Atividades para educação infantil: 11 brincadeiras para os pequenos

12/08/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de menina sorrindo e mostrando as palmas das mãos pintadas de tinta. A pintura com os dedos é uma das atividades para educação infantil mais populares entre as crianças.
As atividades para educação infantil vão muito além de brincadeiras para ocupar o tempo ou simplesmente entreter as crianças.

Elas são fundamentais no processo de formação do aluno, atuando na aquisição do conhecimento, fortalecimento do raciocínio lógico e desenvolvimento de habilidades cognitivas.


Por fazer parte da natureza da criança, a brincadeira é uma linguagem inerente a ela. Assim, quando utilizada de forma direcionada e com um objetivo pedagógico, ela potencializa o processo de aprendizagem e contribui para um melhor desenvolvimento dos pequenos.


A importância do uso de elementos lúdicos na atividade infantil é comprovada tanto por grandes teóricos da pedagogia, como também reconhecida pela e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


E mais: isso não precisa se resumir ou acontecer somente no ambiente escolar. Você sabia que pode, inclusive, fazer uma série de atividades com seu filho sem sair de casa?


Se você não sabe bem como, pode ficar tranquila. Continue lendo o post para conhecer algumas ideias de atividades para educação infantil e entender melhor por que isso é primordial para garantir o bom desenvolvimento do seu pequeno.


Você sabia que o material didático do método Kumon traz inúmeras atividades para educação infantil? Visite nosso site para saber mais.


Leia mais:


Por que as atividades para educação infantil são importantes para o aprendizado?


Por meio de uma abordagem lúdica da aprendizagem, a criança trabalha sua capacidade de elaborar conceitos, selecionar ideias, criar relações e chegar a conclusões. Dessa forma, as brincadeiras assumem um papel de extrema importância nesta fase escolar.


Por meio das brincadeiras, as crianças aprendem a reelaborar situações, resolver conflitos, levantar hipóteses, enfrentar desafios e desenvolver a criatividade.


Diante de tudo isso, fica fácil entender por que as atividades para educação infantil são um elemento essencial para o aprendizado. Quanto mais lúdico, acolhedor e desafiador for o ambiente escolar, mais seu filho poderá desenvolver seu máximo potencial.


A atividade infantil trata-se de algo tão importante que existe um segmento da pedagogia, chamado de ludopedagogia, dedicado somente a compreender como o elemento lúdico influencia a aprendizagem.


Muitas instituições de ensino, aliás, já investem na ludopedagogia, como é o caso do Kumon, uma prática que é bastante estimulada pelas diretrizes educacionais de nosso país.


A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser assegurados a todas as crianças, junto com os direitos de conviver, participar, explorar, expressar e se conhecer.


11 ideias de atividades para educação infantil


Foto de menina e mulher negras brincando sorridentes com massinha de modelar. Atividades para educação infantil como essa estimulam a criatividade.


O aprendizado de forma lúdica permite que seu filho tenha contato com regras, exercite a concentração, planeje estratégias, enfrente desafios e explore sua própria capacidade corporal e noção espacial.


Ou seja: ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora, os aspectos socioemocionais, as habilidades cognitivas e as capacidades intelectuais.


Agora que você já sabe a importância da atividade infantil, é hora de colocar a mão na massa e conhecer algumas ideias de atividades para educação infantil que podem ser feitas tanto na escola quanto em casa.


Olha só quantas ideias de atividades para ensino infantil:


  • Pintura a dedo

  • Esculturas com massinha de modelar

  • Teatrinho de fantoches

  • Jogo do adivinha

  • Rodas de leitura

  • Tabuleiro matemático

  • Cartelinha de tabuada

  • Exercícios com as mãos

  • Gincanas

  • Fantoches

  • Dança


1. Pintura a dedo


Uma das atividades para educação infantil mais conhecidas e praticadas até hoje. Além de fazer a alegria da criançada, a pintura a dedo desenvolve a coordenação motora e a criatividade.


A pintura pode ir desde o desenho livre até uma prática orientada para a criação de imagens com um tema específico, formas, preenchimento de espaços e até mesmo letras e números.


Como toda atividade infantil, ela exige um ambiente adequado para poder ser melhor aproveitada. Como se trata de um exercício de expressão e criatividade, o ideal é deixá-las bem à vontade, livres para brincar, de preferência com uma roupa que possam sujar bastante!


