Como conversar em inglês? Confira 7 dicas

26/12/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Mesmo que seja fluente ou ainda esteja começando seus estudos, você sabe como conversar em inglês?


Se não, saiba que a conversa em inglês entre duas pessoas ou mais é uma das principais habilidades que você deve dominar para fazer um bom uso do idioma, seja simplesmente em uma viagem de lazer ou até mesmo profissionalmente, em uma reunião ou entrevista em inglês.


Mas não precisa se preocupar. Neste artigo vamos dar dicas de ouro de como iniciar uma conversa em inglês, a importância de fazer isso com segurança e revelar o segredo para você nunca mais travar na hora de falar nesse idioma.


Visite o site do Kumon e descubra por que nosso curso de inglês é a melhor opção para você aprender de verdade.


Leia mais:

A importância de aprender inglês e manter uma conversa nesse idioma


Há no mundo todo cerca de um bilhão de pessoas que usam o inglês como língua oficial ou segundo idioma. Isso faz da língua inglesa a mais falada do planeta. Isso já seria suficiente para mostrar como conversar em inglês é importante.


Com o acesso à informação cada vez mais facilitado pela internet, criando uma única comunidade global, saber se comunicar em uma língua comum é fundamental nos dias de hoje.


O que antes era um diferencial no mercado de trabalho, hoje é condição básica em um grande número de vagas e carreiras, principalmente aquelas ligadas à tecnologia.


Diante de tudo isso, aprender a língua inglesa e saber como conversar em inglês é uma habilidade essencial para evoluir profissionalmente.


Como conversar em inglês? Confira 7 dicas de ouro


Saber inglês e saber como conversar em inglês são coisas bem diferentes. Isso porque, mesmo depois de estudar por anos e dominar o idioma, você pode ficar nervoso, tímido ou inseguro.


A razão pode ser o medo de falar algo errado, receio de não compreender o sotaque ou de seu interlocutor falar muito rápido, entre tantos outros motivos que fazem muitas pessoas travarem na hora de falar inglês.


Quando isso acontecer, lembre-se que essa não é a sua língua nativa, e que ninguém espera que você saiba como conversar em inglês como alguém que tem esse idioma como nativo.


De modo geral, isso significa que a maior parte das pessoas está disposta a ajudar, falar mais devagar, ter paciência para ouvir e tentar se comunicar da melhor maneira com você.


Diante disso, há algumas dicas que vão ser bastante úteis para ajudá-lo a superar o nervosismo, praticar como falar em inglês e ampliar o seu vocabulário.


A seguir, confira alguns segredos que vão ajudar você a falar melhor em inglês!


Use frases simples


Comece com o básico, de maneira natural. Lembre-se sempre que menos é mais. Escolha frases simples e não tenha medo de parecer muito com “frases que aprendeu na aula”. Neste momento, o mais importante é se sentir confortável conversando em inglês.


Além disso, esta postura garante que você está seguindo regras básicas de educação e sendo simpático, o que sempre é muito bom em um diálogo.


Veja abaixo algumas frases simples que você pode – e deve – usar nas suas conversas em inglês:


  • “No matter” (Não tem importância)

  • “Just now!” (Agora mesmo!)

  • “So far” (Até agora)

  • “Let’s drop the subject” (Vamos mudar de assunto)

  • “There is no hurry” (Não tem pressa)

  • “I wish I knew” (Eu gostaria de saber)

  • “It takes time” (Leva tempo)

  • “In vain” (Em vão)

  • “Point of view” (Ponto de vista)

  • “Get in trouble” (Se meter em confusão)

  • “Once and for all” (De uma vez por todas)

  • “Go to waste” (Desperdiçar)

  • “Hurry up!” (Depressa!)

  • “Know by sight” (Conhecer de vista)

  • “It is a matter of time” (É questão de tempo)

  • “Hard times” (Tempos difíceis)

  • “It is a no go” (Não tem chance)

  • “Go into details” (Entrar em detalhes)

  • “In time” (Em tempo)

  • “From time to time” (De tempos em tempos)

  • “It does not matter” (Isso não importa)

  • “It is up to you” (É sua decisão)

  • “It does not make sense” (Isso não faz sentido)


Pratique o máximo possível


A perfeição vem com a prática. Por isso, não deixe de aproveitar todas as oportunidades para treinar como conversar em inglês. Este é um passo fundamental para conseguir se familiarizar com a língua inglesa e ganhar a segurança necessária para poder falar com fluidez e confiança.


Se você estiver inseguro para praticar a conversa em inglês com outras pessoas, você pode até mesmo falar sozinho! Crie diálogos imaginários sobre o que está fazendo, pergunte sobre suas atividades para você mesmo, crie respostas e use a imaginação.


Você também pode imaginar uma situação hipotética, como, por exemplo, como seria chegar em outro país e pedir informações sobre o seu voo no aeroporto, ou como você falaria sobre sua experiência profissional ou acadêmica em uma entrevista de emprego em inglês.


Esteja aberto a correções


Errar é natural e super normal, até mesmo com pessoas que falam fluentemente outra língua. Por isso, não tenha medo de se arriscar e colocar em prática o que sabe. Quando acontecer de errar, esteja aberto a correções.


É importante ver este momento de correção como uma grande oportunidade de evoluir e aprender algo na prática. 


Há, inclusive, diversos aplicativos e sites nos quais você pode conversar com nativos no idioma e solicitar correções para evoluir e acelerar seu aprendizado (vamos falar deles logo mais neste artigo).


Tenha sempre termos na ponta da língua


Relaxe e deixe de cobrar 100% de perfeição da sua fluência. Nem mesmo os nativos de países que falam inglês sabem como conversar em inglês perfeitamente.


Em qualquer idioma as pessoas cometem erros, não sabem o significado de algumas palavras ou expressões regionais e podem se confundir com um sotaque diferente.


Quando isso acontecer (e vai acontecer, pode ter certeza) é importante que você saiba o que fazer. O ideal é que você tenha na ponta da língua alguns termos e expressões para usar nestas situações. Veja estes exemplos:


  • Caso você esteja em uma conversa em inglês simples e não entenda algo que seu interlocutor disse, diga imediatamente “Sorry?”.

  • A seguir, complemente com “Can you repeat please?” ou “Can you speak slower?”, caso a pessoa esteja falando muito rapidamente e você esteja com dificuldades para acompanhar o ritmo.

  • Esqueceu ou não sabe como dizer ou escrever uma palavra? Então saiba como pedir ajuda! Diga “How do I say this in English?”. Caso precise escrever, pergunte “How do you spell it?”.

  • Pergunte “What does it mean?” para saber o que uma palavra ou expressão que você não conhece significa.


Pratique seu inglês ajudando alguém


Já imaginou poder treinar como conversar em inglês ajudando alguém? Este é um ótimo jeito de inventar situações de interação. E o melhor, você pode fazer isso na rua, em uma viagem de lazer, no seu intercâmbio, em uma conversa pela webcam… 


Veja um exemplo de diálogo em que aparecem algumas expressões que serão úteis nessas horas:


  • “Hi! Can I help you?” (Oi! Posso ajudar?)

  • “Hi, yes of course! I'm lost and I am trying to get to the bus station.” (Oi, claro! Estou perdido e tentando chegar à estação de ônibus)

  • “OK! Go straight on Rose Street and turn right, it’s next to the school.” (Certo! Siga em frente na Rua Rose e vire à direita, é perto da escola)

  • “Thanks a lot.” (Muito obrigada)

  • "You're welcome.” (De nada)


Esteja sempre em contato com o idioma


Não tem jeito, se você quer saber como conversar em inglês e ficar cada vez melhor na conversação, precisa se manter em contato constante com a língua.


Mas isso não quer dizer que você precisa estar o tempo todo falando em inglês. Adquirir alguns hábitos que possam incluir o idioma na sua rotina já faz uma grande diferença nos estudos e no seu desenvolvimento.


Escutar música em inglês, por exemplo, é um excelente exercício para praticar a leitura, escrita, escuta e pronúncia. Tudo isso vai ampliar o seu vocabulário e ajudar muito na hora de colocar seus conhecimentos de como conversar em inglês em prática.


Para potencializar esta atividade, busque ouvir a música, escreva a letra conforme compreender, tente traduzi-la e, por fim, cantar junto. Ainda há muito mais que você pode fazer para aproveitar essa atividade, conforme explicamos nesse post sobre aprender inglês com música.


