Negócios que contam com mulheres à sua frente costumam ser mais inovadores e crescer mais rapidamente, colaborando para o crescimento econômico do país e da sociedade como um todo.
Mais igualdade para o mundo empresarial
Estimulando o empreendedorismo feminino, podemos ajudar a promover a igualdade de gênero e aumentar a participação das mulheres na economia.
Exemplos de empreendedorismo feminino
Quando falamos de empreendedorismo feminino, estamos falando tanto de mulheres com pequenos negócios quanto de gigantes e líderes nacionais em suas áreas de atuação.
Abaixo, veja algumas empreendedoras brasileiras de sucesso e inspire-se com os seus exemplos!
Luiza Helena Trajano
Luiza Helena Trajano é uma empresária conhecida por seu trabalho no setor de varejo. Ela é a fundadora e presidente do conselho do Magazine Luiza, uma rede de lojas de departamentos fundada por seu avô em 1957.
Sob sua liderança, a empresa se expandiu para mais de 1.400 lojas em todo o Brasil e se transformou em uma das principais redes de varejo do país.
Além de liderar o Magazine Luiza, ela também é líder do Grupo Mulheres do Brasil, formado em 2012. Hoje, o grupo reúne mais de quatro mil mulheres interessadas em propor e discutir ações ligadas à educação e ao empreendedorismo feminino.
Nathalia Arcuri
Nathalia Arcuri é uma empreendedora que atua na área de tecnologia e educação. Ela é a criadora do canal Me Poupe!, focado em promover a educação financeira de um jeito simples e acessível. Seu canal no YouTube é o maior do mundo sobre finanças pessoais.
Nathalia é uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, e em janeiro de 2020 foi a única influencer brasileira convidada para o Fórum Econômico Mundial de Davos.
Camila Coutinho
Camila Coutinho é designer de moda e foi a primeira blogueira de moda do Brasil. Em 2013, seu blog Garotas Estúpidas foi eleito o quarto blog de moda mais influente do mundo.
Desde 2006 ela vem expandindo sua presença digital e faturando milhões de reais, por meio da criação de três marcas que possuem seu canal online como plataforma.
A GE Beauty, criada em 2020, é a primeira destas marcas focada no desenvolvimento de produtos cosméticos e comércio online.
Sônia Hess
Sônia Hess é ex-presidente da camisaria catarinense Dudalina, empresa criada em 1957 por seus pais. Ela se tornou CEO da empresa em 2003, e desde então triplicou o faturamento da Dudalina. Em 2013 foi eleita pela revista americana Forbes como a sexta empreendedora mais poderosa do Brasil.
Atualmente, Sônia está envolvida com o terceiro setor, como vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Desta forma, ela busca promover transformações na sociedade e fomentar o protagonismo das mulheres.
Uma destas iniciativas é o Fundo Dona de Mim, uma linha de crédito circular criada durante a pandemia que tem como meta estimular o empreendedorismo feminino.
Cristina Junqueira
Cristina Junqueira é co-fundadora e CEO do Nubank. Atrás apenas de Luiza Helena Trajano, Cristina é a segunda mulher mais rica do Brasil, conforme o ranking da revista Forbes.
Em 2017, grávida de 7 meses da primeira filha, ela foi aos Estados Unidos e fechou a primeira grande captação de recursos para o Nubank desde sua fundação.
Com 39 anos e grávida de 8 meses, ela esteve presente ativamente em todas as reuniões que antecederam a abertura de capital da fintech nas bolsas de Nova York e de São Paulo.
Mãe de três, Cristina é um exemplo de que, além de colocar um negócio bilionário em pé, é possível para uma mulher ter uma família e uma carreira brilhante.
Como empreender?
Existem várias etapas para empreender e iniciar um negócio. Antes de mais nada, é importante encontrar uma ideia na qual você acredita e com a qual se identifica e que possa ser rentável. Isso envolve pesquisar o mercado e identificar oportunidades de negócios.
A partir daí, é fundamental traçar um plano de negócios e captar recursos para colocar seu plano em prática. Ao longo do tempo, monitore o desempenho do seu negócio e faça os ajustes necessários para garantir que ele esteja crescendo e se mantendo saudável.
A seguir, conheça melhor algumas das etapas essenciais para empreender com sua própria empresa!
Tenha um planejamento estratégico
O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Ele permite que as empreendedoras tenham uma visão clara dos objetivos a serem alcançados e o que é necessário para chegar lá.
Além disso, ter um planejamento estratégico fornece uma estrutura para tomar decisões e garante que a empresa siga na direção certa.
Um bom planejamento estratégico deve incluir informações sobre o mercado, os concorrentes, o público-alvo, as estratégias de marketing, as metas financeiras e as etapas para alcançá-las.
Além disso, ele deve ser regularmente revisto e atualizado para garantir que esteja alinhado às mudanças no mercado e na empresa.
Capacite-se
Empreender exige uma variedade de habilidades e conhecimentos, e capacitar-se constantemente é essencial para o sucesso.
