12 ótimos jogos para aprender inglês online e gratuitos

02/09/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de homem jovem oriental usando o celular e sorrindo. Jogos para aprender inglês são um ótimo jeito de estudar.
Você sabe: estudar inglês tem tudo a ver com praticar. Porém, muitas vezes isso pode se tornar cansativo ou entediante. Nessas horas, que tal usar jogos para aprender inglês?

Pois é, se você nunca pensou nesta alternativa, saiba que os jogos em inglês são um jeito super divertido e eficaz de melhorar os seus conhecimentos e habilidades na língua inglesa.


E olha só, não importa a sua idade, viu? Os jogos de inglês online não tem nada de infantis, por mais simples que sejam. 


Seja para crianças, jovens ou adultos, é possível aproveitar muitos benefícios ao usar essa poderosa ferramenta nos seus estudos.


Se você está animado para aprender inglês com games mas não sabe bem por onde começar, aproveite a lista com alguns dos jogos online grátis de inglês mais legais e eficientes da internet! 


Confira as opções, experimente e escolha os seus favoritos!


Você já conhece o curso de inglês do Kumon? Confira e entenda por que é o curso ideal para você.


Leia mais:


12 jogos para aprender inglês de um jeito divertido


Usar jogos para aprender inglês é uma forma de praticar diferente de estudar por livros ou apostilas. Isso porque, quando você joga, cria novas relações de interação com o que está estudando. 


Este tipo de associação, aliás, é uma das técnicas de memorização mais eficientes e é utilizada por vários alunos que são peritos em estudar para provas. Ao interagir de modo lúdico com as formas verbais, por exemplo, elas fazem mais sentido e acabam sendo melhor absorvidas.


Além disso, por serem jogos online, muitos deles promovem a interação e até mesmo a disputa com outros jogadores do mundo todo. Assim, você aproveita para entrar em contato com falantes nativos ou estudantes de outros países que tenham os mesmos objetivos que você.


Jogos para Aprender Inglês

Captura de tela do Jogos Para Aprender Inglês.


A nossa lista de jogos para aprender inglês já começa com uma super dica! No site Jogos para Aprender Inglês você encontra muitos jogos diferentes para treinar seus conhecimentos, aprender novas palavras e exercitar a pronúncia das palavras.


As opções de games estão divididas de acordo com cada objetivo do aluno. Pode ser treinar os pronomes, cumprimentos, cores, partes do corpo, presente contínuo, preposições, números, advérbios de lugar ou muitas outras categorias.


Os jogos são gratuitos e basta escolher qual você quer jogar para começar. As interfaces são simples, diretas e convidativas, e as instruções são em português. Ou seja, se você está começando, é uma excelente alternativa!


Word Whomp HD

Captura de tela do Word Whomp HD.


Prepare-se para colocar o seu vocabulário à prova. E não se engane: apesar da interface bonitinha e fofa, esse é um dos jogos para aprender inglês que vão desafiar bastante os seus conhecimentos!


O objetivo do Word Whomp HD é criar o maior número possível de palavras em inglês com as 6 letras fornecidas a cada rodada. As palavras precisam ter pelo menos 3 letras e não podem ser nomes próprios, contrações ou abreviações.


A cada palavra que você consegue montar com as letras, o personagem Nestor avança um pouco em sua fila de cenouras. Ajudá-lo a comer tudo está em suas mãos!


O jogo possui três níveis de dificuldade, para estudantes de todos os níveis. A cada um deles as combinações de letras ficam mais complicadas. Por outro lado, os níveis mais difíceis rendem mais pontos que os mais fáceis.


ESL Games

Captura de tela do ESL Games.


O foco do ESL Games é ajudar quem deseja aprender inglês como segunda língua (English as Second Language) a alcançar seus objetivos de forma divertida e interativa. 


Da mesma forma que ocorre em outros jogos para aprender inglês, há uma grande variedade de games com objetivos específicos, como treinar a gramática, adquirir vocabulário ou praticar a pronúncia.


