Hora da aventura: confira as nossas dicas de leitura para novembro

01/01/2017
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Quem não gosta de uma boa aventura?

As dicas de leitura para novembro são repletas de reinos distantes, personagens fantásticos e aventuras mirabolantes.

Relembre essas grandes histórias e aventure-se com o seu filho.

O Mágico de Oz:

A famosa obra de Lyman Frank Baum foi escrita em 1897.

Conta a história de Dorothy, a menina que morava em uma fazenda no Kansas e, em meio a um terremoto, foi levada junto com a casa e seu cãozinho para Oz, uma terra fantástica.

Após a tempestade, a casa esmaga a Bruxa Má do Leste de Oz, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte, explica a Dorothy o que havia acontecido, a presenteando com os sapatinhos prateados que pertenciam à Bruxa Má do Leste.

Dorothy sai em busca do Mágico de Oz, pois apenas ele poderia ajudá-la a retornar para o Kansas.

Aí começa uma grande aventura, na qual Dorothy conhece o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão, amigos que a acompanham na saga em busca do Mágico.

Chapeuzinho Amarelo:

Essa é a história de uma garotinha muito medrosa. Com medo até de ter medo, ela não se divertia, não brincava, não dormia e não comia. Seu maior medo era encontrar o Lobo, que poderia comer “duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa”.

Chapeuzinho amarelo só não sabia o quanto ela era, na realidade, muito valente. E quando ela descobre isso, tudo muda.

O livro de Chico Buarque ilustrado por Ziraldo é uma aventura deliciosa e repleta de aprendizados.

Viagens de Gulliver:

Esse clássico da literatura é maravilhoso para todas as crianças (e adultos) que adoram uma boa aventura. Apesar de ter sido escrito em 1726 por Jonathan Swift, a obra encanta qualquer criança do século XXI.

Conta as fantásticas aventuras de Lemuel Gulliver, um médico aventureiro que abandonou a família na Inglaterra para desbravar novas terras. Ele só não contava com um naufrágio, imprevisto que o levou para terras muito estranhas.

Gullliver chega a uma terra de pessoas que mediam 15 centímetros, a uma terra de gigantes e a um país onde os habitantes mais importantes eram cavalos.

O seu filho vai adorar essas histórias e você também vai descobrir sátiras e metáforas que talvez não tenha percebido quando era criança.

Rapunzel

“Jogue suas tranças, Rapunzel!”

Quem nunca ouviu essa famosa frase da obra dos Irmãos Grimm?

O livro, publicado pela primeira vez em 1812, narra a história de Rapunzel, uma jovem de longos cabelos louros que fora aprisionada no alto de uma torre.

Lembra como tudo começou?

Um casal muito ansioso pelo nascimento da filha morava ao lado de uma bruxa malvada. A esposa, ao fim da gravidez, sentiu um forte desejo de comer rabanetes que cresciam no pomar da vizinha.

Por duas noites, o marido saiu e invadiu o pomar para saciar os desejos da esposa. Mas, na terceira noite, enquanto ele escalava a parede para voltar pra casa, se deparou com a vizinha malvada, que o acusou de furto. O homem implorou por misericórdia e a bruxa só concordou o perdão com a condição de que, assim que seu bebê nascesse, ele fosse entregue a ela.

Uma bela menininha nasceu e, conforme o combinado, foi entregue à bruxa, que a chamou de Rapunzel.

Quando Rapunzel completou doze anos, a bruxa a trancou em uma torre alta na qual havia somente uma janela. Assim, sempre que ela queria subir para a torre ao encontro da menina, pedia que Rapunzel jogasse suas tranças e escalava os cabelos dela até o topo.

Rapunzel estava muito triste e solitária, até que um príncipe a descobriu na torre.

Aí toda a história começa a mudar...

Deu pra lembrar um pouquinho das histórias?

Que tal lembrar delas do início ao fim junto com o seu filho?

Boa leitura!



Tags: dicas, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade