Você já ouviu falar em letramento matemático?
Normalmente, o conceito de letramento aparece associado ao processo de alfabetização, indo além do simples aprendizado da leitura e da escrita para uma utilização mais completa, crítica e que faça sentido no dia a dia do aluno.
No letramento matemático acontece exatamente a mesma coisa, porém em relação a temas da matemática. Assim, ele vai além das operações básicas e resolução de problemas para assumir um papel mais prático e relacionado ao cotidiano.
No texto de hoje, vamos explicar o que é o letramento de matemática, também conhecido como alfabetização matemática, e entender por que ele é tão importante na educação infantil. Confira o post completo!
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O que é o letramento matemático?
Assim como existem diferenças entre alfabetização e letramento, quando o assunto é a língua portuguesa, também há uma distinção entre conhecer os dados e procedimentos da matemática e o letramento de matemática.
Esta diferença está relacionada justamente com a capacidade de ir além do conhecimento da teoria e da habilidade para realizar operações matemáticas.
Letramento matemático é a capacidade de compreender e aplicar conceitos matemáticos de forma prática, no mundo moderno, com o objetivo de satisfazer as necessidades do indivíduo e resolver problemas da vida real.
Ele também é conhecido como alfabetização matemática, o que faz todo sentido se olharmos para a matemática como uma linguagem ou forma de ler o mundo.
Como o letramento matemático auxilia na aprendizagem?
O letramento matemático é tão importante que consta como uma das diretrizes básicas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Isso porque ele oferece uma visão mais ampla do ensino e aprendizagem da matemática, ajudando o aluno a entender melhor os conceitos de forma prática e aplicada à realidade.
Assim, quando o conceito de divisão (ou fração), por exemplo, é explicado como “eu tenho 20 laranjas, e se der metade para meu amigo, com quantas eu fico?”, o aluno consegue enxergar de um modo mais concreto a aplicação da matemática em sua vida.
O ensino amplia as chances de aprendizado dos alunos quando:
Os conceitos podem ser trabalhados por meio de representações alternativas.
Os alunos têm a oportunidade de investigar.
As tarefas são apresentadas antes da explicação de como resolvê-las.
Há componentes visuais.
Existe um equilíbrio entre acessibilidade e dificuldade nos exercícios.
Os alunos são motivados a argumentar de forma completa para convencer seus colegas a respeito de uma ideia.
Quais são as principais competências do letramento matemático?
As competências matemáticas estão reunidas em três grandes blocos, nos quais o aluno precisa apresentar uma série de capacidades e saber como usá-las de forma simultânea.
Reprodução
Neste grupo de competências, o aluno deve possuir as habilidades necessárias para compreender os conceitos básicos matemáticos e saber como reproduzir conhecimentos já exercitados, reconhecer e representar equivalências, memorizar propriedades matemáticas, entre outras habilidades.
Conexão
Este bloco de competências engloba as capacidades necessárias para integrar informações e conectar conhecimentos matemáticos com o objetivo de resolver problemas simples. Ou seja, o aluno deve ser capaz de estabelecer conexões, usando seus conhecimentos em matemática, adequadas a diferentes situações e objetivos.
Reflexão
Finalmente, as competências relacionadas neste grupo devem ser usadas pelo aluno de maneira crítica, promovendo a análise e reflexão diante de situações rotineiras com a aplicação da matemática.
Ou seja, mais que resolver problemas, o aluno precisa saber como propor soluções, expressar seu raciocínio e entender a matemática como ciência, apresentando argumentos que envolvam demonstrações e generalizações.
Quais capacidades são desenvolvidas com o letramento de matemática?
Saber contar de um até dez ou mostrar com os dedinhos a idade é algo que as crianças fazem desde cedo. Porém, este contato com a matemática é muito mais embasado na repetição do que na compreensão.
Ao longo do tempo, com foco no letramento matemático, o aluno passa a desenvolver uma série de capacidades:
Raciocínio
Argumentação
Solução de problemas
Representação
Comunicação
Modelagem
Utilização de linguagem simbólica, técnica e formal
Utilização de instrumentos matemáticos
Como trabalhar o letramento matemático na educação infantil?
O letramento matemático está dividido em conteúdos distintos, que funcionam como objetos de conhecimento necessários para alcançar os objetivos propostos na educação infantil.
Eles ajudam a explorar as competências das crianças de forma organizada, apresentando atividades práticas que envolvam os alunos na resolução de problemas, em vez de apenas resolver exercícios que não têm ligação com a vida escolar ou cotidiana.
Para os alunos aprenderem a discutir soluções e pensar criticamente a matemática, é fundamental que o professor assuma o papel de mediador e orientador do conhecimento, de maneira flexível, incentivando o debate, argumentação e contextualização do conteúdo.
Quantidade
Esta é uma ideia tão presente em nossa vida que às vezes nos esquecemos de como ela é puramente matemática. Afinal, precisamos quantificar as coisas para organizar todo nosso modelo de mundo e sociedade.
Alguns aspectos importantes relacionados à ideia de quantidade são o uso de números para representar quantidades, reconhecimento de padrões numéricos, compreensão de tamanho relativo e capacidade de realizar contagens.
Mudança e relações
Tudo em nosso mundo está em constante mudança: a criação de uma vida, a transformação de uma criança em um adolescente, as estações do ano, fases da lua, alterações climáticas, preço dos combustíveis, taxas de juros…
Mais que um pensamento filosófico, este é um conceito matemático, já que muitos destes processos envolvem funções lineares, exponenciais, periódicas ou logísticas, por exemplo.
Em sala de aula, pode ser trabalhado explorando as relações entre as cédulas e moedas brasileiras e compor e decompor valores. Usando imitações do dinheiro, os alunos aprendem a estabelecer uma relação prática com o cotidiano.
Espaço e forma
Essa é mais uma ideia matemática fundamental para compreendermos o mundo, e que faz parte da vida de todas as pessoas. Ela é primordial para entendermos o espaço ao nosso redor e as formas das coisas.
Para compreender espaço e forma, o aluno precisa encontrar diferenças, semelhanças e padrões, além de reconhecer formas em diferentes dimensões e representações. Em outras palavras, significa ter consciência de como vemos o mundo e por que o fazemos assim.
Para trabalhar isso de forma prática, nada melhor do que colocar a mão na massa. Ou melhor: na massinha! Usar massa de modelar para construir objetos geométricos é uma excelente maneira de conhecer e estabelecer comparações entre os sólidos.
Indeterminação ou probabilidade
Saber coletar e analisar dados é uma competência que vem se tornando cada vez mais importante nos últimos tempos, principalmente em relação a processos de tomada de decisão. Neste cenário, estatística e probabilidade são dois conceitos matemáticos fundamentais.
Esta relação entre dados e possibilidade está compreendida justamente na ideia de indeterminação, tão presente no nosso cotidiano. Basta verificar a previsão do tempo para entender melhor este assunto.
Em sala de aula, o pensamento probabilístico pode ser trabalhado usando algarismos de 1 a 9 (ou mais, dependendo da série escolar) para realizar sorteios, em um tipo de bingo, e registrar o que pode acontecer a cada rodada.
Qual a diferença entre alfabetização e letramento matemático?
Antes de fazer parte das diretrizes da BNCC, a ideia de tornar o ensino da matemática algo mais concreto e próximo do cotidiano já fazia parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), com o nome de alfabetização matemática.
Em outras palavras, tratam-se dois nomes diferentes para algo muito parecido: o estudo voltado para o uso do conhecimento como modo de evoluir o pensamento crítico e a análise de fatos e informações cotidianas com o uso da matemática.
Letramento matemático e BNCC: como se relacionam?
Como dissemos, o letramento de matemática está previsto na BNCC, ou seja, é orientado como parte do currículo para todas as escolas do Brasil.
Veja o que o texto da BNCC diz:
“Reconhecer que a matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho”.
Além de definir o que é letramento matemático, a BNCC também aponta competências específicas de matemática que devem ser desenvolvidas e trabalhadas em sala de aula, de acordo com cada período de aprendizagem.
Desta forma, por exemplo, ela indica que no ensino fundamental o aluno precisa ser capaz de desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de argumentar de maneira consistente, compreender a relação entre conceitos e o mundo real e usar os processos e ferramentas matemáticas, entre outros.
Dúvidas frequentes
O letramento matemático é um assunto que gera bastante dúvidas. Caso você ainda precise de mais detalhes, confira algumas das questões mais frequentes a seguir.
Quais são as características específicas do letramento matemático?
De acordo com a BNCC, o letramento matemático é definido pelas habilidades e competências para representar, raciocinar, comunicar e argumentar criticamente, com base nos conhecimentos da matemática.
Ou seja, trata-se de usar o raciocínio lógico de maneira concreta para resolver problemas da vida real. Desta forma, o aluno aprende a aplicar seus conhecimentos de modo consciente, construtivo e baseado no pensamento crítico.
Qual a importância do letramento nas aulas de matemática?
O letramento matemático funciona como um instrumento para que os alunos entendam o papel concreto da matemática no mundo em que vivem, como ferramenta e linguagem para compreender sua atuação na sociedade de maneira crítica e lógica.
Ao transformar conceitos matemáticos inicialmente abstratos em conhecimentos que fazem sentido no cotidiano e podem ser aplicados com o objetivo de resolver problemas, o letramento matemático age também como motivador do aprendizado e da vontade de saber mais.
Como trabalhar letramento matemático?
O letramento matemático é uma maneira de superar a dificuldade em matemática que muitos alunos apresentam, mostrando para que ela serve e em que áreas ou situações este tipo de conhecimento pode ser aplicado.
Ao fazer isso, o professor deixa de ensinar de modo abstrato e passa a mostrar a matemática no dia a dia, auxiliando os alunos em sua vida financeira, pensamento estratégico e planejamento, tomadas de decisão e muito mais.
Conclusão
Atualmente, o ensino da matemática deve abranger bem mais que fórmulas, conceitos e conjuntos numéricos. Afinal, a matemática é muito mais. É uma forma de ver o mundo e compreender tudo ao nosso redor, das manifestações naturais às variações de preços nos supermercados.
É papel do professor mostrar para os alunos a real função da disciplina no mundo, e como ela contribuiu e contribui para nossa evolução, do raciocínio lógico às tecnologias digitais.
Por esta razão, entender o que é letramento matemático torna-se cada vez mais importante, ajudando os alunos a aprenderem de forma prática, conectando conceitos abstratos a problemas reais de seus cotidianos.
Ao aproximar conceitos e conjuntos numéricos da realidade do aluno, o letramento matemático atua como um instrumento para que o aluno deseje aprender mais e entenda a matemática como algo útil, interessante e prazeroso de aprender.
Aliás, desde sua criação, o método Kumon acredita que é possível ajudar toda e qualquer criança a gostar de aprender matemática. Se você quiser saber mais, entre em contato com a gente. Será um prazer explicar como nosso método funciona e ajudar seu filho a explorar seu máximo potencial!