Por que as franquias resistem às crises econômicas?

22/05/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Você já pensou em abrir uma franquia? Esse modelo de negócio se mostra resistente e lucrativo mesmo em períodos de instabilidade econômica; por isso, surge como opção para quem deseja empreender.

De forma geral, o setor tem mais chance de se consolidar no mercado, inclusive em tempos de crise, pois nasce com a solidez das empresas franqueadoras, isto é, já parte de marcas que tiveram eficiência comprovada.

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2019, o ramo de franquias tende a crescer cerca de 8% em termos de faturamento e 5% na criação de empregos.

Nesse contexto, também se destacam as microfranquias, ou seja, negócios que demandam um valor inicial de até R$ 90 mil. É aqui que o Kumon se encaixa, exigindo um primeiro aporte de aproximadamente R$ 35 mil.

Abrir uma unidade Kumon vem como opção para quem não tem experiência no ramo, mas está em busca de um investimento seguro. Isso porque, para se tornar um franqueado, não é necessário ter formação na área educacional.

As histórias de Claudia Vargas Coelho e Alessandra Tronquini representam bem essa situação. Claudia tinha uma locadora de filmes, mas precisou fechar a loja por conta das mudanças que ocorreram no mercado.

Na mesma época, ela conheceu o Kumon e adquiriu uma franquia. Hoje, Claudia conta como foi sua experiência com o negócio. “Eu nunca tinha trabalhado com educação, mas os treinamentos que recebi e as trocas entre orientadoras foram fundamentais”, afirma.

Já Alessandra atuou por 27 anos em uma empresa de tecnologia, mas acabou perdendo o emprego durante um processo de remodelação da companhia. Seus filhos estudavam na unidade de Claudia e, para aproveitar o tempo livre, Alessandra resolveu se matricular também, nos cursos de matemática e inglês.

Foi assim que ela se apaixonou pelo método e decidiu se tornar uma franqueada. Até então, Alessandra considerava o empreendedorismo um ramo perigoso, repleto de riscos. Contudo, depois de ver a segurança e a estabilidade oferecidas pelo Kumon, sua opinião mudou. “Gerir meu próprio negócio se tornou uma realização pessoal”.

Você também tem interesse em investir em uma franquia consolidada no mercado? Clique aqui e saiba como abrir uma unidade Kumon.



Tags: kumon, franquia

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade