Por que se tornar um aluno concluinte do Kumon?

21/08/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

“Chegar até a conclusão de qualquer uma das disciplinas contribui para adquirir a capacidade de terminar um projeto. Isso, por si só, é muito importante para o estudante.”

Essa frase é do Danilo Hermont, colaborador que trabalha na instituição há 28 anos e, desde 2015, atua no Setor de Transmissão de Valores. Conforme explica, terminar um dos cursos produz a sensação de ter completado um ciclo, algo raro em uma época na qual as pessoas abandonam seus planos quando sentem frustrações.

Danilo Hermont, colaborador do Kumon

                                                                Danilo Hermont, colaborador do Kumon


Com o método Kumon, os alunos evoluem no próprio ritmo, sem nenhum tipo de pressão. O material didático é autoinstrutivo, com exemplos, dicas, figuras, enunciados claros, permitindo o progresso autônomo e independente. O respeito à individualidade e a organização das atividades ajudam a melhorar a autoconfiança, a concentração, a execução de tarefas e a persistência.

Assim, as crianças não só progridem no colégio, como conseguem interagir facilmente com os colegas. “O domínio da capacidade de enfrentar desafios gera indivíduos solidários, que tentam auxiliar os demais a conquistarem autonomia”, comenta Danilo.

A memorização, a agilidade e a generosidade são potencializadas com a finalização de pelo menos uma matéria. Como esclarece o especialista do Setor de Transmissão de Valores, “todos os estudantes recebem benefícios desde o momento da matrícula. No entanto, quanto mais eles avançam, maior é o amadurecimento de qualidades para a vida”.

Muito além de ensinar o conteúdo, o método tem a função de fortalecer a busca pelo conhecimento. Esse propósito é abordado de maneira diferente em cada curso. No de Português, é aprimorada a capacidade de leitura, fundamental para encontrar informações confiáveis, interpretá-las e refletir sobre elas. Já o de Inglês procura formar leitores que compreendam obras originais.

Em Matemática, o foco é a habilidade de cálculo, análise e raciocínio lógico. Na maioria dos casos, essas competências são aperfeiçoadas nos últimos estágios do curso. Por isso, é importante seguir até o final. Para aqueles que pensam em suspender o aprendizado quando atingirem um nível tido como satisfatório, Danilo Hermont listou três motivos pelos quais vale a pena chegar ao fim de uma disciplina:

Por que se tornar um aluno concluinte?

1. Melhora o desempenho escolar

Quanto mais um estudante progride no material didático, maior é a probabilidade de obter ótimas notas na escola. Contudo, esse processo é contínuo e não deve ser interrompido. Segundo Danilo, “se uma criança de 8 anos aprende frações no Kumon, ela, consequentemente, tem facilidade no colégio. Entretanto, se desistir do curso, em pouco tempo, perderá o avanço em relação aos colegas”.

2. Desenvolve a habilidade de começar e terminar projetos

A determinação e a perseverança são essenciais na vida acadêmica e profissional, nas quais é preciso lidar com prazos, entregas e resultados.

3. Traz boa colocação no mercado de trabalho

Concluir uma matéria é considerado um diferencial por muitas empresas. “Esses recrutadores, possivelmente ex-alunos ou pais de pequenos que estudam na instituição, conhecem o método e têm plena consciência de suas vantagens”, diz Hermont.

Quer saber mais sobre o Kumon? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você! 


Tags: kumon, experiência, método

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade