Como estudar melhor: confira 12 passos para aumentar o seu desempenho

09/12/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Será que você está usando seu tempo de estudos da melhor maneira?

Aprender como estudar melhor é um jeito de potencializar os seus esforços, e algo que pode trazer resultados mais rapidamente do que você espera. Portanto, conhecer algumas técnicas e dicas para focar mais na eficiência do que na quantidade é uma grande vantagem.

Neste artigo, vamos trazer alguns métodos de estudo que comprovadamente funcionam, mostrar algumas formas de estudar melhor e dar várias dicas de como estudar para uma prova com mais qualidade e um melhor aproveitamento do tempo.

Vamos lá?

Veja como o método do Kumon desenvolve habilidades essenciais para melhorar sua performance os estudos.

Leia mais:Por que é difícil manter uma rotina de estudos eficiente? 

Existe muita diferença entre encarar uma montanha de livros e anotações alguns dias antes de uma prova e estudar regularmente, todos os dias um pouquinho. Saber como estudar melhor tem muito mais a ver com a segunda situação do que com a primeira.

Manter uma rotina de estudos eficiente não é tarefa fácil. Afinal, criar o hábito de estudo é uma tarefa que demanda bastante esforço, assim como acontece com a criação de qualquer novo hábito.

Se você está se preparando para estudar para o Enem, prestar um concurso vestibular ou mesmo um concurso público, com certeza possui um volume de conteúdo muito grande para cobrir. Fazer isso de modo desorganizado e sem um plano definitivamente não é a melhor estratégia para alcançar seus objetivos.

Por isso, é fundamental compreender a importância deste ponto e se concentrar em como estudar melhor.

Como estudar melhor em 12 passos

passos-para-estudar-melhorO que é melhor: estudar uma enorme quantidade de conteúdo ou manter o foco na eficiência? Se você quer saber como estudar para uma prova, seguramente a segunda alternativa é a mais indicada.

Nossa experiência com o Kumon ao longo de mais de 60 anos comprova na prática que vale mais a pena estudar um pouquinho todos os dias do que absorver de uma só vez uma quantidade de informação maior do que o cérebro tem capacidade de armazenar.

Além de criar o hábito de estudo, há muito mais atitudes que você pode tomar para ser mais eficiente e conquistar melhores resultados com os seus estudos. A seguir trazemos algumas dicas de como estudar melhor para você aplicar no seu dia a dia e melhorar a sua performance.

1. Não permita que a “curva do esquecimento” cresça


Você já ouviu falar no conceito de curva de esquecimento? Em 1885, procurando entender como estudar melhor, o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus descobriu que, quanto maior a passagem do tempo, menos conteúdo o cérebro consegue reter.

De forma prática, ele chegou a uma relação consistente entre a retenção do que é estudado e o tempo em que estas informações são armazenadas na memória.

Após 20 minutosPerda de 42% do aprendizado
Após 24 horasPerda de 67% do aprendizado
Após 31 diasPerda de 79% do aprendizado
Após 60 diasPerda de 90% do aprendizado


Como estudar para uma prova, então, se após 2 meses quase todo o conteúdo foi esquecido? O segredo é manter a regularidade. Ao fazer revisões no conteúdo você mantém a informação armazenada na memória, necessitando cada vez menos de tempo para fazer essa retenção.

2. Revise os conteúdos mais importantes antes de dormir


O melhor momento para o cérebro consolidar a memória e reter a informação aprendida durante o dia é enquanto você dorme. Assim, se você está procurando entender como estudar sozinho, faz todo sentido fazer isso antes de dormir.

Inclusive, há um termo chamado de sleep learning que se aprofunda bastante neste tema. Segundo as pesquisas conduzidas pelo Dr. Laverne C. Johnson, da Unidade de Pesquisa Neuropsiquiátrica da Marinha Americana, as pessoas podem aprender novas informações inclusive durante o sono!

Porém, atenção: o uso desta técnica não exclui os benefícios de estudar no momento em que você se sente mais produtivo e alerta, capaz de manter por mais tempo e com maior qualidade o foco e a concentração nos estudos.

3. Varie o conteúdo e o tema


Em vez de se concentrar em apenas um assunto, como, por exemplo, memorizar novas palavras em inglês, procure fazer isso em conjunto com a leitura de alguns textos e com a compreensão de uma letra de música, por exemplo.

O mesmo vale para qualquer matéria. Se, por exemplo, você quiser saber como estudar melhor frações, talvez seja uma boa ideia resolver exercícios nos quais elas aparecem associadas a geometria plana.

