Podcast em inglês: Conheça 10 opções para treinar o idioma!

15/06/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Se você está em busca de uma maneira divertida e eficiente de aprender inglês, os podcasts são uma excelente opção.


Com uma grande variedade de temas e formatos, um podcast em inglês oferece uma experiência única de aprendizado, permitindo que você aprimore suas habilidades no idioma de forma prática e envolvente. 


Neste artigo, vamos explorar o mundo dos melhores podcasts em inglês e destacar 10 exemplos incríveis que vão ajudar você a desenvolver seu listening. Prepare-se para mergulhar nesse universo sonoro e expandir seu conhecimento da língua inglesa!


Quer aprender inglês no seu ritmo, sem pressão e estudando apenas meia hora por dia? Conheça o curso de inglês do Kumon!


Leia mais:



O que são podcasts?


Antes de mergulharmos nas vantagens do podcast em inglês, vamos entender melhor o que são os podcasts. 


Os podcasts são programas de áudio que abrangem uma ampla gama de assuntos e são disponibilizados na internet para serem ouvidos e baixados. Eles são geralmente apresentados em formato de episódios e podem ser acessados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, ou em computadores.


A popularidade dos podcasts tem crescido rapidamente nos últimos anos devido à sua conveniência e acessibilidade. 


Ao contrário de programas de rádio tradicionais, os podcasts oferecem flexibilidade total aos ouvintes, que podem escolher quando e onde desejam ouvir os episódios. Com uma infinidade de temas disponíveis, desde notícias e entretenimento até educação e aprendizado de idiomas, os podcasts se tornaram uma maneira prática e envolvente de consumir conteúdo de áudio.


Quais são as vantagens de ouvir podcast em inglês?


Jovem escutando podcasts.


Ao optar por ouvir um podcast em inglês como parte do seu processo de aprendizado, você pode desfrutar de várias vantagens significativas. Vamos explorar algumas delas a seguir?


Diversidade de opções


Uma das grandes vantagens do podcast em inglês é a imensa diversidade de opções disponíveis. Há podcasts para todos os gostos e interesses, abrangendo uma ampla gama de assuntos. 


Se você é fã de música, pode encontrar podcasts sobre diferentes gêneros musicais, entrevistas com artistas e histórias dos bastidores da indústria musical. Se você gosta de esportes, há podcasts dedicados a esportes específicos, análises de partidas e discussões sobre os principais eventos esportivos. Se você é apaixonado por ciência, história, comédia, negócios, tecnologia ou qualquer outro assunto, certamente encontrará podcasts que atendam às suas preferências.


Essa diversidade de opções permite que você aprenda inglês de forma contextualizada, relacionando o idioma com os temas que mais lhe interessam. 


Isso torna o processo de aprendizado mais envolvente e relevante, pois você estará imerso em assuntos que despertam seu interesse pessoal. Ao escolher um podcast em inglês alinhado aos seus interesses, você se manterá motivado e engajado no aprendizado do inglês.


Aumento de vocabulário


Ouvir um podcast em inglês é uma excelente maneira de aumentar seu vocabulário. Os apresentadores e convidados de podcasts usam uma variedade de palavras e expressões em contextos reais, o que facilita a assimilação de novas palavras e o entendimento do seu uso correto.


Além disso, muitos podcasts oferecem conteúdo educacional e informativo. Eles podem abordar tópicos específicos, explorar conceitos complexos ou fornecer insights sobre áreas específicas do conhecimento. 


Ao ouvir esses podcasts, você terá a oportunidade de aprender novas informações e expandir seu vocabulário em áreas específicas de interesse. Essa exposição contínua a um vocabulário diversificado ajudará você a se comunicar com mais confiança e fluência em inglês.


Desenvolvimento do listening


O desenvolvimento do listening, ou compreensão auditiva, é uma das habilidades fundamentais no aprendizado de qualquer idioma. Ouvir um podcast em inglês é uma forma eficaz de aprimorar essa habilidade. 


Os podcasts apresentam uma variedade de falantes nativos do inglês, com diferentes sotaques, ritmos e estilos de fala. Isso oferece uma oportunidade única de se acostumar com diferentes vozes e aprimorar sua capacidade de entender o inglês falado em situações do mundo real.


Ao ouvir podcasts, você estará exposto a uma ampla gama de vocabulário, entonações, gírias e expressões idiomáticas, o que contribuirá para a sua familiarização com a língua inglesa autêntica. Com o tempo, seu cérebro se adaptará aos padrões de fala do inglês e você se sentirá mais confiante e confortável ao ouvir falantes nativos.


Além disso, muitos podcasts em inglês para iniciantes são produzidos com o objetivo de ensinar inglês, utilizando uma linguagem clara e acessível para estudantes do idioma. Esses podcasts são especialmente úteis para quem está começando a aprender ou quer reforçar os conceitos básicos. Ouvir e acompanhar esses podcasts permitirá que você treine seu ouvido para identificar palavras, frases e estruturas gramaticais, melhorando gradualmente sua compreensão auditiva.


Melhora na pronúncia


Ouvir podcasts em inglês também é uma excelente maneira de aprimorar a pronúncia do idioma. Ao ouvir falantes nativos do inglês em diferentes contextos e estilos de fala, você terá a oportunidade de familiarizar-se com os sons e padrões de entonação corretos.


A pronúncia correta é fundamental para a comunicação eficaz em inglês, pois afeta a clareza e compreensão da mensagem que você está transmitindo. Ouvir podcast em inglês para treinar listening ajudará você a desenvolver sua percepção auditiva e aprimorar sua capacidade de reproduzir os sons corretos.


Os podcasts oferecem uma variedade de benefícios para melhorar sua pronúncia:


Exposição a diferentes sotaques


Os podcasts apresentam falantes nativos de diversas regiões onde o inglês é falado. Isso significa que você terá a oportunidade de ouvir e se familiarizar com diferentes sotaques, como britânico, americano, australiano, entre outros. 


Essa exposição a diferentes sotaques é valiosa para expandir sua compreensão e habilidades de pronúncia, permitindo que você se adapte a diferentes formas de fala e desenvolva uma pronúncia mais autêntica.


Modelagem da entonação e ritmo


A entonação e o ritmo são aspectos essenciais da pronúncia. Ao ouvir podcast em inglês para treinar listening, você poderá observar e imitar a entonação e o ritmo dos falantes nativos. Isso ajudará a melhorar sua fluência e naturalidade ao falar inglês. 


Prestar atenção aos padrões de entonação em diferentes contextos e situações também ajudará a transmitir emoções e intenções por meio da fala.


Aprendizado de novas palavras e expressões


Muitos podcasts apresentam vocabulário rico e expressões idiomáticas em seu conteúdo. Ao ouvir e repetir essas palavras e frases, você poderá praticar sua pronúncia e aprimorar sua habilidade de produzir os sons corretos. 


Prática de repetição


Os podcasts geralmente oferecem a oportunidade de pausar, retroceder e repetir partes do áudio. Isso é especialmente útil para praticar a pronúncia. Ao repetir as falas dos apresentadores e convidados, você poderá treinar seus músculos vocais e melhorar sua pronúncia de forma ativa. A prática constante ajudará você a desenvolver a clareza e a precisão na pronúncia.


10 podcasts em inglês para melhorar seu listening


Jovem garota gravando um podcast.


Ao aproveitar essas vantagens dos podcasts em inglês, você ganha um grande aliado para alcançar fluência e confiança na língua. Os podcasts são uma ferramenta poderosa que complementa outros métodos de estudo, oferecendo uma experiência de aprendizado interativa, relevante e agradável.


Agora que você entendeu os benefícios de ouvir podcasts em inglês, vamos conhecer 10 exemplos de podcasts que irão ajudá-lo a aprimorar seu listening.


Voice of America


O podcast em inglês Voice of America oferece uma cobertura abrangente de notícias e assuntos atuais em inglês. Com uma linguagem clara e acessível, é uma ótima opção para aprimorar seu vocabulário e compreensão auditiva. 


Learn English


O Learn English é um podcasts em inglês para iniciantes desenvolvido pelo British Council especificamente para estudantes de inglês. Com uma abordagem didática, apresenta diálogos e explicações em inglês de forma clara e progressiva. 


