Saiba como aprender japonês em 8 passos!

16/12/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Se você quer descobrir como aprender japonês, a primeira coisa que deve saber é que este será um incrível e fascinante desafio. Afinal, ao mesmo tempo em que a cultura japonesa é intrigante, ela também possui um dos  em todo o mundo.


A boa notícia é que é possível saber como aprender japonês do zero, mesmo que você não seja descendente de japoneses ou nunca tenha tido contato com a língua.


Aqui no blog do Kumon, você encontra histórias de alunos que buscaram as aulas de japonês por gostar de mangás e animes, quem desejava se comunicar melhor com parentes ou quem tinha vontade de conhecer o Japão.


Dominar o idioma japonês também é uma ótima ideia se você deseja trabalhar em uma multinacional japonesa, ou mesmo tem o sonho de morar no Japão um dia. 


Como aprender japonês não é tão simples, neste artigo vamos explicar alguns passos para aprender a língua, como aprender o alfabeto japonês e dar algumas dicas para você finalmente dominar este idioma tão interessante.


Aprenda com o melhor curso de japonês. Visite o site do Kumon e saiba mais!


Leia mais:


Como é a estrutura do alfabeto japonês? 


Você sabia que existe mais de um alfabeto japonês? Cada um deles é usado de um jeito e em situações específicas que se complementam no cotidiano.


No total, são três alfabetos. Dois deles, o hiragana e katakana, são baseados em sons, como as sílabas em português. O terceiro, o kanji, é baseado em caracteres de origem chinesa que representam ideias em vez de sons.


Você vai usar todos eles para escrever em japonês, combinando-os em um mesmo texto ou até na mesma palavra.


Hiragana


O hiragana é o alfabeto usado para palavras de origem japonesa. Ele é formado por 46 caracteres que representam sons, assim como acontece na língua portuguesa com as sílabas. Os sons e símbolos são formados com base na combinação de consoantes e vogais.


Katakana


O katakana representa os mesmos sons que o hiragana, e da mesma maneira possui 46 caracteres. A diferença é que este alfabeto é usado para escrever palavras – como o nome de pessoas, países e marcas, por exemplo – que não são de origem japonesa.


Kanji


O kanji é provavelmente o alfabeto japonês mais conhecido, tanto por quem quer descobrir como aprender japonês quanto pelo público em geral. Ao contrário dos anteriores, ele é formado por ideogramas que não representam sons, mas sim conceitos ou ideias.


Existem entre 40 e 50 mil kanji. Mas, no dia a dia, os japoneses usam no máximo 2 mil kanji. Este é também o número de kanjis ensinados nas escolas japonesas, definido pelo Ministério da Educação do Japão.


Como aprender japonês? 8 passos 

Como você já deve ter visto, entender como aprender japonês do zero é um grande desafio. Mais que um novo idioma, é preciso aprender três novos – e complexos – alfabetos. Então, como aprender japonês? Por onde começar?


De acordo com nossa experiência de mais de seis décadas, a melhor maneira de descobrir como aprender japonês é iniciando pelo Nihongo.


Nihongo é o curso de Japonês do Kumon voltado para brasileiros. Todo o material didático é traduzido, facilitando o aprendizado desde o primeiro dia. Como a dificuldade é incrementada de modo gradual, o aluno consegue evoluir e tornar-se fluente em japonês.


Se você está se perguntando “como aprender japonês”, veja alguns passos para aprender que vão fazer bastante diferença para você dominar o idioma.


1. Escolha um bom material didático


O melhor caminho de como aprender japonês é fazer um curso. E o Kumon, como um método que tem suas raízes no Japão, naturalmente se destaca no ensino da língua japonesa com seu sistema de ensino individualizado único, que respeita o ritmo e a capacidade de cada aluno.


Um dos inúmeros pontos fortes do Kumon é o material didático. Desenvolvido especialmente para brasileiros, ele permite que mesmo quem nunca teve contato com o idioma estude e se aprimore sem dificuldade. 


Como o aprendizado acontece de forma gradual, os estudos começam por um nível básico e cada aluno evolui segundo o próprio ritmo e capacidade de aprendizagem.

2. Use o dicionário


Assim como aprender japonês do zero, qualquer aprendizado de um novo idioma é acompanhado de muitas dúvidas. Esclarecê-las é um ótimo jeito de evoluir nos estudos.


Uma boa ideia, então, é contar com uma pessoa de referência que possa ajudar você nesse processo. Outra forma de fazer isso é contar com a ajuda de alguns recursos que farão toda a diferença no seu modo de absorver o conhecimento.


Se a sua dificuldade é com vocabulário, conte sempre com um bom dicionário. Além de excelentes opções em papel, como o renomado Michaelis – Dicionário Prático Japonês-Português, há uma infinidade de opções disponíveis online, que podem ser acessadas rapidamente em seu computador ou smartphone.


Uma das que nós mais gostamos e recomendamos é o dicionário online Jisho. Entre os maiores diferenciais deste dicionário online de japonês está a funcionalidade de encontrar não só o significado de palavras em hiragana e katakana, mas também em kanji.


Outra maneira de transformar suas dúvidas em novos aprendizados é contar com a orientação de alguém que saiba como aprender japonês é complexo e possa guiar seus passos para aprender o idioma.


Para isso, conte com o Kumon. Por mais que o método tenha um grande foco na autoinstrução e na postura autodidata, isso de maneira nenhuma significa que o aluno está sozinho em sua caminhada. Pelo contrário, o método trabalha com orientadores em vez de professores.


3. Não pule o estudo dos conceitos básicos


Se você deseja saber como aprender japonês, é muito importante estar atento e respeitar todas as etapas do aprendizado, sem pular o estudo de conceitos básicos. 


Procure começar aprendendo os conceitos mais simples, como fazer o traçado dos caracteres de forma correta, por exemplo. Fazer isso é um exercício que vai ajudar muito na hora de lembrar de cada um deles, além de desenvolver técnicas de memorização que você seguramente vai usar por toda a vida.


Quando esta etapa estiver bem consolidada, parta para o aprendizado de palavras e expressões simples, como as cores, parentescos, saudações e animais. Comece pelo hiragana, depois, o katakana, e, somente então, por fim, o kanji. 


4. Tenha consistência e disciplina


Os alfabetos japoneses, em especial o kanji, são difíceis e exigem muita dedicação de quem busca entender como aprender japonês do zero. O segredo, então, para aprender o idioma, é dar bastante atenção aos estudos.


Este não é só um dos passos para aprender japonês, mas um conselho que vale para todas as áreas do conhecimento e, com certeza, vai fazer toda a diferença em seus estudos.


Como sempre gostamos de destacar em nossos artigos aqui no blog do Kumon, estudar com disciplina e organização é essencial para quem deseja desenvolver seu máximo potencial e evoluir em seus conhecimentos, seja para saber como aprender japonês ou em qualquer outro campo do aprendizado.


Com vontade, organização, consistência e disciplina, é possível desenvolver o hábito de estudar e, assim, ficar cada vez mais próximo de alcançar o seu objetivo.


5. Assista a filmes, programas e animações japonesas


Até aqui, você está vendo como aprender japonês é desafiador e exigente. Mas quem disse que não pode ser divertido também? Uma das partes mais legais do aprendizado de um novo idioma, principalmente se você é fã da cultura japonesa, é fazer este tipo de exercício.


Isso porque uma das principais etapas para aprender japonês do zero é ouvir o idioma, ampliando o vocabulário e treinando a pronúncia.


Para isso, um dos jeitos mais interessantes e eficientes de se aprofundar na língua e nos alfabetos japoneses é assistindo a animes e filmes, ou lendo revistas, sites e mangás. 


Incluir este tipo de prática nos estudos é uma maneira divertida de acostumar seu ouvido com a pronúncia do japonês, ou estar em contato direto e prático com os diferentes alfabetos, no caso dos mangás. E tem mais: estes hábitos são eficientes para aprender novas palavras e incrementar seu vocabulário. 


