Descubra como gostar de ler com estas 9 dicas poderosas

21/12/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Aprender como gostar de ler é uma tarefa que exige bastante esforço. Por isso, se você tem dificuldades em criar o hábito da leitura ou não consegue finalizar um livro, saiba que isto é bastante comum entre os brasileiros.


Em 2020, o Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural, divulgou a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.


Os dados do estudo mostram que pouco mais da metade dos brasileiros (52%, para sermos mais exatos) costuma ler, sendo que livros religiosos, principalmente a Bíblia, encabeçam o ranking de preferência entre os entrevistados.


Portanto, podemos dizer que metade dos brasileiros está pronta para aprender como gostar de ler. E se você chegou até este artigo, é porque quer fazer parte deste grupo, não é mesmo?


Então continue lendo, porque neste post trazemos várias dicas sobre como fazer para gostar de ler literatura, destacando os benefícios que você pode ter ao adquirir este ótimo hábito.


Acesse nosso site e descubra como o curso de português do Kumon usa a leitura como principal ferramenta de aprendizagem.


Leia mais:


Qual a verdadeira importância do hábito de ler?


Podemos dizer que existem três motivos que tornam a leitura um hábito importante:


  1. Prazer

  2. Estudo

  3. Informação


A leitura por prazer estimula a imaginação e a criatividade, aumenta o vocabulário, distrai das preocupações do dia a dia e leva o leitor para mundos diferentes do seu. 


Já a leitura com foco nos estudos é fundamental para a aquisição e ampliação do conhecimento. Ela é a mais praticada na escola, e a forma como isso é abordado é determinante para definir se alguém vai ter facilidade com a leitura ou precisará aprender como gostar de ler no futuro.


Já a leitura dinâmica é essencial para a aquisição de informações. É aquela leitura do dia a dia, que passa por sites de notícias, redes sociais, cartazes de publicidade, entre tantos outros exemplos.


Qualidade ou quantidade: o que vale na hora de ler?


Você quer aprender como gostar de ler ou quer saber como ler uma pilha enorme de livros? Se você chegou até aqui pelo primeiro motivo, saiba que a qualidade é mais importante que a quantidade.


Afinal, você ainda não tem o hábito da leitura e está em um processo de desenvolvimento. Assim, precisa, antes de mais nada, pegar o ritmo e o gosto por esta atividade.


Isso só será possível se você gostar do que estiver lendo e conseguir assumir um compromisso com a leitura. Mais para a frente neste artigo vamos dar algumas dicas para você conseguir alcançar estes objetivos e muito mais.


Como gostar de ler: os principais benefícios da leitura



Se você realmente deseja aprender como gostar de ler, saiba que esta é uma atitude que vai fazer muita diferença em vários aspectos da sua vida, seja no campo pessoal ou profissional.


Isso porque ler é uma atividade que traz muitos benefícios, ampliando seu vocabulário, seu repertório e sua visão de mundo.


Mesmo que você ainda não tenha adquirido o hábito de ler, pode começar agora mesmo e aproveitar tudo que esta prática oferece.


A seguir, confira os principais benefícios da leitura.


Criatividade


A criatividade nada mais é que a combinação de conceitos de maneira não óbvia. Dito isso, faz todo sentido imaginar que, quanto mais bagagem cultural, conceitos, ideias e situações alguém conhece, mais repertório essa pessoa possui para criar estas combinações. Com a leitura, você aumenta a criatividade e a imaginação.


Aumento da saúde mental


Sabe quando você está preocupado com algo que não sai da sua cabeça, causando estresse e ansiedade? A leitura é um ótimo jeito de aliviar estas sensações. Afinal, ao se concentrar no que está lendo, seu cérebro consegue focar nesta atividade e eliminar os outros pensamentos.


Retenção de aprendizado


Ler é uma atividade que trabalha a memória, a concentração e o foco. Afinal, para acompanhar tudo o que está acontecendo em uma história é preciso bastante atenção aos detalhes. Treinar estas capacidades tem tudo a ver com a retenção do aprendizado, já que estas são habilidades essenciais para ter sucesso neste ponto.


Estímulo do senso crítico


Quando você lê, amplia o seu repertório de conhecimentos. Este conjunto de informações é fundamental para estimular o pensamento crítico, ou seja, sua capacidade de analisar as situações e formar opiniões com base em dados e argumentos sólidos.


