Por que aprender inglês?

22/03/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

O que não falta são motivos para aprender inglês. E se você ainda não parou para pensar qual a importância de aprender inglês no Brasil, esse texto é para você!


Aprender inglês é importante, e pode parecer desafiador, mas é uma habilidade valiosa que abre portas em diversas áreas da vida, seja pessoal ou profissional. 


Para quem deseja se comunicar com pessoas de outras nacionalidades, viajar para o exterior ou até mesmo estudar em uma universidade estrangeira, o conhecimento do idioma é fundamental. 


Além disso, o inglês é amplamente utilizado em muitas áreas, como tecnologia, ciência e negócios, tornando-se uma competência desejável para muitos empregadores.


Neste post, vamos explicar por que aprender inglês e trazer algumas dicas práticas para ajudar você a estudar de forma mais eficiente. Independentemente do seu nível de conhecimento do idioma, estas dicas com certeza vão melhorar a sua habilidade de falar, ler e escrever em inglês. 


Vamos explorar desde por que aprender inglês incluindo o idioma em sua rotina até a importância da frequência e constância nos estudos, além de dar algumas dicas preciosas para você aprender vocabulário e como se comunicar com falantes nativos.


Se você tem vontade de aprender inglês ou já está estudando, mas não sabe por onde começar ou como progredir, continue lendo este post para descobrir como alcançar seus objetivos e se tornar um falante mais confiante e fluente do idioma.



Quer saber por que o curso de inglês do Kumon é diferente? Descubra no nosso site!


Leia mais:



Quando é ideal começar o aprendizado de inglês?


Além de querer saber por que aprender inglês, uma pergunta que muita gente costuma fazer é sobre o momento certo para começar o aprendizado. A resposta é simples: quanto antes, melhor. 


Nos primeiros anos de vida, o cérebro está em constante desenvolvimento e é mais receptivo à aquisição de novos idiomas. O ideal é iniciar o aprendizado ainda na infância, período em que as crianças estão em fase de desenvolvimento cognitivo e, portanto, mais suscetíveis ao aprendizado de um novo idioma.


No entanto, nunca é tarde para aprender inglês. Principalmente para quem já entendeu qual a importância de aprender inglês no Brasil. Adolescentes e adultos também podem ter sucesso no aprendizado do idioma, principalmente se dedicarem tempo e esforço aos estudos. É importante lembrar que o aprendizado de uma nova língua é um processo gradual e contínuo, e requer disciplina e prática diária.


Por que aprender inglês?


Se você está se perguntando por que aprender inglês, ou qual a importância de aprender inglês no Brasil, o que não faltam são motivos para isso. Afinal, o idioma é considerado a língua global dos negócios, da tecnologia, da ciência e da diplomacia. Aprender inglês é a chave que abre as portas para você se comunicar com pessoas de todo o mundo.


Além disso, grande parte do conteúdo da internet está em inglês, incluindo sites de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e muito mais. Aprender inglês permite que você acesse e compreenda informações valiosas que podem não estar disponíveis em seu idioma nativo.


No aspecto profissional, é importante lembrar que muitas empresas internacionais exigem que seus funcionários falem inglês. Aprender inglês seguramente vai melhorar suas perspectivas de carreira e tornar seu currículo mais atraente para empregadores.


Essas são apenas algumas das muitas razões por que aprender inglês é muito benéfico para você. A seguir, veja alguns motivos para aprender inglês e como isso traz benefícios diferentes, dependendo da fase da vida em que cada aluno se encontra.


Quais os benefícios para as crianças


Mãe e menina fazendo exercícios de inglês.


Você já viu que aprender inglês é importante. Mas por que aprender inglês nos primeiros anos de vida é tão bom? Além de ser uma habilidade importante no mundo globalizado de hoje, aprender inglês na infância melhora o desempenho acadêmico e estimula o desenvolvimento cognitivo das crianças.


Ao aprender um novo idioma, as crianças estão expostas a novas formas de pensar e se expressar. Isso as ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e criatividade. Além disso, o estudo de inglês aumenta a autoconfiança e a capacidade dos pequenos de se adaptar a novas situações e ambientes.


Por isso, é fundamental incentivar a criança a começar a estudar inglês desde cedo, seja por meio de aulas particulares, cursos ou atividades extracurriculares. Com dedicação e prática regular, as crianças podem se tornar fluentes no idioma e desfrutar dos muitos benefícios que a fluência em inglês tem a oferecer ao longo de suas vidas.


Existem diversos recursos disponíveis, como jogos, músicas, filmes e desenhos animados em inglês, que podem ajudar no processo de aprendizagem de forma lúdica e divertida.


Quais os benefícios para os adolescentes

Menina aprendendo inglês em uma mesa.


Para os adolescentes, aprender inglês é uma ótima maneira de abrir portas para oportunidades educacionais, profissionais e culturais. Ser fluente no idioma aumenta as chances de aproveitar melhor um intercâmbio ou ingressar em universidades renomadas no exterior, já que este é, inclusive, um fator eliminatório em muitas delas. 


Além disso, aprender inglês é uma ótima maneira de ampliar horizontes culturais. A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação em diversos países e, portanto, aprender o idioma pode proporcionar experiências únicas de imersão em outras culturas, como a leitura de livros em inglês, assistir filmes sem legendas ou viajar para países onde o idioma é falado.


Quais os benefícios para os adultos

Idosa com um notebook fazendo exercícios de inglês.


Em um mundo cada vez mais globalizado, os motivos por que aprender inglês quando adulto são bem convincentes. Dominar o idioma significa mais oportunidades de trabalho em empresas multinacionais ou em cargos que exijam comunicação com pessoas de diferentes nacionalidades.


Além disso, aprender inglês é uma ótima maneira de se manter atualizado em áreas de interesse e de acessar uma grande variedade de conteúdos na internet, como artigos acadêmicos, livros, filmes e séries, que muitas vezes estão disponíveis apenas em inglês. Também é uma forma de se comunicar durante viagens para países em que o idioma é falado.


Independentemente da idade, é possível começar a aprender inglês em qualquer momento da vida e aproveitar todos os benefícios que isso tem a oferecer. Para chegar lá, é importante dedicar tempo e esforço para aprimorar a fluência e buscar por ferramentas e recursos que possam ajudar no processo de aprendizado.


É exatamente sobre isso que nós vamos falar nos próximos tópicos.


Dicas práticas para aprender inglês


Se você deseja aprender inglês de forma mais eficiente, é importante seguir algumas dicas práticas para melhorar sua habilidade de falar, ler e escrever em inglês. 


A seguir, trazemos alguns conselhos valiosos que vão fazer a diferença nos seus estudos, ajudando você a se manter motivado e evoluir no seu aprendizado.


Isto não significa que vai ser fácil. O aprendizado de uma língua envolve cometer erros, e isso é perfeitamente normal e esperado. Não se preocupe em falar ou escrever de maneira perfeita desde o início, e não tenha medo de se arriscar na conversação. Os erros fazem parte do processo de aprendizado, e são uma oportunidade para aprender e melhorar.


Leve o idioma para sua rotina


Uma dica importante para quem deseja aprender inglês é incorporar o idioma em sua rotina diária. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como ouvir músicas, usar séries para aprender inglês, assistindo com legenda em inglês, ler notícias e artigos em sites estrangeiros, conversar com amigos que falam o idioma e até mesmo pensar em por que aprender inglês durante o dia a dia (em inglês, claro!).


Ao tornar o inglês uma parte natural de sua rotina, é possível acelerar o processo de aprendizado e torná-lo mais efetivo. Além disso, essa abordagem ajuda a manter o idioma na mente e aprimorar a fluência de forma contínua.


Estude com frequência e constância


Vale a pena dedicar um tempo para praticar o inglês e incluí-lo em suas atividades diárias. O estudo frequente e constante é essencial para o aprendizado de qualquer habilidade, e com o inglês não é diferente. Reserve alguns minutos do seu dia para se dedicar aos seus estudos, seja lendo textos, assistindo a filmes ou séries em inglês, ou conversando com outras pessoas que falam a língua.


A internet oferece uma infinidade de recursos gratuitos para quem quer entender melhor por que aprender inglês, desde aplicativos de celular até cursos online e vídeos no YouTube. Busque por recursos que sejam adequados ao seu nível de conhecimento e ao seu estilo de aprendizado, e use-os como complemento às suas aulas, caso você esteja fazendo um curso (o que nós recomendamos muito, como você logo vai descobrir neste artigo).


Anote palavras e expressões que não conhecer


Antes de querer dominar um amplo e complexo vocabulário, é importante aprender aquelas palavras e expressões que são mais relevantes para seu trabalho, hobbies e interesses pessoais. Isso não só ajudará você a se comunicar de maneira mais eficaz, mas também aumentará sua motivação e tornará o aprendizado mais agradável.


Quando estiver lendo, ouvindo ou conversando em inglês, é comum encontrar expressões e palavras novas que você não conhece. Anotar essas palavras e expressões em um caderno ou em um aplicativo de notas é muito útil para ajudá-lo a lembrar e praticar o vocabulário novo. Procure o significado e a pronúncia correta e tente usar essas palavras e expressões em suas próprias frases.


Acompanhe conteúdos em inglês


Um dos motivos por que aprender inglês é tão fascinante é porque isso também envolve conhecer a cultura dos países em que a língua é falada. 


Para evoluir, assista a filmes e séries em inglês, leia livros e revistas, aproveite o tempo livre para aprender inglês com música e podcasts, e tente absorver o máximo de informações possíveis sobre a cultura dos países que falam inglês. Isso vai ajudar você a entender melhor a língua e a se comunicar de maneira mais natural e fluente.


Converse com nativos


A conversação é uma parte essencial do aprendizado de qualquer língua, e os grupos de conversação são uma ótima maneira de praticar o inglês com outras pessoas que também estão aprendendo. Procure por grupos online ou presenciais na sua cidade, e participe regularmente para desenvolver sua fluência e sua confiança na língua.


Como conversar em inglês com pessoas nativas é uma excelente maneira de praticar a língua e aprender sobre a cultura do idioma, aproveite! Muitas vezes, os nativos oferecem dicas valiosas sobre o idioma e a cultura, que podem ajudar você a entender mais a fundo por que aprender inglês e se tornar um falante mais confiante e fluente. 


Existem várias opções para praticar com falantes nativos, como aplicativos de troca de idiomas, sites de conversação e grupos de encontros locais. Tente encontrar um parceiro de conversação que se ajuste ao seu nível de proficiência e que esteja disposto a ajudar você a melhorar.


Conte com o apoio especializado de uma escola de inglês


Além de praticar o idioma de diferentes formas, contar com o apoio de um curso de inglês é uma excelente opção para quem deseja aprender com mais eficiência. 


O contato com alguém mais experiente, que possa orientar você em seus estudos, é um ponto positivo bem importante, já que essa pessoa pode identificar suas dificuldades e propor soluções personalizadas para ajudá-lo a evoluir. 


Além disso, boas escolas de inglês costumam disponibilizar materiais didáticos exclusivos, completos e atualizados, como livros, vídeos e exercícios, para complementar o aprendizado.


Portanto, se você busca uma imersão no idioma e uma abordagem mais estruturada de ensino, considerar um curso de inglês é uma excelente escolha para acelerar o aprendizado e alcançar a fluência com mais rapidez.


Por que aprender inglês no Kumon?


