O termo aprendizagem está relacionado à aquisição de conhecimentos, competências e habilidades que resultam em um processo de mudança de comportamento.
Portanto, podemos dizer que a dificuldade de aprendizagem é composta por uma série de obstáculos biológicos, culturais ou que tornam este desenvolvimento mais lento.
Muitas vezes, estas dificuldades trazem muitas complicações não só para a vida escolar, mas para o próprio desenvolvimento social da criança.
Por isso, se você está sofrendo com a situação do seu filho, continue lendo. Quem sabe esta não é justamente a ajuda que você estava procurando?
O Kumon já ajudou muitas crianças a superarem dificuldades de aprendizagem. Conheça melhor o e entenda por quê.
Leia mais:
Método de ensino individual: como funciona e benefícios para a aprendizagem
Você sabe como trabalhar as emoções na educação infantil? Conheça 9 estratégias
Quais podem ser as causas das dificuldades de aprendizagem?
A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada a fatores emocionais, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor ou a uma estimulação cultural precária (pouco ou nenhum contato com ferramentas que facilitam o processo de aprendizagem, como músicas, livros, jogos e canções, por exemplo).
Um exemplo bastante recente foi a pandemia de Covid-19. O isolamento social, apesar de necessário, acabou limitando as oportunidades de ensino e conhecimento das crianças, que tiveram suas rotinas alteradas de forma drástica e o acesso à variedade de estímulos muito reduzido.
Abaixo, apresentamos algumas possíveis causas da dificuldade de aprendizagem, às quais vale a pena você ficar atenta.
Falhas na alfabetização
A falta de habilidades de leitura adequadas pode impedir que a criança compreenda materiais essenciais para o seu desenvolvimento, como livros de histórias ou didáticos. Isto afeta não só a leitura e escrita, mas também outras áreas de aprendizagem e matérias escolares.
Além disso, as falhas na alfabetização infantil podem levar a problemas de autoestima e falta de confiança.
Problemas escolares
Problemas escolares interferem na aprendizagem da criança de várias maneiras. Se um aluno está enfrentando problemas em sua vida escolar, como bullying ou relacionamentos difíceis com professores ou colegas, ele tende a perder a motivação e se tornar menos interessado pelo aprendizado.
Além disso, há outras situações, como dificuldades financeiras ou falta de apoio familiar, que impactam na capacidade de uma criança obter os recursos e suporte necessários para o sucesso escolar.
Hiperatividade
A hiperatividade afeta diretamente a concentração nas tarefas escolares, o que, por sua vez, interfere na compreensão e retenção de informações. Além disso, crianças hiperativas podem agir de forma impulsiva, levando a interrupções ou desvios de tarefas escolares.
Esta dificuldade de aprendizagem também faz com que o aluno tenha mais trabalho para se organizar e gerenciar seu tempo e materiais escolares, afetando sua capacidade de completar tarefas e obter sucesso escolar.
Déficit de Atenção
Assim como a hiperatividade, o déficit de atenção prejudica a concentração nas tarefas escolares, interferindo na compreensão e retenção de informações. Crianças com essa dificuldade de aprendizagem podem ser facilmente distraídas por estímulos externos e perder o foco nas atividades.
Outros distúrbios de aprendizagem
É comum que as pessoas confundam, mas dificuldades de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem não são a mesma coisa.
A dificuldade de aprendizagem consiste em um modo diferente de compreender o conhecimento, porém o aluno tem capacidade de aprender. Dificuldades são barreiras e obstáculos. Assim, podem ser superadas.
Já os distúrbios são condições neurológicas que prejudicam a habilidade de uma pessoa de aprender, processar e reter informações. Os distúrbios de aprendizagem mais comuns incluem:
Dislexia: Dificuldade em ler e interpretar palavras e símbolos escritos.
Disgrafia: Dificuldade em escrever e produzir letras e palavras legíveis.
Discalculia: Dificuldade em compreender e realizar cálculos matemáticos.
Dislalia: Dificuldade na emissão da fala e na pronúncia ou articulação de fonemas.
Disortografia: Dificuldade em escrever corretamente e seguir as regras gramaticais e ortográficas.
Como saber se a criança está com dificuldades de aprendizagem?
Apesar de aparecer em inúmeros contextos, como o da socialização, a dificuldade de aprendizagem fica mais evidente nos conteúdos trabalhados na escola. Isso porque, no modelo tradicional e mais comum de ensino, todas as crianças são avaliadas dentro de uma mesma média, de acordo com sua faixa etária.