2. Esculturas com massinha de modelar


Acha que pintura a dedo faz muita sujeira ou não tem um espaço adequado para isso? Sem problemas! Uma ótima alternativa é a massinha de modelar.


Esta é uma das atividades para educação infantil preferidas das crianças, e um modo muito eficiente de trabalhar a criatividade, coordenação motora e concentração.


Ao fazer esculturas de animais, pessoas e objetos com massinha, seu filho tem contato com formas e proporções, estimulando o raciocínio lógico matemático, e ainda exercita a consciência corporal e noção de espaço.


3. Teatrinho de fantoches

Foto de menina atrás de uma mesa com um fantoche em cada mão. Muitas ideias de atividades para educação infantil podem ser feitas em casa ou na escola.


Que tal ir além dos livros e contar histórias usando fantoches? Assim como acontece no teatro, experimentar diversos personagens e se colocar no seu lugar estimula a empatia, solidariedade e outras habilidades socioemocionais.


Neste caso, as crianças podem tanto assistir às apresentações como interpretar os personagens, exercitando as relações com os colegas e a imaginação.


E não pense que, para isso, é necessário comprar fantoches caros ou fazer um grande investimento. Algumas alternativas são usar objetos, fantoches desenhados e recortados, bonecos feitos de sucata ou desenhar os personagens em meias velhas.


Estas, aliás, são ótimas formas de exercitar a criatividade e fazer a criança se envolver com a atividade.


4. Jogo do adivinha


Saber se expressar é muito mais que saber falar ou escrever. Há muitas maneiras de usar a linguagem corporal para comunicar algo, e este é um jeito bem legal de treinar essa habilidade.


Nesse jogo, o educador fala para uma das crianças uma palavra secreta, como uma ação, o nome de um animal ou um objeto. Por meio da mímica, então, ela deve transmitir essa ideia até que os colegas acertem.


5. Rodas de leitura


Ler é não somente a base da alfabetização, mas também uma maneira de ampliar a criatividade, imaginação, visão de mundo e contribuir para a formação de seu filho.


Na escola, as rodas de leitura proporcionam que as crianças passem por esta experiência na companhia uma das outras, colocando-se em situações vivenciadas pelos personagens ou interpretando a história.


Ler também é uma excelente atividade infantil para fazer em casa. Reserve um espaço na sua casa para os livrinhos do seu pequeno e leia com ele antes de dormir. Isso vai trazer muitos benefícios para a vida dele e para a relação de vocês.


6. Tabuleiro matemático


Jogos de tabuleiro trabalham a atenção, memória, concentração e planejamento de um jeito divertido. E se for em família ou com os amigos, melhor ainda! 


Esta, aliás, é uma das atividades para educação infantil presentes no método Kumon. No curso de matemática, as crianças brincam com um tabuleiro imantado que traz os números de 1 até 100, exercitando o cálculo mental e a sequenciação.


7. Cartelinha de tabuada


Saber a tabuada é condição primordial para dominar a matemática e o cálculo mental. Mas isso não significa que aprendê-la deva ser algo assustador. 


No Kumon, nós utilizamos uma cartelinha que os alunos adoram. Para você experimentar e ver com seu filho como é legal aprender brincando, é só clicar no link abaixo e fazer o download.


Tabuada para imprimir com resultado


tabuada completa para imprimir com resultado


Fazer download


Tabuada para imprimir sem resultado


tabuada completa para imprimir sem resultado


Fazer download


8. Exercício com as mãos


Atividades para educação infantil como a pintura, colagem, desenho e montagem de blocos, por exemplo, tem algo em comum: o uso das mãos. Trabalhar a coordenação motora fina nesta idade é fundamental para a alfabetização, ajudando a criança a pegar no lápis e aprender mais rápido.


9. Gincanas


As gincanas são uma excelente forma de reunir várias atividades para educação infantil em um só momento, estimulando uma série de aprendizagens por meio das brincadeiras.


Além disso, é um ótimo jeito de incluir atividades físicas e em equipe no dia a dia das crianças, cada vez mais dedicado à falta de movimento e solidão dos aparelhos eletrônicos.