Você sabia que o Kumon também oferece curso de inglês? Assim como os cursos de português, matemática e japonês, o estudo da língua inglesa pelo método é feito por meio de uma abordagem própria e reconhecidamente eficiente.


Isso porque, no Kumon, o aluno aprende no próprio ritmo, de acordo com suas características próprias, tempo e habilidade prévia com a língua. Assim, o aluno pode começar no nível mais iniciante ou em um mais avançado, e progredir de acordo com sua facilidade de aprendizagem e capacidade.


Além disso, o curso de inglês do Kumon oferece muitas outras vantagens. Conheça algumas delas abaixo.


Desenvolvimento do aprendizado em variadas frentes


No Kumon, o aprendizado de inglês parte da leitura, para então o aluno explorar conceitos gramaticais, vocabulário e fluência, tanto em como escrever em inglês quanto na fala e na escuta.


Assim, mais que aprender o idioma, você fica conhecendo mais a cultura dos países de língua inglesa, seus costumes e obras clássicas da literatura, enquanto trabalha suas habilidades até a tão sonhada fluência. 


Ensino personalizado


Muitos alunos ficam desmotivados porque não conseguem acompanhar a turma. Mas também existem aqueles que ficam desmotivados porque querem aprender mais e precisam esperar os demais.


No Kumon, isso não acontece. Isso porque o ensino é personalizado para as características e capacidade de cada aluno. No nosso curso de inglês não há turmas nem divisões por semestre ou ano. Você pode começar quando quiser e evoluir no próprio ritmo.


Independência nos estudos


Já pensou poder organizar seus estudos da forma que faz mais sentido no seu dia? Com o curso de inglês do Kumon isso é possível, já que você determina onde e como estudar. Tudo isso, claro, com o apoio de um orientador, focado em personalizar o estudo para as suas necessidades.


Estudando a partir de meia hora por dia, todos os dias, é possível progredir e se tornar fluente, enquanto desenvolve o prazer em estudar, a disciplina e a organização.


Com tudo isso, deu pra entender por que aprender inglês no Kumon é uma super maneira de evoluir no seu aprendizado?


Método Kumon


O Método Kumon é um método de aprendizagem individualizado que visa desenvolver habilidades em matemática, língua portuguesa, inglês e japonês. Ele foi criado no Japão há mais de 60 anos e já ajudou milhões de alunos em todo o mundo a alcançar seu máximo potencial.


No Kumon, os alunos começam com exercícios fáceis e progridem para níveis mais avançados à medida que dominam cada habilidade. Isso permite que cada aluno avance em seu próprio ritmo e atinja níveis avançados de proficiência.


O Método Kumon também enfatiza a autoaprendizagem, com os alunos sendo incentivados a assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado e desenvolvimento. Com orientação cuidadosa e feedback regular dos orientadores, os alunos desenvolvem confiança em suas habilidades e se tornam capazes de enfrentar desafios acadêmicos e da vida com sucesso.


Conclusão


Neste artigo, você viu por que aprender inglês é tão importante, independentemente da fase da vida em que você se encontra. Seja na infância, adolescência ou na vida adulta, estudar o idioma traz inúmeros benefícios nos campos profissional e pessoal. O que não falta são motivos para aprender inglês!


Para ajudar você a chegar lá, trouxemos algumas dicas valiosas para você extrair o máximo dos seus estudos. Ainda assim, se você deseja evoluir de verdade, um curso de inglês como o do Kumon é a chave para seu sucesso. 


Aprender inglês é importante e pode levar tempo e esforço, por isso é essencial ser disciplinado e perseverante no processo. Estabeleça metas realistas e mantenha uma rotina de estudo diária para manter o aprendizado consistente e eficaz. 


Não desanime com os obstáculos que surgirem no caminho, e lembre-se de que a prática constante é a chave para o sucesso.


Se você gostou deste artigo, descubra mais no conteúdo especial que fizemos sobre como ser fluente em inglês.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.