6. Ouça músicas do Japão


Assim como assistir a animes e ler mangás, ouvir músicas em japonês é um excelente exercício para treinar a pronúncia e aprender novas palavras.


Um jeito bem prático de fazer isso é montar uma playlist com músicas que fazem parte dos animes que você está assistindo para estudar, por exemplo.


Assim, você mantém este conhecimento sempre presente em vários momentos, como quando estiver no trânsito, na academia ou arrumando a casa.


Da mesma forma, você pode escutar somente o áudio dos episódios e desenhos em japonês, para treinar seus ouvidos sem o apoio das imagens.


Ao ouvir música, é importante que você busque no dicionário as palavras que não conhece, pesquise a letra e busque aproveitar ao máximo este ambiente de imersão no aprendizado.


7. Defina um cronograma de estudos


Muitas pessoas querem saber quanto tempo levarão para aprender japonês.


E esta é uma pergunta muito complexa, já que vai depender da capacidade de aprendizado, vontade, tempo disponível e características individuais de cada um.


Mas algo que podemos afirmar com toda a certeza é que praticar todos os dias fará toda a diferença para acelerar o seu desenvolvimento.


Uma boa forma de organizar os seus estudos diariamente é contar com a ajuda de uma estratégia de aprendizado ou mesmo aplicativos que ajudem a encaixar os estudos em sua rotina sem pressões e de uma forma que respeite seu ritmo.


Assim, não importa se você consegue estudar 10, 20 ou 30 minutos por dia (que é o que recomendamos para nossos alunos do Kumon). O mais importante é traçar um cronograma de estudos bem definido e cumpri-lo à risca. 


8. Utilize apps


Se há alguns anos era muito difícil ter acesso a materiais em japonês, hoje a situação é completamente diferente. Com apenas alguns cliques no computador ou em um celular é possível encontrar vídeos em japonês, músicas, animes, telejornais, revistas, mangás…


E não para por aí. Com a tecnologia disponível você pode ampliar ainda mais seus estudos. Quando você estiver lendo um mangá, por exemplo, muitas vezes vai se deparar com um kanji sem furigana (uma breve explicação do kanji em hiragana). 


Para saber o que ele significa, use o Capture2Text. Este aplicativo reconhece o texto da imagem e faz a tradução, ajudando muito quem está aprendendo japonês do zero.


Afinal, é possível aprender japonês sozinho? 

Quando você começa a se arriscar no mundo de como aprender japonês, aplicativos de aprendizagem de idiomas podem ser grandes aliados no seu desenvolvimento.


Algumas das opções mais conhecidas para quem quer aprender japonês sozinho são o Duolingo, Memrise e o Rosetta Stone. No geral elas cumprem muito bem frases e vocabulário básico para os iniciantes, além de dar a possibilidade de estudar onde e quando quiser.


Estas são ótimas opções para começar seus estudos de japonês e ter um primeiro

contato com o idioma. Porém, se você deseja levar seus estudos a sério e evoluir no aprendizado, o ideal é que você busque recursos mais completos e avançados, de preferência com método e orientação.

Conclusão


Levar a sério a missão de como aprender japonês só vai trazer vantagens para a sua vida. Além de

estimular a memória e a criatividade, colocando seu cérebro para trabalhar, você terá a oportunidade de

conhecer um novo país e uma cultura milenar por meio do aprendizado de outra língua.  


Além disso, você já pensou como seria estudar, trabalhar e morar do outro lado do mundo? O curso de japonês do Kumon pode ser um grande aliado de quem busca desenvolver uma carreira profissional de sucesso.


Não faltam motivos para você investir nos seus estudos de japonês e abrir várias portas, sejam acadêmicas,

profissionais ou simplesmente pessoais! 


Se você ficou animado e quer saber mais sobre a incrível cultura japonesa, veja este artigo que 

fizemos com várias curiosidades do Japão.


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.