Com provas simples e rápidas, como corrida no saco, pé na lata e cabo de guerra, é possível estimular o espírito de equipe, coordenação motora, raciocínio lógico e habilidades socioemocionais.


10. Fantoches


Fantoches são ótimos para estimular a imaginação e a criatividade! Além de contar histórias, eles também podem ser usados para reforçar conceitos como a amizade e a tolerância.


Se você quiser aproveitar ainda melhor esse momento, pode propor que a criança confeccione seu próprio fantoche usando materiais recicláveis, trabalhando a expressão, criatividade e autoconhecimento.


11. Dança


Desenvolver a coordenação motora e linguagem corporal é fundamental na infância, e a dança é uma das atividades para educação infantil mais utilizadas para isso.


Além de trabalhar a autoconsciência e noção de espaço, ela também aborda conceitos matemáticos como a sequenciação, por exemplo. 


Sem falar que é um ótimo jeito de fazer a criançada se mexer e interagir!


Atividades de educação infantil para fazer em casa

Foto de menino em casa brincando com blocos de montar. As atividades para educação infantil também podem ser feitas em casa com os pais.


Como você viu, as atividades de educação infantil são muito divertidas e trazem inúmeros benefícios para o seu filho. Entre eles, há um que não podemos deixar de mencionar: a possibilidade de criar um momento em família.


Ao fazer as atividades infantis em casa, você vai além do aprendizado de maneira lúdica, mas trabalha também aspectos socioemocionais e a tão importante conexão com a criança. 


Se as sugestões anteriores ainda parecem um pouco complicadas ou difíceis, veja mais algumas ideias de atividades para educação infantil que você pode fazer com o seu filho.


Caça ao tesouro


Crianças são seres curiosos e imaginativos por natureza. Somente isso já torna uma caça ao tesouro algo incrível para eles. Trabalhar com dicas e charadas que levem à próxima pista é um excelente modo de exercitar o raciocínio lógico.


Origami


O origami é uma arte milenar originária do Japão. A palavra pode ser traduzida como “dobrar papel”. Apesar de ter surgido há mais de mil anos na Corte Imperial Japonesa, o origami se tornou muito popular no mundo todo.


O objetivo principal do origami é criar representações de animais, seres e objetos utilizando apenas dobras em uma folha de papel. De forma abstrata, ele trabalha a imaginação e a criatividade de forma divertida, além de exercitar a matemática no dia a dia de maneira lúdica.


Por todos estes motivos, é uma ótima atividade para educação infantil que você pode realizar em casa. Há vários níveis de dificuldade, dos mais fáceis aos mais complexos, o que permite escolher aquele mais adequado para o seu filho (e para você!) e começar a se divertir.


Montar bloquinhos


Assim como a pintura ou as esculturas de massinha, os blocos de montar são uma das atividades para educação infantil mais populares entre as crianças. Com várias cores, tamanhos e formatos, eles permitem dar asas à imaginação e construir o que a criatividade quiser.


Mas você sabia que os bloquinhos vão bem além disso? Além de estimular o planejamento, criação e testagem de hipóteses, equilíbrio, raciocínio e coordenação motora, eles proporcionam o contato lúdico com uma série de conceitos matemáticos.


Conclusão


Neste post você viu como as brincadeiras são ferramentas fundamentais na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. 


Por meio das atividades para educação infantil, elas exercitam o pensamento crítico e têm contato com situações em que precisam encarar desafios, elaborar hipóteses, resolver conflitos e desenvolver o raciocínio lógico.


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera o brincar um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento que precisam ser garantidos aos pequenos. Por isso, a abordagem lúdica deve fazer parte do dia a dia da escola e também ser exercitada em casa.


Para ajudar você nesta tarefa, apresentamos algumas ideias de atividades para educação infantil que não precisam de muitos recursos e podem ser realizadas com materiais simples.


Cada brincadeira destas contribui de um jeito diferente e tem sua importância no processo de estímulo ao desenvolvimento da criança, exigindo habilidades como imaginação, raciocínio, criatividade, coordenação motora, entre tantas outras.


Agora, é hora de colocar tudo o que você aprendeu em prática. Que tal planejar uma atividade para fazer com o seu filho hoje e ajudá-lo a aproveitar todos os benefícios de aprender brincando?

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.