Tem jogo da memória, forca, brincadeiras para soletrar e muitos outros jogos com dinâmicas distintas. Você vai se surpreender com a quantidade de atividades disponíveis, inclusive com algumas delas podendo ser impressas e usadas como jogos de tabuleiro!


Games to Learn English

Captura de tela do Games to Learn English.


A plataforma Games to Learn English é mais uma que traz uma infinidade de alternativas quando o assunto é jogos para aprender inglês.


Apesar de simples, os games vão ajudar muito quem está procurando um jeito divertido de praticar o inglês. 


Há jogos para ouvir as palavras e clicar nas imagens corretas, mover objetos de acordo com as preposições, descrever imagens, soletrar palavras, aprender as horas em inglês, roupas, profissões, condições climáticas e muito mais!


Scrabble

Captura de tela do Scrabble.


Se você ainda não conhece o Scrabble, nós já vamos avisando: cuidado, esse é um dos jogos para aprender mais viciantes dessa lista!


O modo de jogar é muito parecido com o das palavras-cruzadas. A diferença é que cada jogador recebe um determinado número de peças com uma letra do alfabeto e deve formar palavras no tabuleiro, sempre conectadas umas com as outras.


Além de ser um modo super legal de expandir o vocabulário e testar os seus conhecimentos, o Scrabble pode ser jogado em grupo e proporcionar momentos muito legais. Quem diria que aprender podia ser divertido assim, hein?


Draw Something

Captura de tela do Draw Something.


O negócio aqui é praticar o inglês, então não se preocupe com suas habilidades de desenho! O mais importante no Draw Something é se divertir enquanto coloca seus conhecimentos em prática.


O objetivo aqui é escolher uma palavra e, por meio de desenhos simples (vale bonequinho de palito, com certeza!) tentar fazer seus amigos adivinharem qual foi a palavra que você escolheu. Prepare-se para dar muita risada vendo seus amigos tentarem adivinhar o que você desenha ou apreciando os desenhos deles.


Se você lembrou do clássico jogo de tabuleiro Imagem e Ação, tem uma boa ideia de como é que este jogo funciona.


Para fazer suas obras de arte você vai precisar somente do seu dedo, conhecimentos em inglês e uma enorme dose de diversão e senso de humor!


GRE Vocabulary Builder

Captura de tela do GRE Vocabulary Builder.


Desafie você mesmo com um dos jogos para aprender inglês mais completos quando o assunto é vocabulário. 


O GRE Vocabulary Builder apresenta cartões com uma palavra e quatro opções de definição. Para continuar você deve acertar qual é a definição correta. Independente de seu nível de conhecimento, o game com certeza vai desafiar suas habilidades!


Isso porque ele conta com um aumento de dificuldade progressivo, então o sistema consegue focar no que realmente é mais difícil para você e poderá agregar conhecimento ao seu repertório.


Quiz your English

Captura de tela do Quiz Your English.


Na plataforma Quiz Your English você pode se desafiar com milhares de quizzes para os níveis iniciante, intermediário e avançado, nas categorias de gramática, vocabulário, preposições, verbos frasais e o que mais você imaginar.


Há quizzes com a diferença entre have to e must, por exemplo, ou que vão testar todo seu conhecimento para diferenciar can, could e be able. Todos os testes são cronometrados e seu resultado pontua em um placar de líderes do mundo todo. 


Uma função que é muito legal e não está presente em todos os jogos para aprender inglês é a possibilidade de descobrir seu grau de proficiência na língua inglesa, inclusive com categorias IELTS, TOEFL, por exemplo.


Memorize English

Captura de tela do Memorize English.


Será que o seu vocabulário está afiado? É o que você vai descobrir com o Memorize English


Usando a memória como principal habilidade e exigindo muita velocidade para lembrar dos termos antes do tempo acabar, este jogo vai testar seus conhecimentos com mais de 3 mil palavras em inglês.


O jogo apresenta um quadro com diversas palavras em inglês. Você deve tocar em uma delas e, rapidamente, encontrar a sua tradução para o português. Além de ter que ser rápido para conseguir progredir, ainda é necessário lidar com furacões e outros obstáculos.


4 Pics 1 Word

Captura de tela do 4 Pics 1 Word.


Se você quer mais jogos para aprender inglês que coloquem o seu vocabulário à prova, o 4 Pics 1 Word é mais uma opção muito interessante.


Ele apresenta uma série de 4 imagens, como o próprio nome diz. Seu papel é fazer uma relação entre elas e encontrar a palavra certa que represente esta lógica. 


Uma das coisas mais legais é que neste game é possível pedir ajuda para os amigos nas redes sociais, caso você não consiga passar de algum desafio. 


Words with Friends

Captura de tela do Words With Friends.


Words With Friends é um dos jogos para aprender inglês mais populares da internet, com mais de 10 milhões de downloads desde 2009.


Assim como no Scrabble, o objetivo aqui é construir palavras em estilo de cruzadinhas, ou seja, sempre utilizando uma letra da palavra de outro jogador. O mais legal é que você pode fazer isso online, jogando com mais de 4 milhões de usuários ativos.


A plataforma salva seus jogos, assim você consegue acompanhar seu progresso e seguir ampliando seu vocabulário de um jeito muito divertido.


WordBrain

Captura de tela do Word Brain.


Nossa última dica de jogos para aprender inglês é o WordBrain, um jogo super focado no treinamento das palavras.


Nele você deve descobrir qual é a palavra por trás de um conjunto de letras embaralhadas na tela. As primeiras palavras são formadas por apenas 4 letras, mas logo o jogo fica mais desafiador. Prepare-se para testar os limites do seu vocabulário!


O jogo é dividido em diversos pacotes de desafios que levam os nomes de animais, e conta com uma comunidade de jogadores de mais de 40 milhões de pessoas!


Por que contar com os jogos para aprender inglês?


Nós desafiamos você a nos apresentar um jeito mais legal de aprender do que se divertindo!


O uso de jogos para aprender inglês é uma metodologia bastante utilizada por trazer mais descontração e leveza ao aprendizado. Além disso, os games auxiliam o aluno a manter o foco nos estudos por mais tempo.


E isso não vale somente para as crianças. Uma abordagem lúdica traz benefícios para alunos de todas as idades! 


Inclusive, os jogos para praticar inglês podem proporcionar momentos incríveis em família ou com os amigos, nos quais todos podem jogar juntos, se divertir e aprender ao mesmo tempo. Isso acontece porque eles não estão limitados à sala de aula.


Grande parte dos jogos para treinar inglês possui um aplicativo para smartphones no qual você pode jogar onde quiser. Ou seja, pode transformar aqueles momentos de espera, como quando está aguardando uma consulta, esperando seu transporte ou andando de metrô, em uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos enquanto passa o tempo.


Assim como aprender inglês vendo séries ou ouvindo música, uma abordagem mais lúdica é um modo de trazer o estudo para mais perto das atividades de lazer, tornando o aprendizado mais agradável e motivador.


Conclusão


A ligação das crianças e adolescentes com os smartphones e jogos online é cada vez maior, e em muitos casos torna-se motivo de grande dor de cabeça para os pais. 


A preocupação com o tempo de tela deve ser maior com as crianças, mas adultos também precisam se manter atentos para fazer um bom uso da tecnologia.


Diante de tudo isso, por que não aproveitar para usar os smartphones e computadores a favor do aprendizado, transformando o estudo em diversão e a diversão em estudo?


No texto de hoje demos 12 dicas incríveis de jogos para aprender inglês que podem ser baixados de graça e vão ajudar muito a desenvolver os seus conhecimentos na língua inglesa. 


Eles possuem diferentes tipos de desafios e níveis de dificuldade, e seguramente algum deles vai fazer você passar horas estudando.


Quem diria, hein, que jogar poderia ser tão produtivo!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.