Expansão de repertório e vocabulário


Ler é comprovadamente a melhor maneira de ampliar seu vocabulário com novas palavras e expressões. E um bom vocabulário é uma ferramenta essencial para quem quer saber como escrever uma redação com mais segurança ou melhorar a interpretação de texto, por exemplo.


Como gostar de ler: 9 dicas poderosas 



Agora que você já conhece a importância e os benefícios da leitura, deve estar animado para começar a aprender efetivamente como gostar de ler. Para ajudá-lo, selecionamos 9 dicas que vão fazer toda a diferença para você se tornar um leitor!


Comece aos poucos


Para quem não lê nada, apenas o fato de se comprometer a pegar o livro todos os dias e ler uma única página já é um grande avanço. É isso mesmo, não tem problema nenhum começar aos poucos, nem que seja lendo uma página por dia.


Além disso, para começar, escolha um livro pequeno, com vocabulário simples e de um gênero que você gosta, como suspense ou ficção (falaremos sobre estes pontos logo mais).


Deixe o livro ao lado da cama e comprometa-se a não ir dormir nem um dia sem ler pelo menos uma página. Este simples compromisso fará uma diferença enorme na sua evolução como leitor, pode ter certeza, e rapidamente você poderá estipular metas maiores (mais sobre isso também neste artigo).


Encontre o seu gênero favorito


Você já parou para pensar em como gostar de ler tem tudo a ver com o prazer que você encontra na leitura? Como cada pessoa é diferente e gosta de temas distintos, é de se esperar que alguns livros agradem mais a você do que outros.


Ou seja, se você ainda não pegou gosto pela leitura, pode ser que seja apenas uma questão de entender melhor ou descobrir qual é o seu gênero preferido.


Muitas vezes, o que acontece é que o aluno deve ler alguns livros obrigatórios, seja para a escola ou o vestibular, e não se identifica com este tipo de leitura. Então, ele acaba desistindo e achando que não gosta de ler.


Mas este não é o melhor jeito de lidar com a situação. Por isso, nós recomendamos muito que você se dê a oportunidade de ir além dos clássicos obrigatórios e conhecer outros gêneros, como terror, fantasia, suspense ou ficção científica.


Fazendo isso, talvez você encontre qual é seu tipo de livro favorito e finalmente faça as pazes com a leitura! Ah, e se não souber bem por onde começar, veja esse post que fizemos com 12 ótimos livros para desenvolver o hábito de ler.


Leia adaptações de produções que você já gosta


Como gostar de ler depende muito do prazer que você tem com esta atividade, que tal aumentar as chances de sucesso e começar lendo histórias que você já sabe que vai gostar? 


Para isso não precisa ser adivinho, muito menos recorrer a críticas e resenhas. Na verdade, é mais fácil do que você imagina. 


Basta ler adaptações de produções que você já conhece, gosta e aprova. É fã do Senhor dos Anéis? Ótimo, já são três volumes para você ler. Ou talvez você prefira Harry Potter. Neste caso, prepare-se para sete livros de pura diversão e fantasia.


Muitos livros e séries são adaptações de livros, assim como, cada vez mais, as editoras têm publicado livros baseados nas histórias dos videogames. 


Este cruzamento entre mídias já provou ser um sucesso, tanto para o mercado quanto para o público leitor, já que muita gente passa a se interessar pela leitura desse jeito.


Participe de grupos de leitura


Um dos grandes motivos pelos quais as séries fazem tanto sucesso atualmente é que elas funcionam como motivadores de conversas entre as pessoas. Quando todos estão inteirados sobre o mesmo assunto, o tema se torna ainda mais interessante.


Por que não, então, aplicar esta mesma técnica na leitura? Ao participar de um grupo de leitura, no qual todos leem o mesmo livro e conversam sobre ele, ou simplesmente trocar ideias com alguém que está lendo o mesmo livro que você, você ganha empolgação para seguir em frente.


Estipule metas semanais


Uma das melhores formas de criar um hábito é estipulando pequenas metas que você consiga bater. Assim, se você quer saber como gostar de ler, um bom jeito de começar é definindo um número de páginas diário que deve ser lido.


