Hoje em dia, é senso comum que saber falar inglês é fundamental, não só para o seu futuro profissional como também para um aproveitamento mais amplo de todas as informações disponíveis na internet.
Isso sem falar em como dominar outro idioma abre as portas para um mundo de entretenimento, de filmes e séries a viagens internacionais.
Mas você já parou para pensar qual é o nível de inglês necessário para aproveitar tudo isso? Pois é, existe muita diferença entre aquele inglês usado para “sobreviver” a uma viagem para outro país e um nível de inglês proficiente que permite trabalhar em uma empresa multinacional.
Agora, talvez você esteja se perguntando: “como saber meu nível de inglês?”. A resposta é mais objetiva do que parece, e segue critérios internacionais baseados em um teste para nível de inglês, reconhecido internacionalmente e muitas vezes exigido para fazer um curso ou trabalhar em outro (ou no Brasil mesmo).
No texto de hoje, você vai entender melhor como o nível de inglês é medido e quais são as classificações existentes, saber como descobrir o seu nível de inglês e o que você pode fazer para evoluir até alcançar a fluência no idioma.
Conheça o curso de inglês do Kumon e aprenda no seu próprio ritmo!
Leia mais:
Quais são os principais níveis de inglês?
Você talvez já tenha se deparado com uma classificação de níveis em inglês que divide os alunos nas seguintes categorias:
Iniciante: refere-se ao domínio básico do idioma, no qual o aluno começa a ter contato com a língua e consegue se comunicar, mesmo que de forma muito simples.
Intermediário: neste nível o aluno já consegue falar sobre assuntos mais complexos que os básicos, com maior segurança na pronúncia. Ele também escreve em inglês e consegue se comunicar com maior profundidade, inclusive em situações profissionais.
Avançado: o aluno com inglês avançado possui segurança suficiente para atuar dentro de contextos mais complexos com segurança e confiança, expondo ideias em reuniões de trabalho ou participando de videoconferências profissionais em inglês.
Fluente: o nível de inglês proficiente máximo é o fluente. Nele o aluno comunica-se com segurança e conhecimento equivalentes ao que possui em sua língua materna, compreendendo nuances do idioma e expressões, com um amplo vocabulário e domínio absoluto da escrita.
Estas classificações são muito utilizadas e você certamente vai se deparar com elas em algum momento. Porém, elas podem ser vistas como algo mais informal, já que não seguem exatamente os padrões exigidos pelo CEFR.
De acordo com o padrão europeu, a proficiência no idioma é classificada da seguinte forma:
A1
A2
B1
B2
C1
C2
Veja na sequência o que cada nível de inglês representa:
A1
O A1 é o nível mais básico do inglês. Ele envolve o uso de expressões simples do dia a dia e uma comunicação básica, como perguntar o nome de alguém, apresentar-se, dizer onde mora e qual é a sua profissão, sua idade, pedir por favor, com licença e dizer obrigado.
A2
No A2 o aluno já consegue ir além da comunicação básica, desenvolvendo os assuntos com um pouco mais de profundidade. Em vez de apenas citar qual é a sua profissão, por exemplo, ele consegue explicar o que faz no dia a dia profissional. Neste nível o aluno também deve estar capacitado a descrever de modo superficial suas necessidades imediatas.
B1
A partir do B1 as coisas começam a ficar mais interessantes. Quem está nesse nível já consegue viajar nas férias e conversar com nativos com alguma desenvoltura, relatando experiências ou desejos. A compreensão do idioma já é melhor, assim como a maneira de se expressar.
B2
Neste nível o aluno pode ser considerado um falante independente, segundo a classificação do CEFR. Independência, neste caso, significa conseguir se comunicar com significativa desenvoltura com alguém que tem o inglês como língua materna. Ou seja, sem que a pessoa nativa no idioma precise fazer grandes esforços para compreender o que está sendo dito.
O estudante classificado no nível B2 também consegue ler textos mais complexos, inclusive técnicos, desde que eles estejam relacionados com uma área da qual já faz parte e possui maior conhecimento.
Em relação à forma de escrever, quem está nesse grau em inglês deve conseguir expressar opiniões e argumentos de forma estruturada e coerente.
C1
Quando o aluno alcança o nível C1, já é considerado automaticamente como alguém capacitado para se expressar de modo natural, com fluidez, sem a necessidade de buscar palavras no próprio repertório ou precisar fazer muito esforço para organizar suas ideias.
O aluno classificado como C1 possui conhecimento suficiente para redigir textos profissionais ou acadêmicos com clareza, independentemente do grau de complexidade do tema. Quanto a leitura, já é possível notar uma capacidade de interpretação de texto muito mais avançada.
C2
No nível máximo de proficiência da língua inglesa, o aluno tem plena capacidade de se expressar como alguém nativo no idioma. Isto significa possuir a fluência necessária para entender tudo ao seu redor, seja escrito ou ouvido.
Quanto à escrita, no nível de inglês C2 espera-se que o aluno consiga se expressar de maneira complexa, apresentando argumentos que embasem suas opiniões de forma segura e coerente.
Para que servem os níveis de inglês?
Se você deseja fazer um curso no exterior que possui um nível de aprendizagem mais complexo, como faculdade ou mesmo pós-graduação, vai precisar certificar seu grau de proficiência no idioma.
Atualmente, todas as universidades e faculdades incluem em seus processos seletivos uma etapa ligada ao seu nível de inglês, seja por meio da apresentação de uma certificação ou da obtenção de nota mínima em um teste para nível de inglês.