No entanto, tenha cuidado para não misturar campos de temas muito distantes, já que isso pode fazer você perder o foco e atuar de maneira contraproducente nos estudos.

4. Invista em aprendizagem contextual, conectando ideias


Há muita diferença entre simplesmente decorar um conteúdo e memorizá-lo com qualidade. No segundo caso, uma das técnicas de memorização mais eficientes é a criação de conexões, conhecida como aprendizagem contextual.

Basicamente, o que isso significa é criar relações entre as informações que façam sentido, associando algo que não conhecemos muito bem a algo com o que já estamos familiarizados. Ou seja, conectando ideias mais difíceis a ideias mais fáceis.

Isso pode ser feito por meio de inúmeras associações, que vão depender do repertório de cada pessoa. Uma figura histórica importante, por exemplo, cujo nome você precisa guardar. Talvez ela tenha o mesmo nome de um amigo ou de alguém da sua família. Este tipo de associação seguramente vai ajudar você a memorizar essa informação!

5. Tente ensinar o que aprendeu a outra pessoa


Se você busca compreender como estudar melhor, uma boa ideia é se colocar no papel do professor. Quando você precisa explicar o que aprendeu para outra pessoa, automaticamente necessita organizar a informação para poder transmiti-la.

É justamente essa necessidade que ajuda a fixar as informações e melhorar o seu nível de aprendizagem. Porém, é fundamental assumir essa postura no momento em que você está estudando, pois essa mentalidade vai ajudá-lo a trabalhar instintivamente nessa organização enquanto absorve o conteúdo.

A melhor parte dessa técnica é que ela não exige necessariamente que exista outra pessoa para quem ensinar. Você pode simplesmente imaginar que está explicando o conteúdo para alguém, e pronto.

Faça o teste e perceba como esta técnica vai ajudá-lo a identificar que pontos não estão tão claros e precisam de uma revisão.

6. Escolha bem o local de estudo


Escolher o local de estudos tem tudo a ver com a criação do hábito de estudo. No Kumon, sempre recomendamos que os alunos estudem em um local confortável, silencioso, bem iluminado, ventilado e no qual possam deixar à mão todos os materiais que vão usar.

No caso de como estudar sozinho, também podemos dizer que a mudança de lugar pode ter um efeito bastante positivo. Portanto, se você ainda não tem um local de estudos para chamar de seu, que tal começar a prepará-lo agora mesmo?

Não há necessidade de ser algo muito espaçoso ou custoso. Muitas vezes, uma pequena mesa ou escrivaninha próxima a uma janela iluminada resolve muito bem a situação.

7. Fique longe da internet enquanto estuda


Um dos principais conselhos para quem quer entender como estudar melhor é ficar longe da internet durante o momento em que estiver estudando.

Porém, falar é mais fácil do que fazer, não é mesmo? Atualmente a tecnologia está tão presente no nosso dia a dia que muitas pessoas sentem uma dificuldade imensa em se separarem, por um curto tempo que seja, de seus smartphones.

Uma dica para conseguir se manter afastado do aparelho celular enquanto estuda é deixá-lo em outro cômodo, ou simplesmente desligado. De tempos em tempos, durante as pausas no estudo, você pode então checar suas mensagens e redes sociais.

8. Aposte no estudo com material impresso


Hoje em dia é cada vez mais comum ver os materiais impressos serem substituídos por materiais digitais que podem ser lidos em um computador, tablet ou mesmo no celular.

Se, por um lado, isso traz muita conveniência para o processo de estudo, por outro pode ser um inimigo de como estudar melhor.

Diversos estudos conduzidos em várias partes do mundo, utilizando as mais diversas metodologias, chegaram a um resultado semelhante: o de que utilizar materiais impressos favorece a absorção e retenção da informação de forma mais eficiente.

9. Intercale pausas durante o tempo de estudo


Você sabe muito bem, pois, com certeza, já experimentou isso na prática: ao longo do tempo de estudos, o cérebro vai ficando cada vez mais cansado, perdendo concentração e energia.

Diante disso, quem quer entender formas de estudar melhor precisa traçar uma estratégia que leve este desgaste em consideração, pensando em como fazer para o cérebro recuperar as forças.

A melhor maneira de fazer isso é bastante simples: realizando pausas durante o tempo de estudo. Elas não podem ser muito grandes, a ponto de você perder o ritmo, mas também não podem ser inexistentes a ponto de você perder o foco e a capacidade de retenção das informações.

Uma boa forma de equilibrar estas duas necessidades é utilizando a técnica Pomodoro. Vamos falar sobre ela logo mais neste artigo, ok?

