Gêneros textuais: saiba o que são e confira exemplos

19/01/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Você pode nem saber, mas todos os dias usa gêneros textuais diferentes em suas práticas sociais. Isso porque cada gênero tem uma função de comunicação específica, além de uma estrutura própria.


Alguns exemplos de gêneros textuais são o artigo de opinião, a crônica ou um anúncio publicitário. Cada um possui características próprias.


Além disso, eles podem ser classificados de acordo com alguns tipos textuais, como a narração, descrição ou argumentação.


Neste texto, vamos explicar com mais detalhes o que são gêneros textuais e o que é cada um destes elementos.


Quer dominar a língua portuguesa tornando-se um leitor? Conte com a ajuda do curso de português do Kumon.


Leia mais:



O que são gêneros textuais?


Quando nos comunicamos, usamos uma infinidade de textos diferentes. Cada um deles possui uma função comunicativa e tem características próprias. Uma mensagem de WhatsApp, por exemplo, é bem diferente do texto deste artigo.


Isso faz com que os textos possam ser divididos de acordo com os seus gêneros textuais. Conhecer a estrutura e objetivo específico de cada gênero é essencial para uma comunicação eficiente.

Existe diferença entre gêneros textuais e gêneros literários?

Os tipos de gêneros textuais têm um objetivo bastante claro e prático, e por isso são bastante conectados às necessidades de comunicação.


Já os gêneros literários, como o lírico, o narrativo ou o dramático, possuem orientação meramente artística.


Assim, podemos dizer que todos os textos possuem um gênero e tipo textual, porém somente os artísticos são classificados dentro dos possíveis gêneros literários.


Um exemplo: um romance é um dos gêneros textuais, composto pelo tipo textual narrativo. Além disso, ao contrário de um e-mail, ele também é classificado segundo um gênero literário (neste caso, o narrativo).


E qual a diferença entre gêneros textuais e tipos de textos?


Os tipos de gêneros textuais são divididos de acordo com características próprias e sua função comunicativa. Ou seja, há uma infinidade deles.


Porém, um gênero pode ser escrito usando um ou mais tipos textuais. Ao contrário dos gêneros, os tipos de texto são limitados. Assim, um texto pode ser:


  • Dissertativo

  • Descritivo

  • Expositivo

  • Injuntivo

  • Narrativo


A seguir, vamos entender melhor cada um deles.


Principais tipos de textos


Como dissemos, os inumeráveis gêneros textuais podem ser escritos usando um ou mais tipos textuais. Isso quer dizer que um gênero textual como uma bula de remédio, por exemplo, é escrito usando o tipo expositivo.


Descritivo


O tipo descritivo é um tipo textual cuja principal característica é descrever animais, pessoas, paisagens, acontecimentos, objetos, entre outros.


Costuma ser utilizado em conjunto com o texto narrativo, já que as apresentações de cenários e personagens acabam se entrelaçando com as sequências de narração.


Dissertativo


Também chamado de texto argumentativo, é o tipo de texto exigido nas provas de redação do Enem, vestibulares e concursos públicos.


Por meio de argumentos, o autor busca defender um determinado ponto de vista sobre o assunto. No caso do Enem, em especial, ainda exige-se que o aluno proponha uma solução para os problemas sobre os quais argumentou.


Expositivo


Sua principal característica é a exposição simples e direta das informações, sem análise sobre os argumentos ou longas descrições.


Um exemplo de texto expositivo é a bula de um remédio. Neste caso, o único objetivo comunicacional é expor todas as informações necessárias sobre o medicamento.

Injuntivo


O texto injuntivo caracteriza-se pelo tom imperativo, já que seu objetivo é oferecer recomendações ou instruções acerca de algo.


Bons exemplos de textos injuntivos são guias de viagens, receitas culinárias, receitas médicas e materiais de autoajuda.


Sempre que há um caráter instrucional, como em textos de “passo a passo” ou “como fazer”, estamos diante do tipo textual injuntivo.


Narrativo


O texto narrativo relata acontecimentos, situações e histórias (verídicas ou não), usando para isso personagens, espaço e tempo. 


Ainda que não seja uma regra, textos narrativos costumam ser aqueles nos quais existe uma estrutura focada em introdução, desenvolvimento e desfecho.


Principais gêneros textuais


Toda nossa comunicação escrita pode ser classificada de acordo com gêneros textuais. Isso faz com que exista uma grande quantidade deles.