Assim, se o aluno precisa de mais tentativas ou recursos diferentes dos oferecidos para conseguir assimilar as matérias, pode estar com dificuldades.
Uma boa forma de perceber se o conteúdo está adequado à capacidade de aprendizagem do seu filho é acompanhar as tarefas escolares e observar como a assimilação do conhecimento está sendo trabalhada.
Porém, antes mesmo do período escolar, outros tipos de dificuldades podem aparecer, como o atraso na fala, por exemplo. Nestes casos, quanto mais cedo as falhas no desenvolvimento da criança forem identificadas e minimizadas, menores são as chances dela apresentar alguma dificuldade de aprendizagem na escola.
A seguir, veja alguns sinais de que seu filho pode estar com dificuldades de aprendizagem.
Comportamento agitado
O comportamento agitado não é uma causa direta de dificuldade de aprendizagem, mas pode ser um sintoma associado a outras condições que causam dificuldades de aprendizagem, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou transtornos de ansiedade.
Além de tirar o foco do aluno e dificultar sua organização, o comportamento agitado frequentemente torna-se uma distração para os colegas, resultando em problemas com os outros estudantes e professores.
No entanto, é importante destacar que nem todas as pessoas com comportamento agitado têm dificuldades de aprendizagem. A avaliação de um profissional da saúde é fundamental para determinar as causas do comportamento agitado e para fornecer o tratamento adequado.
Avaliações baixas
Uma nota baixa em avaliações escolares pode ser um sintoma de dificuldade de aprendizagem. No entanto, é importante destacar que há muitos outros fatores que podem contribuir para uma nota baixa, como falta de motivação, distrações e falta de concentração.
Em casos de dificuldades de aprendizagem, o trabalho em colaboração com o professor, o aluno e os pais é importante para ajudar a criança a atingir seu máximo potencial e superar as dificuldades.
Irritação
A irritação é um sintoma associado à dificuldade de aprendizagem, apesar de não ser uma causa direta deste tipo de situação. Isso porque as dificuldades de aprendizagem podem levar a frustração, estresse e irritação, especialmente se a criança não está recebendo o suporte ou o tratamento adequado.
Além disso, outras condições de saúde mental, como transtornos de ansiedade ou de humor, também podem causar irritação.
Ausência de interesse pelos estudos
A falta de interesse pelos estudos é mais um sintoma de dificuldade de aprendizagem, mas também pode ser causada por outros fatores, como falta de motivação, monotonia na metodologia de ensino, falta de conexão com o material de estudo ou falta de identificação com o professor.
No entanto, a falta de interesse nos estudos pode agravar as dificuldades de aprendizagem, uma vez que a criança se torna menos disposta a dedicar tempo e esforço à aprendizagem.
Dificuldade de concentração
A habilidade de concentrar-se e manter a atenção é importante para a aprendizagem efetiva. Se um aluno tem dificuldades em se concentrar e manter o foco, isso pode levar a dificuldades de aprendizagem.
Entretanto, como dissemos acima, vale sempre lembrar que a dificuldade de concentração também é causada por outros fatores, como distúrbios de atenção e hiperatividade, estresse ou falta de sono, por exemplo.
Como o Kumon pode ajudar com as dificuldades de aprendizagem?
Um dos recursos mais importantes que o ser humano possui é a plasticidade neural, ou seja, a flexibilidade do sistema nervoso central para se adequar a determinadas condições, criando novas conexões entre os neurônios a partir do comportamento do indivíduo.
Isso significa que, quando as necessidades individuais de cada pessoa são levadas em consideração, é possível proporcionar uma forma de ensino individualizada, e, deste modo, obter um aprendizado mais efetivo, reduzindo a dificuldade de aprendizagem.
É exatamente assim que pensamos aqui no Kumon. O aluno começa seus estudos em um ponto adequado à sua capacidade, progredindo no próprio ritmo. O resultado? Inúmeros casos de crianças que deixam de ter dificuldades, passam a gostar de aprender e, inclusive, acabam ultrapassando o nível de sua série escolar.
A seguir, veja como o Kumon pode ajudar seu filho a superar a dificuldade de aprendizagem.
Progressão personalizada de acordo com o aluno
“Ajustar o pé ao sapato ou ajustar o sapato ao pé: que tipo de educação escolher?” Uma frase que o Professor Toru Kumon, fundador do método, sempre falava quando o assunto era o respeito à capacidade de cada indivíduo.
A proposta oferecida pelo Kumon, centrada na criança, pode ser uma grande aliada para ajudar seu filho a superar obstáculos e desenvolver seu máximo potencial.
Autonomia no aprendizado
O método Kumon se concentra em desenvolver a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem. O objetivo é que a criança se torne capaz de aprender sem a ajuda constante de um professor.
Ou seja, a metodologia é baseada em uma abordagem de ensino autodidata, em que o aluno é guiado através de um material didático exclusivo e evolui em seu próprio ritmo.
Para isso, ele conta com a ajuda de um orientador, responsável por monitorar seu progresso e fornecer orientação e apoio quando necessário.
Com o tempo, a autonomia do aluno no aprendizado é aprimorada, pois ele aprende a identificar suas próprias habilidades e lacunas, a buscar soluções sozinho e a persistir mesmo quando enfrenta desafios.
Em outras palavras, torna-se protagonista de seu próprio aprendizado.
Planejamento de estudos
O planejamento de estudos é uma parte importante da rotina de um estudante, pois ajuda a manter o foco, garantir o progresso e alcançar os objetivos de aprendizagem. O método Kumon valoriza o planejamento de estudos e incentiva os alunos a desenvolverem essa habilidade para atingirem seu máximo potencial.
No Kumon, o planejamento de estudos é baseado na própria abordagem de autoaprendizagem característica do método. Os alunos são incentivados a estabelecer metas de aprendizagem claras e a seguir um cronograma regular de estudos, com a finalidade de progredir a passos firmes e consistentes.
O planejamento de estudos é uma habilidade valiosa que os alunos podem aplicar ao longo de sua vida. O método Kumon ajuda as crianças a desenvolverem essa habilidade desde cedo, preparando-as para o sucesso futuro.
Além disso, o planejamento de estudos, combinado com o foco no autodidatismo do método Kumon, cria um ambiente de estudo eficaz e produtivo, no qual os alunos podem alcançar seu máximo potencial.
Aprendizado divertido
Aqui no Kumon nós acreditamos que o aprendizado é mais efetivo quando é divertido e envolvente. Por isso, o método inclui uma abordagem lúdica que incentiva os alunos a se envolverem ativamente com os estudos e a desenvolver uma paixão pelo aprendizado.
Os materiais de ensino do Kumon são projetados para serem interessantes e envolventes, com uma variedade de atividades que ajudam a manter os alunos motivados. Além disso, o método incentiva os alunos a explorar diferentes áreas do conhecimento, o que os ajuda a descobrir suas paixões e interesses.
O aprendizado divertido também é incentivado pela postura autodidata do método Kumon. Os alunos são incentivados a desenvolver uma curiosidade natural sobre o assunto e a descobrir respostas por si mesmos. Isso ajuda a criar um ambiente de aprendizado positivo e a desenvolver um gosto por saber mais que dura a vida toda.
Desenvolvimento de concentração
A concentração é uma habilidade fundamental para o sucesso no aprendizado e é fortemente valorizada no método Kumon. O método utiliza uma variedade de técnicas para ajudar os alunos a desenvolver e aperfeiçoar sua capacidade de se manterem concentrados.
Entre elas, está o encorajamento a trabalhar regularmente os exercícios de casa. Assim, a criança aprende como focar nos estudos e a criar o hábito de estudo. A prática diária é fundamental para o sucesso no método Kumon.
Além disso, os orientadores do Kumon trabalham com os alunos individualmente para identificar e abordar qualquer dificuldade de aprendizagem que possa impedir seu progresso.
Conclusão
A dificuldade de aprendizagem é mais que simplesmente não conseguir ter boas notas ou entender bem determinado conteúdo.
Ela se manifesta de diferentes formas e possui muitas causas. Tanto comportamentais quanto, em alguns casos, psicológicas, que impedem o progresso do aluno.
Entretanto, isso não quer dizer que a criança não vá conseguir aprender. Muitas vezes, a mudança no método de estudos ou o acompanhamento especializado de um profissional de saúde conseguem ajudar o aluno a seguir em frente e aprender com qualidade.
No Kumon, nós já tivemos muitos casos de crianças com dificuldade de aprendizagem que, ao se depararem com um método que respeita seu ritmo e suas características individuais, superaram as dificuldades e conseguiram evoluir incrivelmente!
Seu filho tem dificuldades com a escola porque não gosta de estudar? Veja este artigo que fizemos sobre como gostar de estudar e conte sempre com a ajuda do Kumon!