10. Faça um checklist das matérias estudadas


Como estudar melhor é algo muito atrelado à organização, esta é uma das dicas que seguramente vai aumentar sua produtividade.

Sempre que planejar os seus estudos, sejam os do dia, da semana ou do mês, crie uma lista com as tarefas que deve realizar. Por exemplo:

  • Resolver 20 exercícios de álgebra.
  • Escrever uma redação de 15 linhas.
  • Ler um capítulo do livro de História.

Ao fazer este checklist, você acumula uma série de vantagens.

Primeiro, que você não precisa perder tempo decidindo o que vai estudar, pois já está tudo planejado. Basta selecionar um item da lista e começar.

Segundo, e principal: conforme você conclui cada tarefa, pode riscá-la da lista. Esta sensação de dever cumprido é altamente motivacional e vai ajudar você a seguir em frente.

11. Escolha bons alimentos antes de estudar


O ditado diz que “saco vazio não para em pé”. Mas a experiência também nos diz que “saco muito cheio não consegue sair do lugar”.
Refeições que demandam muito do seu corpo para serem digeridas, como alimentos gordurosos, frituras e comidas pesadas, roubam muita energia que poderia ser dedicada aos estudos, causando sonolência e até mesmo desconforto abdominal.

Por isso, priorize alimentos nutritivos e leves, que forneçam energia para o seu corpo em vez de gastá-la. Fazer lanches regulares com frutas e barrinhas de cereais também é uma boa ideia. Mantenha-os sempre por perto!

Ah, e não esqueça da hidratação. Beber água é essencial para quem deseja dominar as formas de estudar melhor.

12. Crie metas de estudos que sejam desafiadoras, mas possíveis


Sabe por que o método Kumon é tão eficiente? Basicamente, porque ele trabalha com metas atingíveis. Assim, quando o aluno consegue alcançá-las, sente-se motivado para seguir em frente e encarar o próximo desafio.

É exatamente essa a mentalidade que você deve ter se procura um jeito de como estudar melhor. Trace metas que você consiga alcançar, de acordo com o tempo que você tem e a sua própria capacidade. Talvez em um dia você consiga fazer 30 exercícios de matemática, mas não consiga escrever uma redação.

Leve em consideração suas forças e fraquezas e planeje os estudos com base nisso. Quando achar que está ficando fácil, aí sim aumente um pouquinho o desafio.

Diferentes métodos de aprendizagem para estudar melhor


Além de todas estas dicas, você pode aplicar alguns métodos de estudo que comprovadamente funcionam para ajudar você a praticar como estudar melhor.

Estes métodos trabalham tanto com a memorização quanto com a otimização do tempo e produtividade. A seguir, trazemos alguns deles para você experimentar.

Mapas mentais


Segundo um estudo publicado na revista Psychological Science, é mais fácil memorizar uma informação quando a anotação é feita à mão, em vez de usar meios digitais.

Diante disso, fazer mapas mentais é uma ótima forma de potencializar os estudos. Funciona assim: a partir de uma ideia central, você vai criar um diagrama ampliado com vários ramos, dos quais saem outras ramificações.

Cada desdobramento desses do conceito inicial se comporta como os neurônios em nosso cérebro, conectando ideias entre si.

Resumo das matéria


Assuma uma postura ativa diante do conhecimento. Ao colocar no papel o que você aprendeu, elaborando um resumo, você força seu cérebro a utilizar outras formas de retenção da informação por meio dos aspectos visuais e de movimento da escrita.

Além disso, organizar o conteúdo visto em forma de resumo ajuda a estruturar os temas em tópicos, facilitando as técnicas de memorização.

Técnica Pomodoro


A técnica Pomodoro consiste em estudar 25 minutos totalmente focado na atividade, sem pausas. Quando esse tempo acabar, você deve descansar por 5 minutos. Este ciclo deve ser repetido quatro vezes, e então fazer um intervalo maior de 30 minutos antes do próximo ciclo de quatro repetições.

É muito importante respeitar os tempos, por isso use um cronômetro ou timer para ajudá-lo. Outro ponto essencial é não dar uma esticadinha para terminar uma tarefa. Assim que o timer tocar, largue a atividade e faça a pausa.

Conclusão


Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como estudar melhor que inegavelmente vão fazer diferença no seu dia a dia. Revise-as, anote e comece a colocar em prática o que aprendeu agora mesmo.

Logo você vai ver que estudar com qualidade supera – e muito – estudar em quantidade.

Se você ainda estiver com dificuldades para se concentrar ou obter o seu melhor na hora de estudar, confira este artigo com 20 dicas práticas para focar nos estudos.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.