Facebook Kumon
Blog Kumon

Mudando de vida com o Kumon

Quem conhece o Kumon sabe: o método pode provocar grandes mudanças na vida das pessoas. E isso não diz respeito somente aos alunos. Iara Sousa Augusto, de 44 anos, é um desses casos de histórias transformadas – para melhor, claro – pelo método de ensino criado pelo professor Toru Kumon.

Ser protagonista da própria vida profissional

Orientadora Iara

Iara encontrou uma nova carreira no Kumon.

Iara é formada em Relações Públicas pela PUC de Campinas, e por muito tempo atuou com sucesso na área. Após 14 anos trabalhando em empresas como Senac e Unimed, a vida deu uma reviravolta e ela se viu desempregada. Demorou um pouco até que se desse conta: estava exercendo a função de mãe e dona de casa em tempo integral.

Em vez de aceitar a situação, Iara resolveu mudar e ditar as regras do próprio negócio. Havia chegado a hora de ela ser protagonista de sua vida profissional, aliando qualidade de vida à oportunidade de ser a melhor mãe, esposa, irmã e amiga que conseguisse. Foi aí que o Kumon apareceu na vida dela.

 

Conhecendo o método Kumon

Aos 9 anos, a filha de Iara, Bárbara, apresentava dificuldade no aprendizado de Português, mas esse não era um caso comum, como o de tantos alunos com deficiência na matéria que ingressam no Kumon. Bárbara foi diagnosticada com dislexia e TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade), o que tornou o caminho para a construção da leitura muito árduo. Muitas tentativas, frustrações e traumas fizeram parte dessa jornada.

Então, um folhetinho caiu nas mãos de Iara, reacendendo a esperança em tentar algo novo. O folheto era sobre o Kumon. Porém, ela e o marido não tinham ideia de como o método funcionava e se ele daria certo com Bárbara. Após algum tempo, eles não tiveram mais dúvidas: o resultado foi muito além do que imaginavam, e o Kumon acabou mudando a vida de toda a família.

“Na realidade, não imaginávamos que o Kumon mudaria tanto as nossas vidas.”

– Iara

 

Mudando a vida dos alunos

Animados com a nova possibilidade, os pais decidiram fazer um teste e matricular Bárbara em uma unidade. Não levou muito tempo até que Iara pudesse perceber os resultados concretos que a filha vinha desenvolvendo em relação a concentração, disciplina e autodidatismo. Mais uma vez, o método mostrou que é possível extrair o melhor de cada aluno, tornando-o brilhante independentemente de qual seja a sua condição individual e capacidade de aprendizado.

IMG_0731

 

Fazendo a diferença na vida dos pais

Iara ficou tão fascinada pelo Kumon que decidiu dar um passo a mais: tornou-se auxiliar de uma unidade do Kumon, ajudando a orientadora da Bárbara por dois anos. Durante esse tempo, ela percebeu que era capaz de desenvolver o potencial de outras crianças e decidiu usar sua experiência profissional para abrir a própria unidade.

Por ter uma carreira consolidada na área de comunicação, Iara estava preocupada em não conseguir orientar os alunos corretamente. Entretanto, graças ao suporte e aos treinamentos que recebe constantemente da Filial Campinas, ela conseguiu superar esse obstáculo e hoje se sente realizada profissionalmente.

“Quando participei da reunião de apresentação do Kumon, o sentimento foi de acolhimento. Não me senti mais um número, eu me senti como uma ferramenta importante para difundir e compartilhar conhecimento. Percebi que não estaria sozinha no meu novo projeto profissional. Seria uma empreendedora na área de educação, mas com suporte de quem sabe o que é e como fazer, um know-how já construído e estabelecido no mercado.”

– Iara

 

Uma nova carreira de sucesso

IMG_0832Como empreendedora, Iara identificou-se com o fato de a marca ser referência em franquias. E como orientadora, ela ficou encantada com o olhar focado na individualidade, buscando desenvolver todo o potencial do aluno e consolidando sua autoconfiança. Cada vez que Iara vê um novo aluno superando obstáculos, fica satisfeita e orgulhosa por saber que faz parte dessa conquista.

Por isso, ela afirma com segurança que ser orientadora do Kumon é muito mais que entrar em uma sala de aula para ministrar e orientar uma disciplina. É ser empreendedora, profissional de recursos humanos, do financeiro, administrativo, marketing, além de psicóloga. É sonhar junto com o aluno e deixar como legado pessoas conscientes da importância de seu papel para o desenvolvimento de um mundo melhor.

“Sempre sonhei em ter meu próprio negócio, que me proporcionasse a oportunidade de estar perto dos meus filhos, acompanhando o desenvolvimento acadêmico deles. Isso sempre foi um grande atrativo no Kumon. Hoje, após quatro anos de unidade ativa, posso dizer que conquistei esses objetivos com realização profissional e independência financeira.”

– Iara

Tags:

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco