Como ensinar inglês para crianças? Veja as principais técnicas

21/10/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Pensando no futuro dos filhos, os pais e responsáveis têm procurado inserir cada vez mais cedo o aprendizado da língua inglesa na vida das crianças. Além dos cursos de inglês, outras opções como escolas bilíngues ou internacionais têm sido bastante procuradas.


Ou seja: ninguém mais tem dúvidas de que saber falar inglês é algo fundamental na formação de um aluno. Mas como ensinar inglês para crianças?


A fase dos 0 aos 5 anos é muito importante para o desenvolvimento infantil e a aprendizagem. Por isso, usá-la para aproveitar as vantagens de ensinar inglês para crianças é algo muito comum, mesmo antes que elas sejam alfabetizadas.


Para entender melhor este tema, neste post você vai aprender como ensinar língua inglesa para crianças e que tipo de recursos pode utilizar na sua casa para tornar o aprendizado leve, natural e divertido.


Para obter os melhores resultados, conte com a ajuda de uma metodologia testada e comprovada em todo o mundo. Conheça o curso de inglês do Kumon.


Leia mais:


Com quantos anos é possível começar a estudar inglês?


O cérebro humano é uma máquina incrível, e desde o momento em que nasce a criança começa a utilizá-lo para compreender o mundo ao seu redor e se comunicar (algo essencial para a sua sobrevivência). Ou seja, uma das primeiras habilidades que o bebê desenvolve está justamente ligada à linguagem.


É assim que, em diferentes partes do mundo, as crianças aprendem suas línguas maternas por meio da observação e repetição. Isso ocorre com maior ênfase entre os 6 meses e os 4 anos de idade, quando os neurônios estão em formação, fazendo novas conexões.


Desta forma, inserir o aprendizado de um novo idioma no dia a dia da criança nesta fase é muito benéfico. Porém, lembre-se sempre que a criança está em um processo de formação e isto deve ser feito de forma natural e sem sobrecargas. 


Existe uma idade ideal para ensinar inglês para crianças?


Pense em uma criança que nasce nos Estados Unidos. Qual é a idade ideal para ela aprender inglês? Pois é, pode parecer engraçado, mas é justamente essa a lógica por trás da resposta para essa pergunta.


Seu filho pode começar a aprender inglês desde o momento em que nasce! Inclusive, isto pode ser feito antes que ele inicie o processo de alfabetização em português.


Vários estudos científicos demonstram que é possível aproveitar a infância para introduzir um novo idioma no cotidiano da criança, já que este é um período bastante produtivo para absorver novos aprendizados e conhecimentos.


Quais são as vantagens de aprender inglês desde criança?


Foto de menina negra brincando com letras coloridas. Elas estão espalhadas sobre uma mesa, onde também há um caderno e lápis. No fundo há uma cama desarrumada.


Por que você deseja saber como ensinar inglês para crianças? A resposta mais frequente provavelmente é: para poder garantir que elas tenham um bom futuro. Se foi isso que você respondeu, saiba que nós concordamos 100%.


Há muito tempo que o inglês não é mais um diferencial profissional. Pelo contrário, hoje em dia ele é pré-requisito para inúmeras vagas de trabalho em diversos setores da economia.


Nada mais natural em um mundo cada vez mais conectado, não é mesmo?


Estar preparado para isso desde cedo aumenta muito as chances de sucesso de seu filho. Mas não é só em termos de emprego que isso faz diferença. Dominar a língua inglesa abre um mundo de possibilidades para ele, tanto em oportunidades de aprendizagem quanto de lazer.


Como ensinar inglês para crianças é algo cada vez mais comum, vamos lembrar de duas vantagens nas quais vale a pena se aprofundar: maior facilidade para a fluência na vida adulta e aumento das habilidades cognitivas.


Maior facilidade para a fluência na vida adulta


Ah, se as pessoas soubessem como ensinar inglês para crianças faz a diferença no futuro delas! 

Aprender um idioma durante a infância ajuda muito a consolidar uma boa pronúncia. Isso é importantíssimo para desenvolver a fluência na língua inglesa quando seu filho crescer.


Aumento das habilidades cognitivas


Mais que preparar a criança para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado, aprender outro idioma durante a infância também ajuda a aumentar as suas capacidades e habilidades cognitivas.


Um estudo da Universidade de York, em Toronto, investigou a fundo essa questão. Sabe o que eles descobriram? Que crianças bilíngues lidam melhor com tarefas múltiplas e são mais criativas na hora de encontrar soluções para problemas de raciocínio lógico.


Por onde começar a ensinar inglês para as crianças?


Agora que você já sabe quais as vantagens de aprender inglês desde criança, chegou a hora de colocar tudo o que viu até aqui em prática. 


Na hora de montar seu plano de como ensinar inglês para crianças, é primordial levar em consideração a idade e fase de desenvolvimento de cada uma. Desta forma é possível apresentar atividades adequadas, que proporcionem um aprendizado efetivo e divertido.


Assim, canções infantis são uma ótima forma de começar, já que apresentam sons e palavras às crianças, ajudando-as a compreender como são feitas as conexões entre as letras e os fonemas.


Fichas para colorir em inglês, jogos simples que utilizem palavras e outras atividades lúdicas também são excelentes opções para este primeiro momento.


Como ensinar inglês para crianças? 5 métodos para facilitar o aprendizado

Foto de menino sorridente. Ele segura um caça-palavras com o título SAFARI ANIMAL WORLD SEARCH. No fundo há mais duas crianças em um puf e uma mulher adulta usando um computador.


Até aqui você já entendeu bem como ensinar inglês para crianças é algo importante e que pode ser feito a partir de qualquer idade. Porém, pode ser que você ainda esteja na dúvida sobre quais são as melhores atividades para ensinar inglês.


Como dissemos há pouco, usar formas lúdicas de ensinar inglês para crianças é um dos melhores jeitos de inserir o idioma nas suas rotinas. Afinal, se o estudo é um momento legal e divertido, é natural que o seu filho queira sempre mais!


A seguir, veja algumas atividades que vão ajudá-la na sua tarefa de como ensinar inglês para crianças com leveza, eficiência e facilidade. 


1. Use músicas e cantigas


As músicas infantis e cantigas, cheias de rimas, sequências e repetições, são algumas das melhores atividades para ensinar inglês para crianças de diversas idades. O segredo desta técnica é simples: não importa qual seja a língua, crianças adoram música!


E se isso podia ser um pouco mais difícil ou complicado há alguns anos, hoje em dia é simples como tocar na tela do seu celular. Bastam alguns cliques para acessar uma enorme biblioteca de músicas infantis em inglês no YouTube ou em aplicativos de música, como Deezer e Spotify.


2. Invista em livros


A leitura é e sempre será um dos instrumentos de aprendizagem mais importantes para o domínio de um idioma. Com o inglês não é diferente. As histórias são formas lúdicas de ensinar inglês para crianças, pois as envolvem em um universo de imaginação e fantasia que anseiam por conhecer.


Atualmente o mercado editorial tem investido bastante nesse nicho, publicando inúmeras obras em inglês escritas e ilustradas especialmente para a criançada. Algumas delas, inclusive, vêm acompanhadas de recursos em áudio e vídeo complementares.


Veja como ensinar inglês para crianças com essa lista de obras recomendadas:


  • The Feelings Book (Todd Parr)

  • The Gruffalo (Julia Donaldson e Axel Scheffler)

  • How the Zebra Got Its Stripes (Justine Fontes e Ron Fontes)

  • The Little Prince (Antoine de Saint-Exupéry)

  • Hello, World – Weather (Jill McDonald)


3. Utilize sites e aplicativos


Como ensinar inglês para crianças hoje em dia é algo bem diferente do que acontecia há poucos anos, lembre-se de contar com a tecnologia para proporcionar o aprendizado ao seu filho. Existe uma grande variedade de aplicativos e sites com atividades para ensinar inglês.


Se você não sabe muito bem por onde começar e precisa de algumas indicações, dê uma olhada neste artigo que publicamos aqui no blog com 12 ótimos jogos para aprender inglês online gratuitos.


4. Assista a desenhos animados e filmes


Entre as formas lúdicas de ensinar inglês para crianças, não poderíamos deixar de mencionar os filmes e desenhos animados. A magia, encanto e diversão das histórias são perfeitos para inserir seu filho dentro de um universo no qual a língua falada é o inglês.


Ao acompanhar os sons e imagens, ele consegue compreender melhor o que está acontecendo e, assim como acontece no aprendizado da língua portuguesa, estabelecer relações que o ajudem a evoluir e ampliar o seu vocabulário.


5. Procure aulas de inglês


Qual é a melhor escola de inglês para matricular uma criança pequena, que muitas vezes nem foi alfabetizada? Do nosso ponto de vista, o ideal é que seu filho possa ter um acompanhamento individual, sem sobrecargas e personalizado.


Ou seja, que respeite sua capacidade, suas características próprias e o motive a continuar aprendendo. Por sinal, é assim que nós fazemos no método Kumon. A criança começa em um ponto em que se sente confortável e avança a partir daí, no próprio ritmo, estudando em casa por apenas meia hora diária.


Para saber melhor como funciona o curso de inglês do Kumon, visite nosso site.


Existe uma técnica ideal para ensinar inglês para crianças?


Como nós sempre dizemos aqui no Kumon, não existe um jeito único de ensinar. Cada pessoa tem suas próprias características e estilo de aprendizagem, facilidades e dificuldades. Assim, trazemos a seguir algumas técnicas que você pode experimentar com seu filho, para entender qual funciona melhor para ele.


Técnica da naturalidade


Antes de mais nada, não podemos esquecer que estamos falando sobre como ensinar inglês para crianças. Ou seja, além de uma abordagem lúdica, é preciso fazer com que a aprendizagem ocorra do modo mais natural possível.


Seja em casa ou em uma escola de inglês, é importante adaptar as metodologias para inserir o idioma no dia a dia do seu filho. Isso, claro, sem transformar o aprendizado em uma obrigação chata, monótona ou que traga pressão para a criança. 


Técnica da repetição


Na hora de entender melhor como ensinar inglês para crianças, muitos pais (e até mesmo professores) acreditam que a evolução da aprendizagem está diretamente relacionada à quantidade de informação envolvida no processo.


Porém, de nada adianta ter muita informação se ela não for absorvida e incorporada de verdade ao repertório do seu filho. E isso só é possível por meio da repetição. Ao repetir os conteúdos, a criança assimila o conhecimento com maior consistência.


O grande desafio, entretanto, é conseguir trabalhar a repetição sem cair na monotonia. Para estimular o prazer de aprender e não tornar o ensino uma atividade chata e entediante, é necessário usar e abusar da criatividade! Usar materiais alternativos, como música ou séries para aprender inglês (dependendo da faixa etária), é uma ótima ideia.


Técnica da ludicidade


De acordo com teóricos da educação como Jean Piaget, podemos dizer que o elemento lúdico é essencial para as boas práticas de como ensinar inglês para crianças.


Usando jogos, brincadeiras de faz de conta, aulas de culinária, elementos audiovisuais e atividades divertidas em grupo, por exemplo, o aprendizado é contextualizado no dia a dia em situações práticas, que estimulam o prazer em aprender e aumentam a motivação para querer saber cada vez mais.


Conclusão


Assim como aprender um novo idioma, saber como ensinar inglês para crianças é um grande desafio. Isso porque é necessário levar em consideração diversos fatores, que vão desde a faixa etária do aluno até suas características individuais.


A boa notícia é que você não precisa esperar para começar. Na verdade, você pode inserir a língua inglesa no dia a dia do seu filho desde o momento do seu nascimento, literalmente. Fazer isso é um ótimo jeito de aproveitar a fase de aquisição da linguagem para que a criança se habitue com o idioma.


Isso traz muitas vantagens no futuro, como maior facilidade em adquirir fluência em inglês ou mesmo um incremento das habilidades cognitivas. 


Há muitas atividades para ensinar inglês, sendo que as formas lúdicas de ensinar inglês para crianças ainda estão entre as nossas preferidas, já que estimulam o conhecimento, a motivação e o prazer em aprender cada vez mais.


Se você gostou desse conteúdo e quer continuar investindo no desenvolvimento do seu filho, veja com mais detalhes como funciona o método de ensino individual e todas as vantagens que ele pode trazer para o aprendizado.


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.