O mesmo acontece no mundo profissional. No exterior, mas também aqui no Brasil, muitas vagas exigem determinado nível de conhecimento do idioma e realizam entrevistas em inglês.
Por que é importante saber o seu nível de inglês?
Além de ser um conhecimento determinante para alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais no futuro, atestando se o seu conhecimento da língua inglesa está de acordo com o exigido para uma vaga de estudos ou emprego, saber seu nível de inglês fornece um panorama sobre sua própria evolução.
Em outras palavras, ao entender de modo mais criterioso e objetivo qual é o seu nível de inglês, você consegue identificar com maior precisão em que pontos deve melhorar para avançar para o próximo nível.
Com isso é possível traçar um plano e metas para chegar lá, desenvolvendo de maneira personalizada e individual os pontos nos quais você tem maior dificuldade nos estudos.
Como o nível de inglês é medido?
OK, já sabemos que é importantíssimo saber qual é o seu nível de inglês e como isso faz toda a diferença em relação aos seus objetivos, sejam eles uma viagem de intercâmbio, fazer um curso ou faculdade no exterior ou conseguir um emprego em outro país.
Mesmo nas empresas brasileiras, ter um nível de inglês proficiente é pré-requisito, o que faz todo sentido diante de um mundo cada vez mais conectado. Muitas oportunidades profissionais ou acadêmicas trazem como requisito um nível intermediário, outras, avançado, e outras, fluente.
Mas como o nível de inglês é medido?
Esta com certeza não é uma resposta baseada em achismos, e segue um protocolo bastante específico: o CEFR (Common European Frameqork of Reference for Languages).
Traduzido em português como Quadro Europeu Comum de Referência para línguas, o CEFR é o padrão adotado no mundo todo para medir o nível não só do inglês, mas de várias línguas.
Desde 2001 é ele quem estabelece os padrões que possibilitam medir os níveis de expressão e compreensão de um idioma, tanto em termos de fala e escuta quanto de leitura e escrita.
O CEFR apresenta uma escala de seis níveis que norteiam tanto o nível de inglês e em outros idiomas quanto a própria certificação da proficiência de um estudante. A seguir, você vai entender melhor quais são estes níveis e como cada um deles funciona.
Como saber qual é o seu nível de inglês? Teste seus conhecimentos com o Kumon
Agora que você já conhece todos os níveis de inglês e sabe exatamente o que é necessário para atingir cada um deles, talvez esteja se perguntando: “legal, mas como saber meu nível de inglês?”.
Esta é uma pergunta que você deve se fazer, principalmente se seus planos incluem morar fora do país ou conseguir uma bolsa de estudos.
Existem alguns sites que oferecem o teste para nível de inglês. Um deles é o site do curso de inglês do Kumon. Nele você consegue fazer a Experiência Kumon e ter uma ideia de qual é o seu nível de proficiência na língua inglesa.
Outra ótima forma de saber seu nível de inglês (e obter uma certificação que o comprove) é fazendo um teste internacional como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou o IELTS (International English Language Testing System).
Se você planeja estudar em uma universidade dos Estados Unidos ou do Canadá, o TOEFL é a opção mais recomendada. Agora, se sua ideia é conquistar uma vaga em uma instituição europeia, australiana ou neozelandesa, o IELTS atende melhor aos seus objetivos.
É importante ressaltar que uma certificação dessas não custa barato: em 2022, os valores para realizar um teste para nível de inglês como estes gira em torno de US$ 200 (ou seja, mais de R$ 1.000 na cotação de setembro de 2022).
Por isso mesmo, é interessante fazer primeiro algum tipo de teste gratuito que o ajude a entender melhor em que nível de inglês você se encontra, para poder fazer os ajustes necessários em seus conhecimentos e só então encarar as provas de certificação.
O que é necessário para evoluir no nível de inglês?
Como você viu, o nível de inglês está relacionado com a qualidade e segurança da sua comunicação no idioma, seja ela por escrito ou falada. Assim, pequenas atitudes diárias para incluir o inglês em sua rotina, como ver séries em inglês ou ouvir músicas em inglês, são grandes aliadas do seu desenvolvimento.
Além disso, escolher a melhor escola de inglês para você, que atenda às suas necessidades e respeite seu ritmo de aprendizagem, é uma excelente estratégia para evoluir em seus conhecimentos e alcançar a fluência que você sempre sonhou.
Aliás, você sabia que no Kumon é possível aprender inglês estudando apenas meia hora por dia? Com uma metodologia focada no autodidatismo, hábito de estudos e prazer em aprender, o curso de inglês Kumon já ajudou muitos alunos a alcançar seus objetivos e desenvolver seu máximo potencial.
Conclusão
Como você viu, o teste para nível de inglês é uma etapa indispensável caso seus planos de vida e carreira incluam estudar no exterior ou trabalhar em outro país.
Ele possibilita que você não só comprove qual é seu nível de inglês, mas que também identifique com clareza os pontos em que deve investir mais tempo e estudos para seguir evoluindo.
Para ter um bom resultado neste teste, você deve, antes de mais nada, estar bastante focado nos seus estudos. Com um dia a dia cada vez mais corrido isso nem sempre é fácil, não é? Por isso é tão importante organizar o seu tempo para se dedicar aos seus objetivos.
E o Kumon é um grande aliado nesta jornada para suas conquistas. Com um método de estudos que prioriza as características individuais e as particularidades de cada aluno, é possível transformar os estudos em rotina e explorar todo seu potencial.
Ficou empolgado e quer começar a praticar agora mesmo? Então veja estas 8 dicas para aprender inglês com música!