Mas nada de colocar metas que você não consegue bater, pois isso só vai deixá-lo desestimulado. Cerca de 5 ou 10 páginas por dia são suficientes para criar a disciplina e o compromisso necessários para atingir o seu objetivo.


Ao longo do tempo, conforme ler se tornar uma atividade mais prazerosa e rotineira, você pode aumentar gradativamente o número de páginas semanal ou o tempo que deseja dedicar por dia à leitura.


Leia em um local agradável


Não tem como gostar de ler se o livro precisar disputar a sua atenção com o barulho de música, pessoas conversando ou televisão ligada. Lembre-se que mergulhar na história faz parte do ato de adquirir gosto pela leitura, e não há como fazer isso em um ambiente tumultuado.


Por isso, escolha um local agradável para realizar a sua leitura. Pode ser uma biblioteca, uma sala de estudos ou um cantinho silencioso da sua casa onde você possa se sentar confortavelmente e se concentrar na história.


Vale lembrar neste artigo o mesmo que gostamos de ressaltar quando falamos em manter o foco nos estudos: nada de celular. Uma simples notificação é suficiente para quebrar a sua concentração e distrai-lo, fazendo você se perder na história.


Comece com livros menores


Se você ainda não tem o hábito de ler, pode ser bem difícil manter a rotina de leitura no início. Ou seja, você vai precisar de algum tipo de estratégia para tornar as coisas mais simples.


Diante disso, uma boa ideia é começar com livros menores. Assim, em vez de se sentir intimidado por um livro de 800 páginas, você se sente mais confortável com seu avanço e evolui na história mais rapidamente.


Ao ver que falta pouco para terminar, você ganha ânimo e motivação para seguir em frente e chegar ao final do livro. Com isso, sente-se ainda mais empolgado para continuar melhorando seu hábito de leitura.


Reserve um horário para se dedicar à leitura


Para quem já aprendeu a gostar de ler, os livros são companheiros que estão presentes em todos os momentos: no ônibus, na fila do consultório, antes de dormir, em um tempinho após o almoço… Para estas pessoas, ler é um hábito e, por isso, algo tão fácil.

Ou seja, se você quer se tornar um leitor, é importante ter esta mentalidade de transformar a leitura em um hábito, algo que você pode conseguir com bastante treino.


Para facilitar a construção deste novo hábito, reserve um momento do dia para a leitura e determine por quanto tempo você fará isso: 15 minutos após o almoço, meia hora antes de dormir ou no trajeto de metrô na volta para casa, por exemplo.


Visite livrarias


Estar em um ambiente de leitura é uma ótima forma de praticar o hábito de ler. Entrar em uma livraria e folhear os livros, ver as ilustrações das capas e sentir-se parte de um grupo tem um poder enorme na motivação para se tornar um leitor.


E isso não é exclusividade de livrarias. Sebos, bibliotecas e feiras de livros são todas ótimas oportunidades de ter contato com livros diferentes e pessoas que gostam de falar sobre eles.


Toda esta experiência pode ser bastante rica e deixar você ainda mais empolgado para aprender a gostar de ler.


Curso Kumon de português: desenvolvendo leitores



No curso de português do Kumon, o aluno aprende todos os aspectos da língua portuguesa a partir da leitura de textos. Por isso mesmo, gostamos de dizer que o método é baseado na formação de leitores.

Ao criar esta ligação com diferentes tipos de literatura, o aluno desenvolve sua capacidade de compreensão, interpretação de texto e curiosidade. 


Conforme o gosto e o interesse em gostar de ler se desenvolvem, as habilidades de vocabulário, raciocínio e leitura também aumentam e evoluem, até que os conhecimentos estejam solidificados e o aluno finalmente se torne um leitor.


Conclusão 


Como você viu, entender como gostar de ler é algo que exige bastante disciplina e vontade, já que envolve a criação de um novo hábito, o que nem sempre é fácil.


Porém, com as dicas que trouxemos, temos certeza de que você vai conseguir incluir a leitura na sua rotina, um pouquinho de cada vez, até que os livros se tornem parte indispensável do seu dia a dia.


E se você gostou desse tema, dê uma olhada neste post que fizemos sobre os diferentes tipos de leitura que existem.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.