Repetição de palavras: como evitar usando figuras de linguagem

19/09/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de jovem homem negro. Ele está atrás de um vidro, onde escreve com uma caneta vermelha. Praticar é fundamental para evitar a repetição de palavras.
Uma das técnicas para escrever uma boa redação é evitar a repetição de palavras. Isso é bastante ensinado e difundido, e de certa forma pode ser visto como uma regra geral. Mas, como toda regra, essa também tem as suas exceções. (Aliás, você reparou que usamos a palavra “regra” duas vezes seguidas?)

Pois é: a repetição de palavras na mesma frase de forma proposital muitas vezes é utilizada como recurso estilístico ou figura de linguagem, tornando-se desejável.

Como saber quando você deve ou não usar palavras repetidas? Isso é o que vamos mostrar de maneira supercompleta neste post. No final, esperamos que você esteja preparado para usar (ou evitar) a repetição de palavras de acordo com cada contexto e situação.

Veja como o curso de Português do Kumon amplia o seu vocabulário e melhora sua interpretação de texto!

Leia mais:

Por que fazemos tanto a repetição de palavras?


A repetição de palavras no texto, quando sem uma clara intenção, normalmente prejudica a coesão textual. E não é fácil evitar que isso aconteça, viu? Afinal, temos a tendência de escrever de um jeito parecido com o modo como falamos.

Quando falamos, os vícios orais passam despercebidos ou de certa maneira fazem parte do nosso jeito de nos comunicarmos. Ao escrever, entretanto, a repetição excessiva de palavras se torna chata e distrai quem está lendo.

Por que será que usamos tanto as mesmas palavras?

Falta de vocabulário


Uma das coisas mais bonitas da língua portuguesa é o enorme número de palavras para dizer mais ou menos a mesma coisa.

Veja como na frase anterior poderíamos ter usado muitas outras alternativas no lugar de “bonitas”:

  • belas;
  • lindas;
  • graciosas;
  • magníficas;
  • estupendas.

Certamente, não é por falta de opção que repetimos alguns termos. O que acontece é que muitas vezes falta vocabulário. Ou seja, falta conhecimento para usar sinônimos. E a repetição de palavras é a maior prova de que isso está acontecendo em um texto.

Carência de sinônimos


Como dissemos, a falta de conhecimento de alternativas que tenham o mesmo significado ou transmitam a mesma ideia é um dos maiores motivos da repetição de palavras.

Adivinhe qual é uma das melhores maneiras de aprender esses sinônimos?

Se você pensou em livros, acertou em cheio! A leitura é o melhor jeito de aprender novas palavras. Para começar a aumentar seu vocabulário agora mesmo, veja dicas de leitura que selecionamos para desenvolver o hábito de ler!

15 figuras de linguagem para evitar a repetição de palavras


Foto de jovem mulher branca e loira. Ela está deitada na cama e usa um lápis para escrever em um caderno. A melhor forma de evitar a repetição de palavras é praticando.
Até agora, falamos bastante sobre a parte negativa da repetição de palavras. Mas, como já adiantamos no início do post, esse recurso pode ser utilizado como figura de linguagem, causando um efeito positivo.

Se você ficou confuso, relaxe! A seguir, vamos explicar direitinho como você pode usar a repetição de palavras no texto para reforçar ideias, transmitir opiniões com mais eficiência e ser mais claro em sua comunicação.

1. Anáfora


O nome pode parecer complicado, mas temos certeza de que você já leu muitas anáforas por aí. Essa figura de linguagem de repetição é muito comum em obras literárias e musicais, como você pode ver no exemplo abaixo:

Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?

No refrão da música “Será”, da banda Legião Urbana, temos um claro exemplo de anáfora. Note como a função dessa repetição de palavras é reafirmar algo que já foi dito, reativando a ideia cada vez que ela aparece novamente.

2. Epizeuxe ou Paliologia


Ao repetir a mesma palavra seguidamente, sem usar nenhuma conjunção, você provavelmente está usando uma epizeuxe. Mais uma vez, o nome complicado assusta, mas essa é uma figura de linguagem bastante comum. Veja só alguns exemplos:

Ande, ande, ande, estamos com pressa!