Outro modo muito bom de treinar o seu inglês é assistindo a filmes e séries em inglês. Comece usando o idioma original e legendas em português, caso você veja dublado. Depois, dê o próximo passo e experimente ver com as legendas em inglês. Finalmente, quando se sentir confiante, retire as legendas.


Você ainda pode ler em inglês, seja um livro, um post de blog, uma postagem nas redes sociais ou as manchetes das notícias nos jornais.


Use sites e aplicativos de conversação


Não há dúvidas de que treinar como conversar em inglês na internet ficou muito mais fácil com a ajuda das tecnologias disponíveis hoje em dia. 


Existem inúmeros aplicativos e sites que podem facilitar sua prática de conversação, precisando para isso nada mais que um smartphone ou computador e conexão à internet.


Entre os mais conhecidos estão o Busuu, uma plataforma gratuita na qual você pode conversar com pessoas do mundo todo; o CoffeeStrap, que além de incentivar a conversação usa suas preferências para encontrar pessoas com interesses parecidos; o Interpals, em formato de rede social, entre tantos outros.


Como conversar em inglês: frases para começar o diálogo


Como conversar em inglês é, no final das contas, uma conversa como em outra língua qualquer, vale a pena seguir algumas regras parecidas que ajudam o papo a ficar mais natural e demonstram educação e simpatia.


Para isso, é interessante conhecer algumas expressões bastante usadas por falantes nativos da língua inglesa para iniciar um diálogo:


  • “Hello, my name is (seu nome)” e “Hi, I’m (seu nome)” são dois jeitos diferentes de se apresentar. O primeiro é mais formal, enquanto o segundo é mais informal.

  • Use “How are you?”, “How are you doing?”, “How have you been?” para perguntar como a pessoa está ou tem passado.

  • Responda a estas perguntas com “I’m fine, thank you” (Estou bem, obrigado) ou “I’m very well, thanks” (Eu estou muito bem, obrigado).

  • Se você estiver em um ambiente informal, pode substituir a pergunta anterior por “What’s up?”.


Se depois de começar a conversa der aquele branco e você não souber como conversar em inglês, puxe assunto com algumas outras expressões que vale a pena ter bem memorizadas no seu repertório:


  • “Where do you come from?” (De onde você é?)

  • “What do you do?” (O que você faz?)

  • “How was your weekend?” (Como foi seu fim de semana?)

  • “How long have you been waiting here?” (Há quanto tempo você está esperando aqui?)

  • “How is your family?” (Como está a família?)

  • “What a surprise!” (Que surpresa!)

  • “How do you feel?” (Como você se sente?)

  • “Nice weather, isn’t it?” (Dia bonito, não é?)

  • “I did not expect to see you here.” (Eu não esperava encontrar você aqui)


Como o Kumon te ajuda a estudar melhor?

Desde as primeiras aulas, o aluno do método Kumon aprende a pronunciar palavras, expressões e sentenças, compreendendo seu significado.


O refinamento da pronúncia ocorre a partir dos áudios gravados por falantes nativos do idioma.


Para isso, contamos com uma ferramenta exclusiva: o Kumon Audiobook. Por meio do aplicativo exclusivamente desenvolvido para o Kumon, o aluno treina como conversar em inglês, praticando a pronúncia e a escuta.


Além disso, o método Kumon é muito eficaz não só para a aprendizagem do idioma, mas também para desenvolver habilidades que fazem toda a diferença em uma conversação: segurança, confiança e boa autoestima.


Conclusão


Saber como conversar em inglês é uma importante habilidade para quem está estudando o idioma, seja um aluno de nível iniciante, intermediário ou avançado.


Para evoluir neste aspecto, é importante lembrar de usar frases simples, ter algumas expressões na ponta da língua, praticar muito, estar aberto a aprender com os erros e se manter sempre em contato com o idioma.


Com estas dicas, temos certeza de que ficará mais fácil aprender como falar em inglês. Se você quiser desenvolver ainda mais suas habilidades com a língua inglesa e conquistar a fluência que sempre desejou, visite uma unidade do Kumon!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.