Alguns dos mais comuns no dia a dia são os bilhetes, e-mails, cartas, notícias, reportagens, blogs, comentários, manuais de instrução, receitas, relatórios e artigos, além de tantos outros.


A seguir, vamos mostrar em detalhes alguns exemplos que aparecem com frequência no cotidiano.


Biografia


A biografia consiste em um tipo de texto que narra os principais fatos ocorridos na vida de uma pessoa. Este gênero textual é escrito por terceiros e trata de fatos que realmente aconteceram.


Quando a biografia é escrita pelo próprio biografado, ou seja, o autor conta a história da própria vida, este gênero é chamado de autobiografia.


Veja este exemplo, com um trecho biográfico da vida de Clarice Lispector, escrito por Benjamin Moser:


Quando morreu, em 1977, Clarice Lispector era uma das figuras míticas do Brasil, a Esfinge do Rio de Janeiro, uma mulher que fascinava os brasileiros praticamente desde a adolescência. “Ao vê-la, levei um choque”, disse o poeta Ferreira Gullar, relembrando o primeiro encontro entre os dois.(…) No Brasil de hoje seu rosto sedutor adorna selos postais. Seu nome empresta classe a condomínios de luxo. Suas obras, muitas vezes rejeitadas como herméticas ou incompreensíveis quando ela era viva, são vendidas em distribuidores automáticos em estações de metrô.


Carta pessoal


A carta pessoal está entre os principais gêneros textuais. Trata-se de um gênero de texto referente a informações de caráter íntimo, trocadas por meio de mensagens escritas de maneira individual.


Veja este trecho de uma carta escrita por Charles Darwin para o biólogo Joseph Hooker, em 1844:


Além de um interesse geral pelas terras meridionais, desde que retornei tenho me dedicado a um trabalho muito ambicioso que nenhum indivíduo que conheço deixaria de considerar muito bobo. Fiquei tão impressionado com a distribuição dos organismos nas Galápagos e com a natureza dos fósseis de mamíferos americanos, que resolvi recolher todo tipo de coisa que pudesse ter alguma relação com alguma espécie. Li montanhas de livros sobre agricultura e horticultura e não paro de coletar informações. Por fim surgiu uma luz, e estou quase convencido (ao contrário do que achava inicialmente) de que as espécies (é como confessar um homicídio) não são imutáveis. Deus me livre das bobagens de Lamarck como “tendência ao progresso”, “adaptações a partir do esforço dos animais”, — porém minhas conclusões não diferem muito das dele — embora a forma da mudança difira inteiramente — creio que descobri (que presunção!) a maneira simples pela qual as espécies se adaptam a várias finalidades.


Diário


O diário nada mais é que o gênero de texto usado por um indivíduo para registrar o seu dia a dia. 


Observe este trecho do diário de Anne Frank:


Domingo, 14 de junho de 1942.


Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas. Pudera! Era dia do meu aniversário. É claro que eu não tinha permissão para levantar àquela hora, e por isso tive de refrear a minha curiosidade até as quinze para as sete. Aí então não agüentei mais e corri até a sala de jantar, onde recebi as mais efusivas saudações de Moortie (a gata).


Logo depois das sete fui dar bom-dia à mamãe e ao papai, e, depois, corri à sala de estar para desembrulhar meus presentes. O primeiro que me saudou foi você, possivelmente o melhor de todos. Sobre a mesa havia também um ramo de rosas, uma planta e algumas peônias; durante o dia chegaram outros.


Ganhei uma porção de coisas de mamãe e papai e fui devidamente presenteada por vários amigos. Entre outras coisas, deram-me um jogo de salão chamado Câmara Escura, muitos doces, chocolates, um quebra-cabeça, um broche, os Contos e lendas dos Países Baixos, de Joseph Cohen, Daisy e suas férias nas montanhas (um livro espetacular) e algum dinheiro. Agora posso comprar Os mitos da Grécia e Roma — que legal!


Lies veio então apanhar-me para irmos à escola. No recreio, distribuí biscoitinhos doces para todo mundo, e então tivemos de voltar às aulas.


Agora preciso parar. Até logo. Acho que vamos ser grandes amigos. 


Crônica 


A crônica é caracterizada por ser um texto curto, de caráter narrativo ou argumentativo, sobre acontecimentos reais ou fictícios. 


É comum que a crônica traga elementos do cotidiano e temática culturais, políticas ou sociais. 


Veja este trecho da crônica “Conversa de compra de passarinho”, de Rubem Braga:


Acendo um cigarro. Peço mais uma cachacinha. Deixo que ele atenda um freguês que compra bananas. Fico mexendo com o pedaço de chumbo. Afinal digo com a voz fria, seca: “Dou 200 pelo coleiro, 50 pela gaiola”.


O velho faz um ar de absoluto desprezo. Peço meu troco, ele me dá. Quando vê que vou saindo mesmo, tem um gesto de desprendimento: “Por 300 cruzeiros o senhor leva tudo”".


Ponho minhas coisas no bolso. Pergunto onde é que fica a casa de Simeão pescador, um zarolho. Converso um pouco com o pescador de bigodes brancos, me despeço.

O senhor não leva o coleiro?


Seria inútil explicar-lhe que um coleiro do brejo não tem preço.Que o coleiro do brejo é, ou devia ser, um pequeno animal sagrado e livre, como aquele menino da lenha, como aquele burrinho magro e triste do menino. Que daqui a alguns anos quando ele, o velho, estiver rachando lenha no Inferno, o burrinho, o menino e o coleiro vão entrar no Céu; trotando, assobiando e cantando de pura alegria.


Anúncios publicitários


São textos utilizados para divulgar ou vender um produto ou serviço, normalmente de maneira persuasiva.


A seguir, veja alguns exemplos de texto publicitário:


Cheetos, é impossível comer um só. (Elma Chips)

Vem pra Caixa você também. Vem! (Caixa Econômica Federal)

A rádio que toca notícias, só notícias. (Rádio CBN)


Notícias


A notícia é um texto jornalístico voltado para a divulgação de algum fato. Mesmo podendo ser acompanhada de opinião, sua principal finalidade é informativa.


Confira este exemplo:


O Papa Francisco pediu nesta quarta-feira (28) orações pelo ex-papa Bento XVI, dizendo que ele está "muito doente".


"Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa Emérito Bento, que, no silêncio, está sustentando a Igreja. Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim", disse Francisco, falando em italiano ao final de sua audiência geral.


O Vaticano disse mais tarde em um comunicado que Bento XVI sofreu uma "piora" repentina de sua saúde nas últimas horas. Também disse que sua condição estava "sob controle" e que ele recebia atenção médica constante.


Conheça os elementos dos gêneros textuais


Os gêneros textuais apresentam quatro elementos:


  • Conteúdo

  • Composição

  • Estilo

  • Função comunicativa


O primeiro diz respeito ao assunto abordado. O segundo, à estrutura do texto. O terceiro, à forma como ele é escrito. O último refere-se ao objetivo da comunicação.


Em relação ao último item, é interessante notar que textos artísticos possuem função estética. Por outro lado, textos utilitários, como uma receita ou manual de instrução, possuem objetivos mais claros.


Quando usar gêneros textuais?


Os gêneros textuais classificam os textos de acordo com a sua função, e como essa função influencia a própria estrutura do conteúdo.


É por isso que, para compreender quando usá-los, é necessário identificar qual é o contexto da comunicação, como o canal usado para transmissão ou as características dos interlocutores.


Ao se estender a traços contextuais e sociais, o gênero textual vai além da estrutura linguística, considerando também os aspectos extralinguísticos.


Esta característica faz com que seu uso seja mutável, ou seja, possa se adequar a situações e necessidades sociais inéditas.


Foi assim que, por exemplo, surgiu o gênero textual e-mail, que não existia até o final do século anterior.


Conclusão


Neste artigo, você aprendeu que gênero textual é um tipo de classificação fluida e mutável que agrupa textos segundo suas características sociais, de função e estruturais.


Há muitos tipos de gêneros textuais, como uma receita de bolo, a bula de um remédio, uma notificação SMS, um artigo para blog ou um bilhete.


Cada um destes gêneros pode ser formado por um ou mais tipos textuais, estes sim em número limitado e bem definido.


Entender essas dinâmicas é essencial para uma boa interpretação de texto e também para um bom uso dos textos no dia a dia, já que muita da nossa comunicação é feita desta forma.


Se você gostou deste assunto, continue lendo mais sobre os tipos de leitura.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.