Por que a autonomia é tão importante para a criança?

16/06/2021
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Uma das grandes preocupações dos pais é preparar os filhos para o futuro. E uma das melhores maneiras de fazer isso é ensinando a eles a não depender de ninguém. Ou seja: dando a eles autonomia. Porém, esta não é uma tarefa fácil. Atitudes para protegê-los ou medo de que eles sejam criados sem limites podem ser grandes adversários nesta jornada.

Mas, por que é tão importante investir neste tema? Principalmente porque a autonomia é algo fundamental para o desenvolvimento da criança e sua formação como cidadã. E ela vai bem além da habilidade de realizar tarefas do dia a dia sozinha, sem depender de ninguém. A autonomia também está relacionada à capacidade de tomar decisões, fazer boas escolhas e focar em objetivos.

Autonomia, entretanto, não deve ser confundida com deixar a criança fazer tudo o que quiser. A atenção dos pais é fundamental para guiar a criança neste momento, fornecendo as bases necessárias para que ela possa caminhar sozinha, sentindo que é capaz de superar desafios, resolver problemas e lidar com as consequências de seus atos.

 

Como estimular a autonomia?


Você pode começar a estimular a autonomia desde cedo, por meio de tarefas simples em sua casa, ajudando seu filho a descobrir seu potencial por meio de pequenas ações:

  • Ajudar a retirar os pratos da mesa após o almoço.
  • Colocar a própria roupa no cesto para lavar.
  • Escolher a roupa que vai vestir.
  • Recolher os brinquedos.
  • Amarrar o próprio tênis.
  • Arrumar a própria cama.
  • Usar sozinho os talheres.

São muitas situações cotidianas em que é possível trabalhar a autonomia. Os benefícios valem a pena! Desenvolver a autonomia ajuda a acelerar o desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais, psicomotricidade, inteligência emocional, autoconfiança, autoestima e persistência. 

 

Uma grande aliada do processo de aprendizagem

Especialmente neste momento de pandemia e estudos online, a autonomia pode ser percebida como uma grande aliada do processo de aprendizagem, além de permitir a construção de uma personalidade saudável.

No método Kumon, a autonomia é trabalhada como um dos principais pilares do desenvolvimento da criança, promovendo o autodidatismo, a disciplina de estudos e a organização. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento.

Aqui no blog você encontra inúmeros casos e histórias de alunos do Kumon que, não importa a idade, organizam sozinhos os próprios estudos. Durante a pandemia, a maior parte deles, para não dizer todos, conseguiu se adaptar rapidamente à rotina de estudos remota, com muitos exemplos, inclusive, de alunos que passaram a se desenvolver mais rapidamente.


Que pai não quer isso para seu filho? Para saber mais, visite uma unidade ou o nosso site e matricule já seu filho no Kumon.

Tags: kumon, aprendizado, dicas, autonomia

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.