Isso inclui estar sempre atualizada sobre as tendências do mercado e as mudanças na tecnologia, assim como desenvolver habilidades de liderança, gerenciamento de equipes, negociação e gestão financeira.
Também é importante buscar constantemente aprendizado e desenvolvimento pessoal para ser capaz de tomar decisões bem fundamentadas e lidar com os desafios do empreendedorismo.
A capacitação pode vir de várias fontes, como cursos, palestras, mentores, livros, workshops, entre outros. Há muitas opções disponíveis para empreendedoras de todos os níveis de experiência e orçamentos.
Caso você opte por empreender com uma franquia, verifique se ela oferece treinamento, capacitação e apoio durante sua jornada de empreendedorismo feminino.
Administre seu tempo (negócios x rotina familiar)
Empreender pode ser desafiador quando se trata de equilibrar o tempo entre os negócios e a vida familiar. É fácil se dedicar completamente ao trabalho e negligenciar as responsabilidades familiares, ou se distrair com problemas familiares e deixar o negócio de lado.
Uma das formas de administrar esse tempo é estabelecer metas e prioridades claras para o trabalho e para a vida familiar.
Isso inclui definir horários específicos para trabalhar e horários específicos para passar tempo com a família, além de estabelecer metas e objetivos a serem alcançados tanto no trabalho quanto na vida familiar.
Lembre-se que equilibrar o tempo entre negócios e vida familiar é um processo contínuo e requer comprometimento e dedicação.
No entanto, com planejamento e flexibilidade, é possível alcançar esse equilíbrio e ter sucesso tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
Apenas comece
Começar é um dos desafios mais importantes na sua jornada empreendedora. Muitas vezes, as pessoas têm uma ideia de negócio, mas têm medo de tomar a decisão de dar o primeiro passo e deixar sua zona de conforto.
Uma das formas de dar o primeiro passo é desenvolver um plano de negócios. Faça uma pesquisa de mercado, estabeleça metas e objetivos e identifique as necessidades financeiras para iniciar o negócio.
Outra forma de apenas começar é buscar o apoio e a orientação de outras empreendedoras experientes. Elas podem fornecer conselhos e orientações valiosas sobre como iniciar um negócio e lidar com os desafios do empreendedorismo.
Se você está empreendendo pela primeira vez e procura uma opção mais segura, que tal empreender com uma franquia? Abaixo, trazemos alguns motivos pelos quais este é um excelente negócio!
Franquia: uma ótima forma de estimular o empreendedorismo feminino
Começar um negócio do zero é bem desafiador. Assim, optar por uma franquia é um caminho que oferece maior segurança, investindo em um modelo que já foi testado na prática e possui uma marca consolidada.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 49% das franquias são dirigidas por mulheres. É um número animador, não é? E quando analisamos a situação do Kumon, a maior franquia educacional do país, fica ainda mais clara a força deste modelo, já que 96% das nossas franqueadas são mulheres!
Para saber por que empreender com uma franquia é um ótimo negócio, veja este artigo no nosso blog.
Seja uma franqueada Kumon!
Mas por que o Kumon é tão interessante para o empreendedorismo feminino? Uma pista para a resposta está no fato que, antes de escolher uma franquia, as mulheres costumam fazer uma análise detalhada do negócio, na qual alguns pontos são essenciais:
Atendimento durante a fase de pesquisa.
Processo seletivo e treinamentos oferecidos.
Oportunidades de networking e troca de experiências com outros franqueados.
Retorno financeiro aliado à realização pessoal e profissional.
Para Graziela, franqueada do Kumon, tudo isso pode ser sentido na prática. Ela é pedagoga, formada em Inglês, mãe de cinco filhos e, há alguns anos, havia parado de trabalhar.
Porém, com as crianças crescendo, a família decidiu buscar uma forma de empreender em conjunto. Isabela, a filha mais velha, também é formada em Inglês, e naturalmente este foi o caminho escolhido.
Foram cogitadas diversas opções de franquias até chegar ao Kumon. Todos os filhos haviam estudado pelo método e a ideia foi muito bem aceita.
A partir daí, toda a fase de atendimento, treinamento e suporte conquistou a família, que acabou se apaixonando pela metodologia e abrindo a própria unidade em agosto de 2019.
A história da Graziela ajuda a reforçar a importância do empreendedorismo feminino. Para destacar a relevância do tema, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, desde 2014, o dia 19 de novembro como o Dia do Empreendedorismo Feminino.
Nós estamos fazendo a nossa parte por aqui para torná-lo ainda mais importante!
Conclusão
Como você viu, dar o primeiro passo no empreendedorismo feminino é uma decisão importante e pode ser desafiador, mas é essencial para iniciar a jornada empreendedora.
Com planejamento, orientação e apoio, é possível superar esses desafios e alcançar todos os seus objetivos. Mas lembre-se: empreender é um processo desafiador e no qual podem haver altos e baixos. O importante é nunca desistir e sempre estar em busca de aprendizado e evolução.
Você está disposta a empreender? Então entre em contato com nosso setor de franquias e descubra todas as vantagens de ser uma franqueada do Kumon!