Used to: saiba o que é e como usar corretamente!

19/01/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Como falar em inglês sobre algo que era um hábito ou costume, no passado, mas hoje em dia não é mais? É exatamente nestas situações que você deverá usar a estrutura used to. 


Afinal, quando falamos de hábitos que temos no momento atual, não há problema nenhum em usar o simple present.


Por exemplo:


Se eu tenho o hábito de correr, posso dizer “eu corro”.


Por outro lado, quando falamos de hábitos que tínhamos, mas não temos mais, não podemos apenas usar o tempo verbal simple past.


Por exemplo:


Se eu tinha o hábito de correr, mas não tenho mais, não posso usar “eu corri”. Neste caso, é necessário utilizar o used to.


Para você entender melhor como utilizar esta estrutura na hora de falar ou escrever em inglês, preparamos um artigo super completo para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do tema.


Quer aprender inglês de uma vez por todas, no seu próprio ritmo, e alcançar a fluência que sempre sonhou? Então vem para o  do Kumon.


Leia mais:



O que significa Used To?


Quando comparamos used to com uma palavra ou expressão em português, podemos dizer que a expressão significa algo como “costumava” ou “costumavam”, seguidos pelo verbo no indicativo, ou equivale ao pretérito imperfeito do indicativo.


Por exemplo:


  • I used to run = Eu corria = Eu costumava correr.


Quais as diferenças e similaridades entre Used To e Would?


Quando queremos nos referir a hábitos passados em inglês, podemos utilizar tanto a expressão used to quanto o verbo modal would. 


Mas, assim como costuma acontecer na língua inglesa, as duas situações apresentam uma pequena e sutil diferença de utilização, ainda que o sentido semântico permaneça o mesmo em ambas.


Se estamos falando de algo que ocorreu no passado, é possível empregar qualquer uma das estruturas. Contudo, se estamos falando de um estado passado (verbos de estado), devemos obrigatoriamente usar used to.


Veja alguns exemplos nos quais é possível empregar qualquer uma das alternativas:


  • He used to play soccer (Ele costumava jogar futebol) é o mesmo que dizer He would play soccer (Ele costumava jogar futebol).

  • She used to work in a factory (Ela costumava trabalhar em uma fábrica) é o mesmo que dizer She would work in a factory (Ela costumava trabalhar em uma fábrica).


Por se tratar de uma ação habitual do passado, é possível usar qualquer uma das estruturas nestas situações.


Modal verbs


Used to é um verbo modal. Este tipo de verbo faz parte de uma categoria de verbos auxiliares que ajudam um verbo principal a transmitir determinada ideia.


Outros exemplos de verbos modais são can, could, may, might, must, will, would, shall e should.


É interessante notar, a respeito dos verbos modais, que eles auxiliam o verbo principal a expressar uma segunda ideia de permissão, probabilidade, conselho ou negação.


Os verbos modais em inglês não seguem algumas regras gramaticais comuns a outros verbos, como receber a terminação -ed quando utilizados com sentido de expressar algo que ocorreu no passado.


É aqui que used to aparece como uma exceção, já que ele é utilizado nesta forma justamente para expressar um hábito passado que não ocorre mais.


Caso used to se refira a algo no presente, a construção utilizada é o be used to, aí sim sem o -ed, como veremos mais adiante neste texto.


Verbos de estado


As expressões used to e would podem ser usadas da mesma forma quando a situação faz referência a uma ação habitual do passado. Entretanto, isso não pode acontecer quando expressamos a ideia de um verbo de estado no passado.


Há muitos verbos de estado, como: to agree, to believe, to be, to hate, to feel, to have, to love, to like, to need, to mean, to prefer, to understand, to remember, to want, entre tantos outros.


Nestes casos, a regra nos diz que não é possível usar would, sendo que a utilização de used to nestas situações é obrigatória.


Veja como isso funciona na prática nos exemplos a seguir:


  • I used to believe in Santa Claus when I was a child (Eu costumava acreditar em Papai Noel quando era criança).

  • We used to agree, but now we have our own beliefs (Nós costumávamos concordar, mas agora nós temos nossas próprias crenças).

  • She used to prefer pink dresses (Ela costumava preferir vestidos cor-de-rosa).


Aplicações mais comuns do Used to




Lembra que nós dissemos que used to deve ser usado quando estamos falando de hábitos passados?

Pois é, existe uma exceção a esta afirmação. Afinal, dois dos usos mais comuns de used to na língua inglesa referem-se justamente ao tempo presente ou ao futuro.


Continue lendo para entender melhor como usar estas aplicações de used to no dia a dia.


Be used to


Quando usamos a expressão be used to, estamos no referindo ao tempo presente, já que a expressão significa algo como “estar acostumado”.


  • I am used to working at home (Eu estou acostumado a trabalhar em casa).

  • I used to work at home (Eu costumava trabalhar em casa).


Perceba que a diferença entre as duas construções é bem grande. Não só há uma distinção temporal, já que uma se passa no presente e outra no passado, mas também na estrutura do verbo principal.


Ao utilizar be used to, é necessário acrescentar a partícula -ing ao verbo principal (no caso do nosso exemplo, a primeira frase utiliza working).


Used To


Como já vimos, used to se refere a um hábito que ocorria no passado, mas já não existe mais no presente. Em relação a estrutura, used to é seguido do verbo no infinitivo.


  • I used to spend too much money (Eu costumava gastar muito dinheiro).

  • She used to go to the movies everyday (Ela costumava ir ao cinema todos os dias).


Get used to


Já vimos que used to possui aplicações no tempo presente e no passado. E no futuro? 


Neste caso, também é possível usar used to na forma de get used to. Traduzindo, esta expressão significa algo como “se acostumará” ou “vai se acostumar”.


  • You will get used to working at home (Você vai se acostumar a trabalhar em casa).

  • She will get used to having less time to study (Ela vai se acostumar a ter menos tempo para estudar).


Assim como vimos no caso de be used to, quando utilizamos get used to precisamos adicionar a partícula -ing ao verbo principal (como fizemos com working e having nos exemplos acima).


Como usar o Used To?


Conforme já explicamos, o used to se refere a hábitos do passado, podendo significar algo como “costumava”.


É sempre importante lembrar que o used to segue as mesmas regras gramaticais do simple past. Portanto, quando for usá-lo em contextos negativos ou interrogativos, não esqueça de usar a estrutura did not + use to + main verb.


Veja a seguir como utilizar used to em uma série de situações distintas.


Frases afirmativas


Em frases afirmativas, você deve usar simplesmente used to + o verbo principal.


Used to + main verb


  • I used to camp with my family when I was a child. (Eu costumava acampar com a minha família quando era criança). Outra tradução possível é: Eu acampava com a minha família quando era criança.


Frases negativas


No caso de frases negativas, ou seja, quando estiver falando de hábitos que você não tinha, é necessário usar a estrutura did not (ou a contração didn’t) + use to + main verb.


Note que, por seguir as mesmas regras do simple past, quando existe o auxiliar didn’t, a expressão used to é flexionada no simple present, como use to, já que o auxiliar já indica que a frase está no passado.


Did + not


  • When I was a child, I didn’t use to camp with my family (Quando eu era criança, não costumava acampar com a minha família). Outra tradução possível, assim como acontece nas frases afirmativas, é dizer: Quando eu era criança, não acampava com a minha família.


Frases interrogativas


Ainda respeitando as regras gramaticais do simple past, como vimos no exemplo anterior em relação às frases negativas, quando utilizamos o used to em forma de pergunta, devemos colocar o auxiliar did no início da frase.


Além disso, a expressão used to também é modificada, devendo ser utilizada no simple present, como use to. Isso porque o uso do auxiliar did já deixa claro que a frase está no passado.


Did no início das frases


  • Did you use to camp with your family when you were a child? (Você costumava acampar com a sua família quando era criança?). Outra tradução possível é: Você acampava com a sua família quando era criança?


Respostas curtas


No caso de respostas curtas, você deve ficar atento para utilizar a mesma estrutura que usaria no simple past. Ou seja, em vez de utilizar used to, você responderá usando apenas did ou didn’t.


Regras simple past


  • Did you use to camp with your family when you were a child? (Você costumava acampar com a sua família quando era criança?)

  • Yes, I did (Sim, costumava) ou No, I didn’t (Não, não costumava).


Curso de inglês Kumon



A língua inglesa é cheia de detalhes. São justamente essas nuances que demonstram a diferença concreta entre uma pessoa que sabe falar inglês e outra que é totalmente fluente no idioma.


Contudo, compreender estas sutilezas é algo que depende de muito treino e prática para ser conquistado. Para alcançar este resultado, o curso de inglês do Kumon é a melhor opção para quem quer começar a estudar inglês do zero ou simplesmente refinar suas habilidades.


Isso porque no Kumon você não precisa aguardar a formação de turmas ou esperar um novo semestre começar para fazer a sua matrícula. Você inicia seus estudos quando quiser e estuda no próprio ritmo, evoluindo conforme suas capacidades.


Por meio de um material didático especialmente desenvolvido para o método e áudios gravados por nativos, no Kumon você usará tanto a leitura e a escrita quanto a fala para explorar ao máximo seu potencial de aprendizagem e chegar a um alto nível de proficiência na língua inglesa.


Além disso, o método Kumon parte da premissa de que uma capacidade elevada de leitura e compreensão de textos é um requisito fundamental para quem deseja dominar a língua inglesa.


Afinal, esta é a chave para alcançar o sucesso em testes rigorosos e competitivos, como um vestibular, uma prova de proficiência ou uma entrevista em inglês.


Conclusão


Neste artigo, você aprendeu em detalhes como utilizar o verbo modal used to da forma correta, tanto afirmativamente quanto para negações e perguntas.


Em qualquer uma destas situações, o used to se refere a algum acontecimento do passado que não ocorre mais no momento presente. Sua tradução pode ser feita como “costumava”. 


Porém, há duas situações em que ele pode ser utilizado para fazer referência a outros tempos verbais. Ao utilizar be used to, estamos nos referindo ao presente. Já ao usar get used to, estamos falando do tempo futuro.


Todas estas sutilezas, assim como as que existem entre would e used to, são pontos que fazem a diferença para determinar se alguém é fluente ou não em inglês.


Se você deseja chegar lá e saber falar como um nativo, conte com a ajuda do Kumon. Nosso curso de inglês é reconhecido por milhares de alunos e famílias como a melhor opção para aprender o idioma no próprio ritmo, com eficiência e fluência.



Para saber mais, visite o nosso site. E se você gostou deste artigo, não deixe de conferir o texto que fizemos explicando o que é e como usar o present perfect.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.