6 Minute English


O 6 Minute English, produzido pela BBC, oferece episódios curtos de aproximadamente seis minutos, abordando uma variedade de temas. É uma opção perfeita para quem possui uma rotina agitada e deseja aprender inglês de forma rápida e prática. 


Something You Should Know


O Something You Should Know é um podcast em inglês que explora curiosidades, fatos interessantes e dicas práticas para a vida cotidiana. Com apresentação descontraída, é uma ótima opção para aprender inglês de maneira divertida. 


Podcasts in English


O Podcasts in English oferece uma variedade de podcasts em diferentes níveis de dificuldade, desde podcasts em inglês para iniciantes até avançados. Com diálogos autênticos e materiais complementares, é uma excelente ferramenta para aprimorar suas habilidades de listening. 


The Nerdist


Se você é fã de cultura pop, comédia e entretenimento em geral, o The Nerdist é o podcast em inglês ideal para você. Com entrevistas a celebridades e conversas descontraídas, é uma opção divertida para praticar seu inglês enquanto se diverte.


Freakonomics Radio


O Freakonomics Radio explora os aspectos mais fascinantes da economia e do comportamento humano. Com uma abordagem única, é uma excelente escolha de podcast em inglês para treinar listening e expandir seu vocabulário em um contexto acadêmico. 


Comedy Bang Bang: The Podcast


Para os amantes de comédia, o Comedy Bang Bang: The Podcast é uma opção imperdível. Apresentado pelo comediante Scott Aukerman, oferece entrevistas engraçadas e improvisações hilárias, garantindo boas risadas enquanto você aprimora seu inglês. 


The English We Speak


Produzido pela BBC, o podcast em inglês The English We Speak explora expressões idiomáticas e frases coloquiais em inglês. É uma ótima maneira de se familiarizar com o uso real do idioma e expandir seu vocabulário. 


Splendid Speaking


O Splendid Speaking é um podcast em inglês voltado para aprimorar suas habilidades de fala em inglês. Com entrevistas e dicas de especialistas, é uma excelente opção para praticar a produção oral do idioma. 


Curso de inglês Kumon: complete o seu aprendizado com o método Kumon!


Menino estudando inglês com o Kumon.


Apesar de os podcasts serem uma ferramenta valiosa para aprender inglês, é importante destacar a importância de contar com um método estruturado de ensino para um aprendizado completo e eficaz. É aqui que entra o curso de inglês do Kumon, uma opção confiável e reconhecida para aprimorar suas habilidades no idioma.


O Kumon é uma metodologia de estudo individualizada que busca desenvolver habilidades essenciais, como leitura, escrita, compreensão auditiva e raciocínio lógico. Com programas específicos para cada nível de conhecimento, o curso de inglês do Kumon oferece uma base sólida para o aprendizado do idioma, permitindo que os alunos avancem em seu próprio ritmo.


Ao se matricular, você terá acesso a materiais didáticos cuidadosamente elaborados, exercícios práticos e acompanhamento individualizado por parte dos orientadores do Kumon. Essa combinação de recursos garante que você possa desenvolver suas habilidades no idioma de forma consistente e eficiente.


Além disso, o Kumon proporciona um ambiente de estudo encorajador e motivador, onde os alunos são incentivados a se desafiarem constantemente e a alcançarem seu máximo potencial. Através do método Kumon, você poderá fortalecer seu conhecimento do inglês e ganhar confiança para se comunicar de forma fluente e precisa.


Conclusão


O podcast em inglês é uma ferramenta poderosa para aprender inglês, permitindo que você mergulhe na língua de maneira envolvente e divertida. 


Com uma variedade de opções disponíveis, você pode escolher os podcasts que mais se alinham aos seus interesses e objetivos de aprendizado. 


Além disso, combinando o uso do podcast em inglês com um curso estruturado como o Kumon, você terá todas as ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades no idioma de forma completa.


Então, não perca tempo e comece a explorar o mundo dos melhores podcasts em inglês! Com dedicação, prática e a ajuda do curso de inglês do Kumon, você estará cada vez mais próximo da fluência no idioma. 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: inglês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.