O homem suava, suava, e nada de parar de correr.

O horror, o horror.

3. Epanáfora


A epanáfora é muito semelhante à anáfora. Na verdade, trata-se do mesmo conceito de repetição com a intenção de reforçar e retomar uma ideia. A diferença é que, nesse caso, é obrigatório que a repetição de palavras aconteça no início das frases. Veja um exemplo na música “Pedro Pedreiro”, de Chico Buarque:

Esperando, esperando, esperando
Esperando o sol
Esperando o trem
Esperando o aumento

4. Paralelismo


Muitas vezes, em vez de repetir palavras, é possível repetir estruturas sintáticas. Calma que a gente já vai explicar! Observe este caso:

Ela tinha uma leveza no andar, um brilho no olhar, um calor no falar.

Nesse exemplo, é possível perceber como o ritmo é dado por palavras da mesma classe gramatical, usadas de forma simétrica, lógica e harmoniosa.

5. Polissíndeto


Como você viu há pouco, a epizeuxe é a repetição de palavras sem o uso de conjunções. Assim, podemos dizer que o polissíndeto é uma espécie de ideia oposta. Isso porque, nessa figura de linguagem, a maior característica é o uso repetido dos elementos conectivos. Confira este exemplo retirado de “A um poeta”, de Olavo Bilac:

No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima, e sofre e sua!

6. Epífora ou Epístrofe


Você se lembra de quando dissemos que a epanáfora era como a anáfora, porém a repetição de palavras deveria ocorrer obrigatoriamente no início das frases? A epífora é o contrário. Nesse caso, os elementos se repetem no final das frases. Um exemplo:

O início de tudo: a luz. O final do nada: a luz.

7. Anadiplose


A anadiplose é uma figura de linguagem que usa a repetição de palavras no texto para reforçar uma ideia e dar destaque a ela. Para isso, você deve repetir na oração seguinte uma palavra da oração anterior. Veja este exemplo:

Estava disposto a pagar qualquer preço pelo que queria. E pagou caro.

8. Antanáclase


Estamos falando bastante sobre sinônimos e palavras diferentes que têm o mesmo significado. Mas há o outro lado: palavras iguais que querem dizer coisas diferentes. Quando elas são usadas em sequência, ocorre uma figura de linguagem de repetição chamada antanáclase. Por exemplo:
De repente, a manga da camisa estava encharcada de suco de manga.

9. Epanalepse


Ao repetir o mesmo termo no início e no final de uma frase, você está usando um recurso de estilo conhecido como epanalepse. Você provavelmente já leu ou ouviu esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Hobbes:

O homem é o lobo do homem.

10. Poliptoto


Outro caso que pode ocorrer é a repetição não das palavras, mas de flexões diferentes do mesmo termo. O poliptoto também acontece quando há repetição do mesmo verbo em tempos diferentes. Para ficar mais claro, veja esta situação:

Errar é humano. Errado é insistir no erro e seguir errando.

11. Paronomásia


Sabe quando algumas palavras têm sentidos diferentes, são escritas de modos diferentes, mas soam muito parecidas? Alguns exemplos:

Tráfico e tráfego.

Morte e norte.

Vício e viço.

Tenro e terno.

Quando elas são usadas em conjunto, com efeito de estilo ou expressividade, trata-se da paronomásia.

12. Assonância


O assunto é repetição de palavras, mas é possível repetir outros elementos para alcançar os efeitos que deseja. Quando você usa vogais repetidas, está colocando em prática uma figura de linguagem chamada de assonância. Veja este exemplo:

O olho do ornitorrinco observava o ovo.

A alma da ave é a asa.

Ali eu nasci, me reproduzi e morri.


13. Tricolon


Além de fonemas, você também pode repetir estruturas sintáticas com objetivos definidos. Quando você faz isso por três vezes em cada oração ou verso, trata-se de uma figura de linguagem chamada tricolon. Confira alguns exemplos:

Vim, vi e venci.
Sangue, suor e lágrimas.
Liberdade, igualdade e fraternidade.

14. Aliteração


Você se lembra de que nós falamos da assonância, usando a repetição de vogais? A aliteração é exatamente a mesma coisa, porém repetindo consoantes. Veja só:

Só sossega se sair.

Mesmo machucada minha mãe mexeu a mesa.

Tocava um típico tango.

15. Trocadilho ou Calembur


Assim como acontece com a paronomásia, o trocadilho usa palavras parecidas para brincar com os seus significados, normalmente com o objetivo de fazer uma ironia ou trazer humor para a frase. Por exemplo:

Essa banda não tem conserto (usando a semelhança da palavra com “concerto”).

7 dicas para evitar a repetição de palavras na mesma frase


Foto de jovem homem branco com barba. Diante de um notebook, ele usa um lápis para escrever em um caderno. A repetição de palavras prejudica a coesão textual e deve ser evitada.
Agora você já sabe que existe um tipo de repetição de palavras que é ruim, atrapalhando a coesão textual, e outro que é bom, usado em figuras de linguagem.

No caso da repetição ruim, a situação pode ser contornada usando substituições. Veja a seguir algumas maneiras de fazer isso.

Substituição com pronomes pessoais


Com repetição:

Os funcionários estavam muito temerosos, por isso a diretoria pediu aos funcionários que tivessem um pouco de paciência.

Com substituição:

Os funcionários estavam muito temerosos, por isso a diretoria pediu-lhes que tivessem um pouco de paciência.

Substituição com pronomes demonstrativos


Com repetição:

A criança disse que queria ir para casa. Depois de dizer que queria ir para casa, correu diretamente para o ponto de ônibus.

Com substituição:

A criança disse que queria ir para casa. Depois de dizer isso, correu diretamente para o ponto de ônibus.

Substituição com pronomes indefinidos


Com repetição:

Os ex-alunos foram ao encontro de dez anos de formados e os ex-alunos receberam um presente especial.

Com substituição:

Os ex-alunos foram ao encontro de dez anos de formados e todos receberam um presente especial.

Substituição com pronomes adverbiais


Com repetição:

Os namorados combinaram de ir ao cinema, mas quando chegaram ao cinema o filme já havia começado.

Com substituição:

Os namorados combinaram de ir ao cinema, mas quando chegaram lá o filme já havia começado.

Substituição com pronomes relativos


Com repetição:

Estudou bastante para entrar em uma faculdade e ser engenheiro, pois ser engenheiro era o seu sonho.

Com substituição:

Estudou bastante para entrar em uma faculdade e ser engenheiro, que era o seu sonho.

Sinônimos


Com repetição:

Escrever um texto sem repetir palavras ao longo do texto é difícil. Nesse caso, é melhor usar outras palavras.

Com substituição:

Escrever uma redação sem repetir palavras ao longo do texto é difícil. Nesse caso, é melhor usar outros termos.

Hiperônimos e hipônimos


Com repetição:

Misturou o ovo, a farinha e a água em uma tigela, e percebeu que a quantidade de ovo, farinha e água era suficiente para a receita que havia planejado fazer.

Com substituição:

Misturou o ovo, a farinha e a água em uma tigela, e percebeu que a quantidade de ingredientes era suficiente para a receita que havia planejado fazer.

Com repetição:

No pet shop havia vários cachorros e gatos. Os cachorros e gatos estavam limpinhos aguardando seus donos.

Com substituição:

No pet shop havia vários animais de estimação. Os cachorros e gatos estavam limpinhos aguardando seus donos.

Conclusão


Neste texto, você viu que a repetição de palavras nem sempre deve ser evitada. Há casos em que ela prejudica a coesão do texto, mas outros em que funciona como um recurso de estilo para ressaltar ideias e tornar a escrita mais expressiva.

Quando isso acontece, entram em cena o que chamamos de figuras de linguagem. Ao longo do post, você pôde conhecer várias delas. Para saber mais sobre esse assunto, veja o post que fizemos especialmente sobre figuras de linguagem!

Por outro lado, quando o uso de palavras repetidas não é proposital, mas sim um reflexo da falta de vocabulário de quem escreve, é necessário usar algumas técnicas de substituição. Elas podem ser feitas de muitas maneiras, e esperamos que você consiga aplicá-las a partir de agora em todos os seus textos!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.