Facebook Kumon
Blog Kumon

Por que é importante os pais conhecerem os filhos?

Afim de contribuir ainda mais para o desenvolvimento dos filhos, os pais devem sempre observar com muita atenção as crianças para conhecê-las melhor. A partir do momento em que conseguem obter o máximo de informações sobre as características e preferências dos filhos, torna-se possível estimulá-los propondo atividades que apresentem a medida certa de desafio: propostas nem tão fáceis que nada acrescentarão às crianças, nem tão difíceis que se tornem impossíveis de realizar.

Quando os pais buscam esse equilíbrio para estimular o desenvolvimento dos filhos, mas ainda não estão muito seguros sobre o que eles já sabem ou sobre o que podem e desejam aprender, pode-se propor uma primeira atividade para cumprir essa função de levantar o máximo de subsídios que os ajudem a conhecer o que as crianças já sabem.

Visando facilitar essa observação e identificar as capacidades das crianças, os pais podem estimular diversas situações, como jogos educativos, atividades esportivas, contar histórias ou fazer a leitura de livros em conjunto, passeios em zoológicos, teatros, cinemas e museus, por exemplo, além de acompanharem as tarefas escolares dos filhos em casa, o que é muito importante.

Durante essas atividades, é preciso registrar o máximo de informações possível sobre as características dos filhos: como é sua postura enquanto realizam as atividades; seu grau de atenção e concentração; qual a capacidade de leitura e a riqueza de vocabulário e como isso pode ser estimulado; seu relacionamento interpessoal e sua capacidade de realizar um trabalho em grupo. Além disso, os pais também podem observar como estão a capacidade de organização, o capricho, a responsabilidade, a rapidez e agilidade e sua curiosidade de aprender coisas novas.

Aprender com as características das crianças não é tarefa fácil, mas é preciso buscar estimulá-las ao máximo para que elas se desenvolvam cada vez mais.

Proponha aos pais atividades com os filhos e peça a eles que compartilhem com vocês, educadores, as habilidades que a criança conseguiu desenvolver. Aproveite para descobrir juntos o filho e aluno brilhante que vocês têm!

Por Any Bicego Queiroz é psicóloga e Gerente de Desenvolvimento do Setor de Pré-escolar do método Kumon.

Tags:

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco