Desenvolver habilidades como responsabilidade e organização, desde cedo, faz toda a diferença para o futuro do seu filho.
Afinal, estas são competências que, do ambiente escolar à carreira profissional, acompanham a criança por toda a vida e a ajudam a ficar mais próxima de seus objetivos. Elas surgem de uma relação saudável com o aprendizado, e isto passa necessariamente por gerenciar bem o tempo.
Mas nós sabemos que nem sempre isso é fácil, principalmente depois de passarmos por tantas mudanças na rotina devido à pandemia.
Por outro lado, que tal aproveitar a retomada da normalidade para planejar as atividades do seu filho, ajudando-o a se preparar para o futuro sem comprometer os momentos de diversão e descanso?
Continue lendo e você vai ver, é mais simples do que parece. E nós estamos aqui para ajudar!
Você sabia que o Kumon trabalha com a gestão do tempo?
Desde o primeiro dia de Kumon, nossos alunos são orientados a estudar em casa diariamente, por pelo menos 30 minutos. Cada tarefa deve ser cronometrada, com horário de início e término. Com esse hábito, a criança aprende desde cedo a se organizar e manter o ritmo de aprendizagem, trabalhando a gestão do tempo, além de habilidades como:
- Concentração
- Motivação
- Responsabilidade
- Cumprimento de metas
- Autoavaliação
- Desejo de se superar
- Persistência
Estabelecer horários: a melhor forma de criar o hábito de estudos.
Para tornar o estudo parte do dia a dia do seu filho, experimente estabelecer um horário fixo para as atividades, inclusive nas férias e finais de semana (se você ainda não viu, neste post explicamos porque é tão importante não perder o ritmo).
Ao estudar todos os dias, na mesma hora combinada, a criança se acostuma com o período em que deve se concentrar nas tarefas, e com o passar do tempo este momento vai ficando mais fácil e natural para ela.
Depois de definir o horário de estudos, aproveite para planejar, em um quadro bem visível a todos, as outras atividades da criança. Inclua as aulas e matérias que seu filho terá no dia, hora do almoço, hora da tarefa, soneca, lazer, ir pra cama… Não esqueça de levar em conta o turno escolar, os picos de energia e as características próprias de cada um!
Com as atividades mais organizadas, dá tempo de fazer tudo: brincar, estudar, descansar, se alimentar e auxiliar em algumas atividades da casa, como arrumar os próprios brinquedos ou retirar os pratos da mesa após o almoço, o que também é muito importante para desenvolver a autonomia.
Quando não colocamos nosso foco em uma tarefa específica e prioritária, podem surgir, como consequências, a procrastinação e o cansaço mental. Porém, quando conseguimos gerir o tempo com organização e planejamento, podemos ter prazer com as atividades e nos sentir mais produtivos. Isto vale tanto para as crianças quanto para você!
Que tal aproveitar o embalo? Neste post, trazemos algumas dicas para ajudar os pais a gerenciarem o próprio tempo.